quarta-feira, 20 de junho de 2018

APROVADO POR DEUS – Vincent Cheung

"Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem. Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse". (Atos 2: 22-24)

Uma importante função dos milagres é confirmar os mensageiros de Deus e seus ministérios. Mas ao contrário da incredulidade e da tradição, a Bíblia nunca sugere que Deus realiza milagres apenas para autenticar novas revelações ou que, mesmo após o Pentecostes, Ele os realizaria apenas através de alguns crentes especiais. De fato, mesmo antes de Pentecostes, Jesus permitiu a um homem realizar milagres por si mesmo, sem associação direta com o seu ministério ou o dos apóstolos (Marcos 9: 38-41).

Se você deseja ajudar pessoas em nome de Jesus, mesmo que seja preciso um milagre, você não precisa da permissão dos pregadores e teólogos, ou dos seminários e denominações. Apenas vá em frente e faça-o. Jesus endossou isso. Ele disse: "Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida, pois quem não é contra nós está a nosso favor." Mas o que Ele diria sobre aqueles que se opõem a você? Nunca permita que meros homens substituam a autoridade de Jesus em sua vida. Amaldiçoe todos ao inferno antes de deixar isso acontecer.

A Bíblia nunca sugere que Deus não faria milagres para autenticar a velha revelação. Além disso, uma antiga revelação poderia exigir milagres contínuos em todas as gerações futuras. Suponha que o patriarca  Johnson declare: "Prometo que os membros da família Johnson emprestariam dinheiro aos membros da família Harrison em todas as gerações futuras." Essa promessa implicaria emprestar dinheiro a alguém da família Harrison mais de uma vez e em mais do que em uma geração. Emitir um empréstimo, cinco ou dez e por apenas um século ou dois não cumpriria a promessa. A promessa é tão ampla que poderia implicar emprestar dinheiro a milhares de membros da família Harrison por centenas de gerações, até a extinção da família Harrison ou o fim da história humana.

Assim, Jesus disse que Ele curou uma mulher com base no fato de que ela era descendente de Abraão (Lucas 13:16). Mesmo que a autenticação de seu ministério fosse incluída no quadro mais amplo, sua razão explícita era compensar uma antiga revelação e não confirmar uma nova. E a base para o milagre não foi que Deus fez uma promessa em particular, para curar essa mulher, mas que Ele fez uma promessa muito mais ampla de abençoar os filhos de Abraão. Assim, desde que esta foi uma base válida para curar esta mulher em particular, e desde que a promessa de Deus a Abraão permanece para sempre, foi e é uma base para a cura de todos os que estão incluídos na mesma categoria.

Agora, a promessa não está restrita aos descendentes naturais de Israel. De fato, não é destinado principalmente aos descendentes naturais de Israel. Como Paulo escreve: "Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel." (Romanos 9: 6). Antes, “Saibam então que são os da fé que são filhos de Abraão. E a Escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, pregou o evangelho de antemão a Abraão, dizendo: 'Em ti todas as nações serão abençoadas'. Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé”. (Gálatas 3: 7-9, ESV).

Portanto, cada um que tem fé em Jesus Cristo está na mesma base que esta mulher que recebeu a cura e tem o direito de possuir a mesma bênção sem qualquer alteração. Qualquer um que negue isso rejeita o próprio fundamento da fé Cristã e deve ser condenado como herege. A Bíblia é completa e suficiente. Isto significa que é a Palavra definitiva sobre o assunto, e uma vez que Deus é Fiel à sua Palavra, as bênçãos de Abraão que recebemos através de Jesus Cristo pela fé nunca poderiam ser anuladas. Visto que a Bíblia é completa e suficiente, não resta desculpa para negar que a cura pela fé em Jesus Cristo deveria ser uma ocorrência comum na igreja.

É inútil espiritualizar essa cura. Tanto a cura física quanto espiritual foram necessárias como diferentes bênçãos e fornecidas como diferentes bênçãos ao longo da história da humanidade. Não é como se aqueles que viveram antes de Cristo recebessem a cura física, mas depois todos foram para o inferno. Cura física e espiritual são discutidas como bênçãos relacionadas mas distintas ao longo da história da revelação – em toda a Bíblia. A cura física não pode ser espiritualizada, de modo que se torne apenas o perdão do pecado.

Alguns fazem o desafio: “Se a cura é prometida à fé, então por que nem todos são curados?” Essa é uma objeção muito estúpida e hipócrita. Jesus Cristo comprou com seu próprio sangue a santidade completa para aqueles que creem, então por que os crentes ainda pecam? As mesmas pessoas que fazem a objeção contra a cura física discordariam de longas exposições sobre a aplicação progressiva dos benefícios da redenção, mas quando se trata de cura física, de alguma forma a doutrina deve estar equivocada se todos não estiverem completamente curados agora. Que raça de víboras! Que bando de hipócritas religiosos e sepulcros caiados de branco!

Há várias razões para que Deus realize milagres além de autenticar revelações antigas e novas. Uma das mais significativas é que Ele tem compaixão por atender às nossas necessidades e desejos práticos.

Um homem rico poderia doar cem milhões de dólares para um orfanato para mostrar que ele é rico e que tal quantia não é nada para ele. O homem é apenas um servo, e ele não deve se gabar de suas riquezas ou cobiçar a aprovação dos outros. Mas, para Deus, se mostrar é inteiramente apropriado, porque Ele é inerentemente digno de louvor e adoração. É correto para um Ser que deveria ser adorado exigir a adoração. Assim, é bom que Deus mostre sua glória, embora não seja bom para um homem fazer o mesmo. O homem rico é apenas uma analogia.

Dito isto, pode ser que o homem ofereça tanto dinheiro porque tem compaixão pelos órfãos. Para aqueles que não têm nenhum conceito de compaixão, essa possibilidade não surgiria quando eles teorizam sobre seus motivos. Por outro lado, para aqueles que estão em contato com o coração de Deus e que têm compaixão pelo sofrimento dos outros, essa é uma razão mais óbvia e duradoura que fortalece sua fé. A Bíblia ensina que Jesus curou as pessoas porque Ele tinha compaixão delas. Se não podemos ver isso, ou se em nosso zelo assassino de reprimir os milagres modernos nos tornamos cegos para o fato de que Ele ainda tem compaixão pelas pessoas, então é porque não temos nenhuma. É porque não o conhecemos. É porque não somos nada como Ele.

Sempre seja altamente suspeito e desdenhoso para com aqueles que apresentam os milagres de Cristo como se fossem apenas para confirmar seu ministério. Sua estreita concepção do ministério de milagres é muito provavelmente uma indicação de sua vida espiritual estreita e motivos para servir a Deus. Sua cegueira espiritual é então refletida em sua interpretação de Cristo, e eles inventam restrições sobre o ministério de milagres, impondo períodos e razões não bíblicos, a fim de se justificar e explicar seus fracassos.

Mas a incredulidade reclama: “Por que Ele tem que fazer milagres? Por que Ele não nos encontra sempre através da providência comum? E se Ele realiza milagres, por que Ele frequentemente o faz ao dotar seu povo com dons sobrenaturais? ” Essas questões são irrelevantes com respeito a se Deus faz ou não milagres, mas apenas relevantes quando o assunto é aceito e uma compreensão mais profunda é desejada. Poderíamos facilmente perguntar o oposto: “Por que Deus não nos ajuda sempre através de milagres? E quando Ele realiza milagres, por que Ele frequentemente o faz separado do envolvimento humano, e sem usar os dons sobrenaturais que Ele lhe deu?” Assim, quanto à questão de se Deus realiza milagres e se Ele os faz através de dons sobrenaturais, estas perguntas são disfarces e desculpas.

Deus poderia escolher realizar milagres às vezes porque Ele deseja demonstrar de maneira mais acentuada seu Poder, Presença e Compaixão, ou quando eles são milagres de julgamento, sua Santidade e Severidade. Ele poderia optar por fazer milagres através de seus servos, a fim de garantir o respeito por parte da igreja e a unidade entre seu povo. Mas às vezes Ele poderia optar por realizar milagres sem instrumentos humanos para nos lembrar que todos os milagres vêm de Deus somente, e que Ele não requer nossa assistência e cooperação. Há tantas explicações que podemos fornecer, mas estas são, novamente, irrelevantes para a questão de se Deus realiza ou não milagres hoje e se os realiza ou não através de seu povo.

Deus fará o que quiser em qualquer época que Ele quiser da maneira que quiser. Exigir respostas neste contexto revela a descrença e a rebelião. Você faz essas perguntas como se desafiasse a teologia de outra pessoa, mas elas constituem um ataque à soberania de Deus. Se você deseja destronar a Deus e tomar o seu lugar – e eu sei que você faz porque você fala assim – então levante-se contra Ele. Desafie-o e agarre seu trono. Até lá, sua desaprovação não significa nada.

Tendo dito tudo isso, resta que uma função dos milagres é confirmar o mensageiro de Deus e Ele autenticou a Jesus Cristo com milagres, sinais e maravilhas. Jesus curou os enfermos, expulsou demônios, ressuscitou os mortos, multiplicou alimento, andou sobre a água, acalmou a tempestade, amaldiçoou uma árvore até a morte e realizou outros milagres, e ainda muitos por serem completamente registrados. Além disso, Deus o endossou enviando seu Espírito sobre Ele à semelhança de uma pomba, enviou Moisés e Elias para falar com Ele e trovejou do céu: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!"

Pedro disse que os judeus sabiam sobre esses milagres, mas ainda conspiraram contra Ele. De fato, seu ódio por Cristo era ainda mais forte do que o desprezo dos gentios, de modo que usaram os romanos para assassiná-lo. Eles conspiraram contra Jesus e acharam que tinham conseguido. Mas eles tocaram nas mãos de Deus, pois Jesus estava destinado a sofrer a morte de um criminoso, a fim de fazer expiação por nós. Eles não poderiam derrotá-lo, pois Deus o ressuscitou dos mortos e, agora, crendo Nele, somos salvos de nossos pecados e da corrupção deste mundo.

Hoje, as pessoas religiosas continuam a conspirar contra Jesus Cristo, mesmo enquanto Ele continua a se defender através de seu Espírito e até mesmo enquanto seu povo continua a testemunhar sobre seu poder e compaixão. Mas eles tocaram diretamente nas mãos de Deus, pois, por sua oposição à verdade, sua incredulidade é desmascarada. Eles não puderam deixar de expressar sua insatisfação com Cristo e sua condenação do poder contínuo de seu Espírito. Seu próprio testemunho revela a insatisfação de Deus com eles e sua condenação de sua incredulidade e tradição. Jesus Cristo não pode ser derrotado. Ele fará o que quiser, e realizará suas obras poderosas através de qualquer pessoa que desejar, em qualquer geração que deseje fazê-las.

Portanto, pregamos a Jesus Cristo – o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele ainda tem misericórdia daqueles que precisam do perdão. Ele ainda tem compaixão por aqueles que precisam de cura. E Ele está aqui para realizar uma obra poderosa, mesmo quando os homens são incapazes e indispostos. Sempre há esperança em Jesus. Nunca permita que as pessoas lhe digam que é inútil procurar o mesmo Jesus que você vê na Bíblia. Eles não são seus amigos e não são seus. Olhe para as Escrituras e testemunhe por si mesmo o verdadeiro e único Jesus Cristo. Confie Nele e diga aos outros para fazerem o mesmo.

Traduzido de  " http://www.vincentcheung.com/2012/06/07/accredited-by-god/ " por Cristiano Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário