terça-feira, 3 de julho de 2018

CRIAÇÃO: No princípio – Vincent Cheung

     No princípio, Deus criou os céus e a terra. (Gênesis 1:1)

Existe algum debate sobre o significado da criação neste verso, e assim também sobre a tradução correta para a palavra.
Os argumentos linguísticos e históricos não são totalmente inúteis, mas para aqueles que carecem de treinamento técnico, ou que simplesmente não têm paciência para discussões acadêmicas, há uma maneira simples de resolver essas questões sem tais recursos.

A matéria não pode ser eterna, no sentido de ser atemporal, pois não há antes e depois com aquilo que é atemporal. E se não há antes e depois com a matéria, então seria impossível que ela fosse de uma forma antes e de outra depois. Portanto, se a matéria muda, ela não pode ser eterna. A matéria não poderia ter existido para sempre, pois se a matéria não está ligada ao tempo, mas existiu para sempre, ela teria então, um passado infinito. Mas se ela tem um passado infinito, ela nunca poderia ter chegado ao presente. Se chegou ao presente, o passado não pode ser infinito. Portanto, a matéria não é eterna, mas está ligada ao tempo, e foi originada nele em algum momento.

Deus é incriado. Ele é eterno, atemporal e imutável. E Ele criou o universo a partir do nada, isto é, sem o uso de qualquer material existente, uma vez que não havia materiais existentes quando Ele o criou. Todos os argumentos linguísticos e históricos que tentam sugerir uma visão oposta devem estar errados. De fato, esses tipos de argumentos são irrelevantes, a menos que os argumentos lógicos baseados nas próprias ideias de matéria e criação sejam demonstrados como inconclusivos.

     Devido à sua natureza irracional e falaciosa, a ciência deve se silenciar sobre a origem do universo. Quando se trata deste tópico, sua confiança na sensação (que não é confiável), indução (cujas conclusões nunca são necessariamente inferidas das premissas), e experimentação (que envolve uma repetição sistemática da falácia de afirmar o consequente), é ainda mais evidentemente absurda do que o habitual, como se fosse possível. Em vez de ceder ao método impotente de descoberta do homem e tentar extrair a verdade da falsidade, nós o expomos e o descartamos . Se ele se recusar a honrar a revelação bíblica, nós o chicotearemos em submissão com a sequencia rígida da lógica.

Deus criou todas as coisas, incluindo a luz, o céu, a água e a terra. E Ele também configurou as relações entre esses objetos, incluindo os movimentos e as interações dos corpos celestes e as estações do ano. Ele criou a vegetação, plantas e árvores. Sem qualquer dependência ou relação com estes; Ele fez as criaturas do mar e as do céu. E sem qualquer dependência ou relação com estes, Ele fez as criaturas terrestres. Cada um pertence a sua própria espécie sem qualquer associação direta com os demais.

Então, Deus criou o homem em sua própria imagem divina. Deus fez o corpo do homem a partir de materiais retirados diretamente do solo, sem qualquer dependência ou relação com as plantas ou os animais. Nada foi tirado deles para fazer o homem. Depois disso, Deus deu vida ao corpo, de modo que uma pessoa humana corporificada é uma dicotomia, consistindo do incorpóreo e do corpóreo, do espiritual e do físico. A essência do homem é a vida que Deus soprou, já que o homem é considerado uma pessoa mesmo quando está desincorporado. Ao contrário do corpo humano, esta vida veio completa e imediatamente de Deus, sem qualquer dependência ou relação com coisas previamente criadas, nem mesmo a própria terra. Quanto à mulher, ela foi criada a partir do homem, novamente sem qualquer dependência ou relação com a vida vegetal ou animal.

É comum afirmar que Deus não cria mais nada, especialmente do nada, já que se diz que Ele descansou no sétimo dia. Esta é uma interpretação injustificada. No entanto, às vezes é usada com descuidada confiança, de modo que, por exemplo, presume-se que Jesus nunca restaurou partes ausentes do corpo em seus milagres de cura, pelo menos sem usar materiais existentes, porque isso envolveria a criação. Existem várias outras aplicações forçadas disso. Em todo caso, o resto do sétimo dia é dito apenas em relação a obra realizada nos seis dias anteriores. Não há indicação de que Deus estaria em repouso para sempre. De fato, Jesus disse que o Pai nunca havia parado de trabalhar, e Ele disse isso em conexão com o sábado (João 5:17). Não há base para dizer que Deus não irá criar de novo, mesmo do nada, ou que Ele não tenha feito isso.

Essa doutrina da criação fornece uma base crucial para muitas outras doutrinas. Ela nos fala sobre a natureza de Deus, que Ele é cheio de sabedoria e poder. Nos diz que Deus está no controle de todas as coisas, uma vez que Ele criou todas as coisas e determinou o curso da história de acordo com o seu plano. Ela nos fala sobre seu relacionamento especial com o homem, uma vez que Ele criou o homem em sua própria imagem divina, e então declarou ao homem seus mandamentos. Nos fala sobre como Deus percebeu sua própria criação, que ela era boa. Ela nos fala sobre o desígnio de Deus para o homem e a mulher, que eles devem se casar, que o casamento é entre um homem e uma mulher, e que o homem deve ter autoridade sobre a mulher. Acima de tudo, nos diz que o homem deve servir e adorar a Deus, que o homem está perdido até que ele encontre seu lugar no Criador através de Jesus Cristo, e que aqueles que conhecem a Deus possam ter a certeza de que ele encontrou a fonte e a rocha de sua existência.

Traduzido de 'Sermonette: volume 1'. pp. 7-8. por Cristiano Lima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário