sábado, 11 de agosto de 2018

A AUTORIDADE DA ESCRITURA – Vincent Cheung

A extensão da autoridade da Bíblia determina o nível de controle que ela tem sobre nossas vidas. A inspiração, unidade e infalibilidade da Escritura implicam que ela possui autoridade absoluta. Visto que a Escritura é a própria palavra de Deus, ou Deus falando, a conclusão necessária é que ela carrega a autoridade de Deus. Portanto, a autoridade da Escritura é idêntica à autoridade de Deus.

A própria Bíblia algumas vezes se refere a Deus e à Escritura como se os dois fossem intercambiáveis. Como Warfield escreve, "Deus e as Escrituras são trazidos em tal conjunção como para mostrar que na questão da exatidão da autoridade, nenhuma distinção foi feita entre eles".[12]

     “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:1-3).

     “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti” (Gálatas 3.8).

     “Então disse o SENHOR a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, e põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva; Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra. Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra;Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra” (Êxodo 9:13-16).

     “Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra” (Romanos 9:17).

Enquanto a passagem de Gênesis diz que foi "o Senhor" que falou com Abraão, Gálatas diz: "A Escritura previu ... [A Escritura] anunciou. ..." A passagem de Êxodo afirma que foi "o Senhor" quem falou a Moisés o que dizer ao Faraó, mas Romanos diz: "a Escritura diz ao Faraó ...".

Visto que Deus possui autoridade absoluta, a Bíblia também carrega autoridade absoluta. Visto que não há diferença entre Deus falando e a Bíblia falando, não há diferença entre obedecer a Deus e obedecer a Bíblia. Crer e obedecer a Bíblia é crer e obedecer a Deus; descrer e desobedecer a Bíblia é descrer e desobedecer a Deus. A Bíblia é mais do que um instrumento através do qual Deus fala à nós; antes, as palavras da Bíblia são as próprias palavras que Deus fala – não há diferença. A Bíblia é a voz de Deus e a autoridade da Escritura é total.

NOTA DE RODAPÉ:

[12] The Works of Benjamin B. Warfield, Vol. 1; Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 2000 (original: 1932); p. 283.

_____________
Extraído de:
CHEUNG, Vincent. Systematic Theology. ed. 2010. pp. 25-26.

Traduzido por:
Cristiano Lima, em 10/08/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário