segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A ESTRATÉGIA PARA A APOLOGÉTICA BÍBLICA  — Vincent Cheung

❝ Nossa estratégia para a apologética bíblica começa com o reconhecimento de que o cristianismo é o único sistema dedutivo com um primeiro princípio autoconsistente e autojustificador que foi infalivelmente revelado por um Deus todo-poderoso e onisciente, e que é amplo o suficiente para produzir um número suficiente de proposições para construir uma cosmovisão abrangente e coerente.
O cristianismo é a única cosmovisão verdadeira, e somente ele torna o conhecimento possível. Todos os outros sistemas de pensamento colapsam no ceticismo, mas uma vez que o ceticismo é autocontraditório, não se pode permanecer em tal posição, e o cristianismo é o único caminho para sair do abismo epistemológico.

Os argumentos clássicos para a existência de Deus não fornecem suporte positivo para toda a cosmovisão bíblica. Mesmo que fossem bem-sucedidos, eles defendem apenas a verdade de várias proposições bíblicas, tais como Deus como o criador, Deus como projetista e Deus como o legislador. Por outro lado, o racionalismo cristão avança simultaneamente todas as proposições bíblicas e todas as suas implicações lógicas. Se toda a Bíblia é verdadeira, então é claro que Deus existe – Ele é como a Bíblia o descreve, e todas as outras ideias de divindade são excluídas.

Um defeito mais sério dos argumentos clássicos é sua dependência da sensação, da indução e da ciência. Uma vez que esses métodos de descoberta são irracionais, um argumento deve falhar se depender de qualquer um deles em qualquer ponto, mesmo que chegue a uma conclusão que se assemelhe à verdade, tal como a existência de um ser supremo. Isto é, o raciocínio científico pode mostrar que é mais racional afirmar antes que negar a existência de Deus. No entanto, como o próprio raciocínio científico é falacioso, devemos rejeitar o raciocínio científico, embora afirmemos a existência de Deus. Em outras palavras, não devemos afirmar a existência de Deus com base no raciocínio científico.

Os argumentos clássicos podem permanecer úteis como um tipo de argumentos ad hominem. Isto não é a falácia do ataque pessoal irrelevante, mas o método de transformar as premissas do oponente em sua própria posição. Assim, o cristão, por uma questão de argumento, assume temporariamente as falsas premissas do não cristão, tais como a confiabilidade da sensação, a validade da indução e a racionalidade da ciência. Então, a partir dessas premissas, o cristão raciocina para conclusões absurdas, demonstrando assim a tolice das premissas não cristãs, ou raciocina para conclusões favoráveis ​​à fé cristã, como a existência de Deus, a confiabilidade histórica da Bíblia, a ressurreição de Cristo e a superioridade da ética bíblica.

Nesse sentido negativo, os argumentos clássicos demonstram a superioridade racional da fé cristã, mesmo quando pressupostos falsos como a confiabilidade da sensação e da ciência são assumidos.[27] Uma vez que esses argumentos se baseiam em um fundamento irracional, eles não são provas positivas de qualquer coisa. É impossível alcançar um conhecimento correto de Deus acumulando argumentos clássicos. Em vez disso, se eles forem usados, sua função é destrutiva – eles derrotam o não cristão em seu próprio território, mostrando que ele está errado até mesmo por seu próprio padrão. Um argumento infalível para a fé cristã requer a revelação infalível de Deus como seu fundamento.

Provérbios 26: 4-5 oferece dois princípios que resumem a abordagem bíblica da apologética:

     1. "Não responda a um tolo de acordo com a sua tolice, ou você será como ele mesmo".

     2. "Responda a um tolo de acordo com sua tolice, ou ele será sábio aos seus próprios olhos."

"O tolo diz em seu coração: 'Não há Deus'" (Salmos 14: 1). A Bíblia está ciente de que existem aqueles que negam a Deus, ela diz que eles são pessoas estúpidas. O não cristão é um tolo. Ele confia em falsos princípios e suposições, como a confiabilidade da sensação, a validade da indução, a racionalidade da ciência e da experimentação, os axiomas arbitrários do racionalismo não bíblico e os textos das religiões não bíblicas. O não cristão confia nessas coisas porque ele é estúpido. Eles o levam a chegar a conclusões falsas e a defender essas conclusões. Ele acha que sua inteligência e metodologia inferiores podem descobrir a verdade sobre a realidade. Ele acha que não precisa de Deus para ensiná-lo.

O versículo 4 diz que o cristão não deve pensar como o não cristão, a fim de evitar tornar-se uma pessoa estúpida. Cornelius Van Til, Greg Bahnsen e seus seguidores cometem esse mesmo erro. Eles reivindicam que sua filosofia pressupõe Deus como a precondição da inteligibilidade para todas as coisas, e que pressiona a antítese entre o pensamento cristão e o não cristão. Isso é uma mentira, porque então eles insistem com veemência que os princípios não cristãos, como a confiabilidade da sensação, da indução e da ciência, são consistentes com os princípios bíblicos.

Em vez de rejeitar esses falsosprincípios, eles os abraçam. Segundo eles, a diferença é que o não cristão não pode "explicar" esses princípios, mas o cristão pode fazê-lo com base em pressuposições bíblicas. Mas uma vez que esses princípios não cristãos são inerentemente irracionais e falsos, isso significa que eles forçam as pressuposições bíblicas a "justificarem", num sentido que endossa e, portanto, valida princípios e proposições falsos. Quando são desafiados sobre isso, alguns deles até afirmam que esses princípios não cristãos constituem a precondição para conhecer os princípios bíblicos. Por exemplo, a confiabilidade da sensação tornou-se para eles a precondição para o conhecimento da revelação.

Portanto, ao contrário de sua reivindicação, o primeiro princípio e a autoridade última de sua cosmovisão não são a revelação divina, mas a sensação humana. Assim, a filosofia deles é que as pressuposições não cristãs fornecem a precondição da inteligibilidade aos princípios cristãos. Isto é o oposto do que eles reivindicam para o seu método. Uma vez que isso equivale a um ataque contra a fé cristã, ou eles nunca estiveram interessados ​​em defendê-la em primeiro lugar, ou em responder ao tolo de acordo com sua loucura, eles se comprometeram com as premissas do tolo e se tornaram como ele. Eles se tornaram pessoas estúpidas.

Enquanto os argumentos clássicos forem considerados como provas positivas, como se eles pudessem de fato demonstrar a verdade, ao invés de serem apenas argumentos destrutivos ou ad hominem, então seu uso também comete esse erro. Tanto a apologética clássica quanto a apologética pseudopressuposicionalista fracassam na medida em que assumem princípios não cristãos, não apenas para argumentar a fim de refutá-los, mas como princípios verdadeiros para provar a fé cristã ou para promover uma síntese entre a fé bíblica e a cristã pensamento não bíblico.

Mas podemos evitar isso. Não precisamos responder ao não cristão de acordo com seus princípios. Podemos nos recusar a aceitar as premissas de um tolo, e podemos nos recusar a raciocinar como uma pessoa estúpida. Em vez disso, a partir do fundamento infalível da revelação de Deus, podemos deduzir um sistema infalível e abrangente de conhecimento. Esse é o aspecto positivo da filosofia e apologética bíblicas.

No entanto, sem se tornar como o tolo, podemos assumir suas premissas para ver onde elas conduzem.[28] Isso é diferente da apologética clássica e do pseudopressuposicionalismo. Praticantes da apologética clássica adotam as premissas não bíblicas como verdadeiras e argumentam sobre essa base. Praticantes do pseudopressuposicionalismo fingem adotar a revelação como seu primeiro princípio, mas na realidade eles adotam pressuposições não cristãs tão tenazmente quanto os não cristãos, alegando que a revelação as "explica" – isto é, fazem sentido, valida e justifica-as. Eles até tornam alguns desses falsos princípios, incluindo a confiabilidade da sensação, a precondição para o conhecimento da revelação. Eles reivindicam "pressionar a antítese", mas na realidade eles pressionam uma síntese entre princípios bíblicos e não bíblicos, entre verdade e falsidade, Cristo e Satanás. Em contraste, nós assumimos as premissas do não cristão apenas de uma maneira temporária, e isso é feito apenas por uma questão de argumentação, com a intenção expressa de refutar todos eles.

Nós afirmamos que a ciência é irracional, de modo que ela falha como um meio de descobrir a verdade sobre a realidade, mas também podemos mostrar que o raciocínio científico favorece a fé cristã mais do que qualquer outra cosmovisão, e inflige danos a crenças e valores não cristãos.

Podemos formular argumentos históricos contra os não cristãos, sabendo que seu método de investigação histórica impede qualquer conhecimento de história em primeiro lugar. Esse é o aspecto negativo da apologética bíblica e pode acomodar argumentos empíricos e científicos. Novamente, esses argumentos não podem demonstrar a verdade positiva sobre qualquer coisa, mas eles podem mostrar que os não cristãos assumem premissas que militam contra si mesmos.

Essa estratégia dual funciona contra todas cosmovisões não cristãs, incluindo as religiões não bíblicas. Faz pouca diferença se a cosmovisão não cristã for ateísmo, agnosticismo, comunismo, niilismo, budismo, mormonismo, islamismo ou qualquer outro sistema de pensamento. O método é o mesmo. Uma vez que a Bíblia é verdadeira, e uma vez que ela condena todas as outras religiões, então todas as religiões não bíblicas são declaradas falsas pela mesma autoridade infalível que declara que a Bíblia é verdadeira. Qualquer um que desafie isso deve refutar a Bíblia, ponto em que o cristão pode empregar os argumentos transcendentais e pressuposicionalistas para defender sua fé e destruir a posição do não cristão.

Podemos demonstrar que a religião não cristã é autocontraditória. Ou podemos mostrar que ela não pode acomodar alguns dos valores éticos que ele valoriza, mas que podem existir de maneira coerente apenas na cosmovisão bíblica. Por exemplo, o budismo afirma certos princípios éticos, mas carece de qualquer base racional e autoritária para apoiá-los. Eles existem de uma maneira arbitrária nessa cosmovisão. Então, se uma religião não cristã afirma um método secular de investigação histórica, podemos usá-lo para fazer  descobertas que exponham os erros históricos dessa religião. Se uma religião aceita o método científico, então podemos usar o método científico para refutá-la. Novamente, a ciência comete a falácia tríplice do empirismo, indução e experimentação, isto é, a falácia de afirmar o consequente. Então a ciência não pode provar nada. Mas podemos assumi-la, por uma questão de argumento, para refutar um sistema de pensamento que aceita a ciência como confiável.

O cristão usa tanto a argumentação positiva quanto negativa para defender sua fé e confundir os não cristãos. Paulo escreve:

     As armas com as quais lutamos não são as armas do mundo. Pelo contrário, elas têm poder divino para demolir fortalezas. Nós demolimos argumentos e toda pretensão que se coloca contra o conhecimento de Deus, e tomamos cativo todo pensamento para torná-lo obediente a Cristo. (2 Coríntios 10:4-5)

Todo cristão tem o dever de defender sua fé e destruir as crenças não cristãs. Como Pedro escreve: "Estejam sempre preparados para dar uma resposta a todos que lhes pedem para dar a razão da esperança que vocês têm" (1 Pedro 3:15). E Judas diz: "Senti que tinha que escrever e pedir-lhe que lutasse pela fé que foi de uma vez por todas confiada aos santos". A estratégia bíblica, com o argumento pressuposicionalista como o impulso central, prepara o cristão para "demolir argumentos" e "tomar cativo todo pensamento", mesmo quando confrontar os inimigos mais astutos e hostis.

Como devemos considerar o não cristão? Salmo 14:1 diz: "O tolo diz em seu coração: 'Não há Deus'". Claro, a Bíblia não chamaria uma pessoa de tola por rejeitar Zeus,
Alá, Buda e outros falsos deuses e religiões, uma vez que a própria Bíblia os rejeita. A palavra "Deus" aqui é usada em um sentido específico, como se referindo apenas ao Deus que a Bíblia ensina. Uma pessoa é estúpida se rejeita esse Deus. Qualquer um é estúpido se rejeita o Deus cristão, ou Deus como a Bíblia o descreve. Quer sejam ou não religiosos, todos os não cristãos, por definição, rejeitam o Deus cristão. Portanto, o ensinamento bíblico é que todos os não cristãos são estúpidos.

Romanos 1: 22-25 confirma isso: "Embora eles alegassem ser sábios, eles se tornaram loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas para parecerem mortais e pássaros e animais e répteis ...." Assim, a Bíblia chama todos os não cristãos de estúpidos, sejam eles ateus, agnósticos, budistas, católicos ou muçulmanos. O Salmo 53: 2 sugere que quem não busca a Deus não tem entendimento: "Deus olha do céu para os filhos dos homens, para ver se há algum que entenda, qualquer que busque a Deus". Novamente, a Bíblia reconhece apenas um Deus como verdadeiro, e assim, buscar algum tipo de Deus, ou alguma divindade geral ou religião, não conta. A menos que uma pessoa busque o Deus cristão – a menos que uma pessoa acredite na fé cristã – ele não tem entendimento. O versículo 4 diz que os "obreiros da iniquidade" não têm "conhecimento" (KJV). Os não cristãos são estúpidos e ignorantes.

Por outro lado, a Escritura ensina: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria;
todos os que seguem os seus preceitos têm bom entendimento "(Salmos 111: 10). Provérbios 9:10 diz: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é o entendimento". Assim, os cristãos têm sabedoria e entendimento. Eles são pessoas inteligentes. Mas uma vez que o temor de Deus é o princípio da sabedoria, e a Bíblia reconhece apenas o Deus cristão, isso significa que os não cristãos nem sequer começaram a ter sabedoria. Eles não têm nem um pouco disso. Eles são completamente ignorantes e sem instrução.

A Bíblia diz que é por causa de sua "maldade" que os não cristãos "suprimem a verdade" (Romanos 1:18) sobre a existência e os atributos de Deus, mesmo que Ele tenha colocado em suas mentes uma revelação inescapável sobre si mesmo, e mesmo que o mundo criado e a palavra revelada testifiquem sobre Ele. Paulo escreve: "Eles sabem sobre Deus, mas não o honram nem agradecem. Seus pensamentos são inúteis, e suas mentes estúpidas estão em trevas. Eles alegam ser sábios, mas são tolos "(Romanos 1:21-22, CEV). Leia de novo: "Suas mentes estúpidas estão em trevas". Isto é o que a Bíblia diz, e o que Deus pensa, sobre os não cristãos, sobre aqueles que não creem nele, e que não o honram, agradecem-lhe e adoram-no. Todos os cristãos são obrigados a ter essa opinião sobre os não cristãos. Ou pensamos que todos os não cristãos são estúpidos e estão em trevas, ou chamamos Deus de mentiroso.

A avaliação bíblica dos não cristãos é que eles são tanto estúpidos quanto pecaminosos. Eles são intelectual e eticamente inferiores. Eles demonstram sua falta de aptidão intelectual ao falhar em concordar com a fé cristã. E ao negar a fé cristã, apesar do conhecimento inato que Deus colocou em suas mentes e apesar dos argumentos irrefutáveis ​​da apologética bíblica, eles mostram que eles não são apenas avestruzes intelectuais, mas que eles ativamente suprimem a verdade sobre Deus. Isso é maldade no seu pior. Paulo escreve "A ira de Deus está sendo revelada do céu contra toda a impiedade e maldade  dos homens que suprimem a verdade por sua maldade " (Romanos 1:18).

Nós fomos uma vez também "alienados de Deus e inimigos em nossas mentes" (Colossenses 1:21), mas Deus nos reconciliou consigo mesmo através de Jesus Cristo (v. 22). Em contraste, os nãocristãos estão "separados de Cristo ... sem esperança e sem Deus no mundo" (Efésios 2:12). Paulo escreve: "O deus desta século cegou as mentes dos incrédulos, de modo que eles não podem ver a luz do evangelho" (2 Coríntios 4: 4), e a pregação do evangelho é "para abrir os olhos e transformá-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, para que eles recebam o perdão dos pecados e um lugar entre aqueles que são santificados pela fé" (Atos 26:18).

A Bíblia descreve os não cristãos como desprezíveis, totalmente inúteis e patéticos. Nós também estávamos em tal condição. Se deixado a nós mesmos, teríamos permanecido na ignorância e maldade. Foi somente pela graça de Deus que nos escolheu para ouvir e crer no evangelho que fomos iluminados para a verdade e levados à fé em Jesus Cristo. Agora não somos mais lixo espiritual, mas cidadãos úteis do reino de Deus. Portanto, quando dizemos que os não cristãos são tolos, não queremos dizer que sempre fomos sábios, ou que éramos melhores em nós mesmos, mas foi somente pela eleição soberana de Deus que fomos salvos de um estado de estupidez e futilidade. Nós não nos tornamos cristãos porque tivemos a sabedoria de conhecer a verdade por nossa própria habilidade, mas recebemos essa sabedoria porque Deus nos escolheu para nos tornarmos cristãos, para sermos resgatados do pecado e do fogo do inferno através do sacrifício de Jesus Cristo. Sabendo disso, não há espaço para arrogância, mas somos gratos a Deus por nossa salvação, e labutamos para que outros também sejam salvos.

Em todo caso, permanece que a Bíblia caracteriza todos os não cristãos como estúpidos e pecaminosos. Assim, os cristãos devem considerar os não cristãos intelectual e eticamente inferiores. É claro que os não cristãos podem pensar que essa é uma avaliação indelicada e ofensiva, mas os cristãos não devem pensar como eles. Uma vez que a Bíblia ensina que os não cristãos são estúpidos e pecaminosos, e ser cristão é acreditar na Bíblia, então ser cristão é acreditar que todos os não cristãos são estúpidos e pecaminosos. Portanto, a menos que estejamos prontos para renunciar a Deus e à Escritura, devemos dizer com Anselmo: "Por que então 'o Tolo disse em seu coração, não há Deus' ... a não ser porque ele era estúpido e um tolo?" ❞

------------------
Extraído de:
CHEUNG, Vincent. Systematic Theology. ed. 2010.

Traduzido por:
Cristiano Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário