terça-feira, 19 de junho de 2018

A ESPADA DO ESPÍRITO – Vincent Cheung

A Bíblia nos diz que temos a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Essa metáfora é relevante porque se aplica ao conflito espiritual, que é o que acontece quando uma batalha de ideias e travada entre cristãos e não cristãos.
Se nossa abordagem à apologética invoca a Palavra de Deus, então quando os incrédulos nos desafiam, nossa resposta envolverá enfiar essa arma diretamente em seus corações. Isso é uma guerra e seu dever é óbvio. Quando você enfrenta um oponente não cristão, você deve machucá-lo; atacar seu orgulho; danificar sua confiança; destruir aquilo em que acredita e em quem confia. Então deve declarar sua derrota e mostrar ao mundo que o colocou sob seus pés em nome de Cristo.

Se adotarmos essa abordagem bíblica à apologética ao confrontar os incrédulos ou quando confrontados por eles, eles nunca serão os mesmos. O evangelho soletra sua derrota, sua morte, seu destino eterno. Se eles se recusarem a se arrepender, então a escuridão deles ficará mais escura, e seus corações se tornarão mais duros. Eles perderão muito mais de sua sanidade e humanidade. Se tornarão ainda mais estúpidos e ainda mais malignos. Vão morrer em suas mortes. Quanto àqueles a quem Deus escolheu e permitiu crer, Ele os ressuscitará dos mortos e os despertará para a justiça. Seja como for, uma vez que a Palavra de Deus penetra, eles nunca serão os mesmos.

Uma espada implica sangue, violência, ofensa e conquista. Condenamos a nós mesmos se confessarmos que a Palavra de Deus é a espada do Espírito, mas ao mesmo tempo deixarmos de dar lugar apropriado à natureza ofensiva de nosso trabalho. Dizemos que cremos na Grande Comissão, mas na medida em que a pregação do evangelho propaga ideias que contradizem o que os não-cristãos acreditam, o aspecto ofensivo do nosso trabalho de fato precede qualquer medida defensiva. Se nos calarmos sobre o que cremos, ou se segurarmos a espada na bainha, embora a sua natureza viva proteste toda supressão, então não haveria nada para os incrédulos desafiarem. O fato de que eles exigem uma resposta ou defesa de nós pressupõe que nós, ou mais soldados fiéis do que nós, já temos tomado a ofensiva.

A espada do Espírito é embainhada na verdade, que a Bíblia compara a um cinto que contém outros itens no lugar. Esta arma de ataque é retirada da verdade, a partir da verdade. Em termos mais concretos, é derivada ou deduzida da Bíblia. Como essa relação ocorre, se a espada significa aplicações particulares e ágeis, então o cinturão pode se referir a todo o sistema bíblico de doutrinas. A constante busca e crescimento nas disciplinas da teologia sistemática, da teologia bíblica, do conhecimento bíblico geral e de passagens bíblicas particulares fortalece nosso cinturão e afia nossa espada.

Quão grato sou ao Senhor quando olho para meus oponentes e também me divirto um pouco. Eles estão desalinhados, despidos e desarmados. Alguns tremem, como deveriam. Mas outros estão confiantes – esses são os delirantes, pois não percebem que um maior está diante deles em nome de Cristo. Ele não me deixou despreparado, mas assegurou que eu seja bem treinado e bem equipado. Deu-me a garantia de que vou ganhar todas as vezes, se eu apenas lutar, e matar seus inimigos com golpes decisivos da espada.

Os cristãos estão de acordo  que a verdade é o nosso fundamento, o nosso centro e a fonte do nosso pensamento. É duvidoso que alguém que não concorda com isso seja um cristão. Assim, extraímos nossas pressuposições, doutrinas e argumentos da verdade, isto é, da Escritura. No entanto, eles não estão de acordo sobre, como a verdade deve ser aplicada e defendida. A abordagem da apologética que denuncio aqui, resultou de uma falsa compreensão do que significa fornecer uma resposta ou defesa àqueles que perguntam, o que isso significa, e em que contexto fazer isso com “gentileza e respeito”.

Essa falsa compreensão é, por sua vez, resultado de um desinteresse pelo que Pedro realmente tem a dizer e da busca de uma agenda privada, a saber, uma abordagem do discurso social e interação que agrada os sentimentalismos e padrões culturais dos não cristãos. É claro que a distorção das Palavras de Pedro não é o único fator que contribui para essa abordagem pagã, mas o verso é um exemplo bom e proeminente, entre outros, que foram igualmente maltratados. Isso resultou em uma restrição anti-bíblica em duas áreas principais da apologética.

Primeiro, a abordagem não-bíblica da apologética coloca uma restrição na razão. Os cristãos às vezes exibem uma aversão à "razão", em parte porque são confusos e desobedientes, mas em parte porque a palavra é frequentemente carregada de suposições que os crentes não deveriam aceitar. Seja consciente ou instintivamente, às vezes os cristãos detectam essas suposições e, em vez de desafiá-las, tornam-se hostis à própria razão. E assim os incrédulos chamam os cristãos de sem razão ou irracionais. No entanto, não é contra a razão em si que precisamos ser cautelosos, mas contra essas suposições.

Por exemplo, o racionalismo é o modo de pensar que afirma utilizar a razão para descobrir e deduzir todo um sistema de verdade, com uma rejeição consciente da revelação desde o princípio. É claro que os cristãos não podem aceitar isso, e nenhuma pessoa que pensa, deve aceitá-lo. Ou, o empirismo é frequentemente identificado com a razão. Como o método científico envolve uma aplicação deliberada de métodos e pressupostos empíricos, a ciência é também frequentemente identificada com a razão. Mas, novamente, não é necessário identificar o empirismo e a ciência com a razão.

Em vez disso, a razão pode se referir às leis da lógica, os princípios que descrevem as regras necessárias do pensamento. Por exemplo, duas proposições não devem se contradizer. Ou, quando um item é igual a outro, e o segundo é igual ao terceiro, o primeiro também é igual ao terceiro. Princípios básicos como esses também formam a base para delinear as formas que os argumentos válidos devem tomar. Estas são regras necessárias de pensamento que se devem seguir, quer as pronunciemos ou não. E os homens instintiva e necessariamente as usam enquanto falam e debatem entre si.

Da perspectiva cristã, a razão é uma descrição do modo como Deus pensa. É a maneira como Ele estrutura a Criação e a maneira como Ele estrutura sua revelação. Assim, uma rocha não pode ser uma rocha e não ser uma rocha ao mesmo tempo e no mesmo sentido. E a Bíblia assume a necessidade da lógica em seus ensinamentos e argumentos. Por exemplo, Jesus supôs que a Bíblia não pode se contradizer quando Ele contestou com Satanás; e não há registro de que o próprio diabo tenha discutido com Ele sobre isso. Então, Ele também usou o mesmo princípio para confundir os fariseus, como quando Ele notou que o Messias deveria ser tanto o Fiilho quanto o Senhor de Davi. Os escritos dos profetas e dos apóstolos também estão cheios de argumentos que assumem as leis da lógica.

Não há nada errado com a própria razão, se removermos, é claro, as suposições desnecessárias dela. E quando o fazemos, descobrimos que a razão é uma arma imbatível nas mãos de um cristão. Por exemplo, descobrimos que toda a ciência desmorona dentro de alguns segundos quando testada pela razão. É claro que, se identificarmos a ciência com a razão, talvez não digamos isso, já que a ciência seria a razão. Mas se considerarmos que a razão significa a lógica sem a bagagem de suposições desnecessárias, então a alegação de que a ciência é racional é aniquilada. Isto é devido à sua dependência da indução, sensação e da falácia formal de afirmar o consequente em seu pensamento e procedimentos. Qualquer um desses três itens destruiria a afirmação de que a ciência é um pouco racional. A ciência é apenas uma versão sofisticada e sistematizada do irracionalismo.

Se insistirmos nesse ponto da apologética, todas as objeções científicas contra a fé Cristã serão destruídas antes mesmo de serem examinadas. O método da ciência se destrói e impede que ela descubra algo sobre a realidade. A abordagem usual na apologética é adular a ciência e dizer que ela pode, de fato, descobrir a verdade, se for adequadamente conduzida. Então a defesa do evangelho se transforma em um debate sobre a ciência, e assim o incrédulo neutraliza o propósito do cristão, independentemente do resultado do debate. O reino dos céus não faz progresso.

Até mesmo a versão popular da apologética pressuposicional endossa a ciência, embora ela ensine que não podemos explicá-la sem pressuposições bíblicas. Mas isso é ainda mais ridículo. A ciência é irracional em si mesma, o que significa que nenhum conjunto de pressuposições pode justificá-la ou explicá-la, exceto para explicar sua falsidade. Portanto, essa forma de apologética pressuposicional faz da Bíblia cúmplice de uma mentira. Em vez de defender a fé, ela comete blasfêmia. A razão pertence aos cristãos. Não devemos deixar que os não cristãos a sequestrem carregando-a com suas suposições particulares. Eles reivindicam a razão para si mesmos. Eu estou tomando de volta.

Alguns cristãos usaram as falácias informais para ilustrar o desacordo das Escrituras com a razão. Mas as falácias informais são, elas próprias, aplicações da razão e não pertencem estritamente à razão em si. Esses aplicações podem estar certas ou podem estar erradas. Por exemplo, a falácia informal do xingamento aponta para um problema lógico genuíno apenas quando é reduzido a uma falácia de irrelevância. Isto é, se uma pessoa insulta a outra com um nome ou rótulo que é irrelevante para o debate, e se ela pronuncia o insulto como se fosse relevante, então é uma falácia lógica. Mas não há problema lógico no ato de chamar o próprio nome.

De fato, se o xingamento procede da visão de mundo da pessoa, então é uma parte necessária do que precisa ser discutido. Por exemplo, as Escrituras usam as palavras “pecadores”, “tolos”, “cães”, “cobras” e coisas semelhantes para descrever incrédulos. Se o cristão evita usá-los, então ele não está mais falando da fé Cristã. Portanto, nesses casos, os insultos não são falácias informais, mas parte da Cosmovisão Cristã. É nisso que cremos – cremos que os não cristãos são pecadores, tolos, cães e assim por diante. E se o não cristão discordar dessas caracterizações, então isso faz parte de sua cosmovisão. O conflito agora se torna mais evidente, e o debate pode se tornar mais relevante e produtivo como resultado.

Em segundo lugar, a abordagem não bíblica da apologética coloca uma restrição na retórica. Esta é outra palavra carregada. É frequentemente associada a sofismas, ou a um uso habilidoso da linguagem com o propósito de enganar ou manipular. Isso não é o que quero dizer. Quando esvaziada dessas suposições, a palavra pode simplesmente se referir a um uso efetivo da linguagem, ou habilidade em falar ou escrever. Seu objetivo é trazer clareza à nossa comunicação e trazer à tona a força inerente às nossas crenças.

Palavras são símbolos que transmitem ideias. Os símbolos não são associados às ideias por necessidade, uma vez que um símbolo pode representar uma ideia tão bem quanto outra. Portanto, não importa quais símbolos usemos para representar nossas ideias. Mas uma vez que os símbolos estejam associados às ideias, importa quais símbolos usamos quando comunicamos nossas idéias, já que os diferentes símbolos agora representam idéias diferentes. Então, o tom, o estilo e a estrutura de nossa comunicação também afetam as nuanças precisas das ideias comunicadas. Assim, a retórica não é mero efeito.

Na apologética, o cristão deve usar todos os dispositivos retóricos, formas, estilos e expressões exibidos nas Escrituras. Muitos deles não são rejeitados por crentes e professores em apologética, mas outros são denunciados como duros e desamorosos, mesmo que eles sejam oriundos das Escrituras. Como mencionado, a retórica não pode ser inteiramente divorciada do conteúdo, de modo que opor-se à retórica das Escrituras é se opor ao seu conteúdo. As Escrituras denunciam o pecado, mas o fazem em certos tons, usando certas palavras e certas atitudes. Se retermos o que pensamos serem as ideias expressas, mas usarmos apenas os tons e as palavras que os incrédulos não acham ofensivos, então ainda não estamos dizendo ao mundo o que a Escritura realmente diz, ou o que a Cosmovisão Cristã realmente é. Além disso, a linguagem das Escrituras também evoca uma certa resposta. Se você alterar o idioma, altera a resposta. Portanto, apresentar ou defender o evangelho dessa maneira é antibíblico e insatisfatório.

A rejeição da retórica bíblica é uma deficiência em debate, e é um pecado diante de Deus, uma vez que implica vergonha ou desprezo em relação à sua Palavra. Que Deus liberte seu povo das tradições humanas que o proíbe de seguir a Bíblia tanto em seu conteúdo quanto em sua linguagem, tanto em sua razão quanto em sua retórica. Não importa quantos de vocês estão do outro lado desta questão. Você está errado. E você não pode lutar contra Deus e vencer. Meu Pai é maior que todos. Quanto àqueles que têm ouvidos para ouvir, você é livre para falar e escrever da maneira que os profetas fizeram, da maneira que os apóstolos fizeram, e do modo como o Senhor Jesus fez isso. Não permita que as tradições religiosas ou os padrões culturais o impeçam de seguir a Palavra de Deus. A menos que você se afaste dessas coisas, você não encontrará liberdade em manejar a espada do Espírito.

Devemos nos livrar de todas as restrições que limitam nosso uso da razão e da retórica em atacar os não cristãos, criticar seu estilo de vida e destruir tudo em que acreditam.

A espada do Espírito é uma arma espiritual. O cristão exerce isso na pregação e no argumento. Mas esta arma é a espada do Espírito, em outro sentido também. Isto é, é o Espírito Santo que determina o efeito que a Palavra de Deus tem sobre as pessoas. O cristão exerce isso na fala e na escrita, mas o Espírito faz com que ela penetre nos corações dos homens. Jesus disse que o Espírito Santo convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo é a arma secreta do cristão. Ele não deve ser um segredo para nós, mas é um mistério para os incrédulos. Ele é o fantasma, por assim dizer, que os assombra. Ele é o fator X que eles nunca podem planejar, escapar, enredar ou subjugar.

O Espírito Santo é uma torre para os cristãos. Sua influência não se limita ao momento do conflito, mas Ele é o Espírito do amor, de poder e de uma mente sã. Ele é o Espírito de ousadia, de modo que os primeiros discípulos ficaram cheios do Espírito Santo quando oraram para que Deus lhes concedesse a ousadia de pregar sua Palavra. Ele é o Espírito de conhecimento e compreensão, de percepção e revelação, de segurança e exuberância na defesa da fé. Então Ele não apenas me ensina apologética, como em palavras para dizer e técnicas para usar, mas Ele me faz um apologista, um hábil defensor da fé. Como está escrito, Ele “treina minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha” (Salmos 144: 1). “Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas” (Salmo 18:29).

Mas o Espírito Santo é um terror para os não cristãos. Eles estão sem auxílio e indefesos diante de seu poder. Eles não podem matá-lo, e não podem argumentar contra e escapar Dele. Suas mentes estão sob seu controle soberano. O Espírito pode confundi-los no debate e convencê-los de seus pecados. E mesmo quando saem de cena, Ele vai com eles, introduzindo dúvidas em suas mentes sobre suas crenças e convicções em suas consciências sobre seus pecados. Ele pode convertê-los à fé cristã a qualquer momento que Ele escolher. Se o Espírito quiser, eu posso romper a mente mais endurecida com o Evangelho apenas afirmando isso. Os incrédulos não têm defesa contra mim. Eles não podem impedir a conversão de qualquer um que o Espírito tenha escolhido converter. Os escolhidos são nossos por sua decisão. Nem força de vontade, argumento, educação, ou a experiência pode resistir à ação direta do Espírito Santo na mente. Se Deus te escolheu para a salvação, nada pode me impedir de reivindicar sua própria alma pelo Senhor Jesus.

Muitos cristãos podem achar difícil esse aspecto da apologética. Isso é provavelmente porque o Espírito Santo não está sujeito ao nosso controle. Em vez disso, Ele faz o que lhe agrada e nós estamos sob o seu comando. No entanto, existem princípios sobre suas atividades cuja natureza é tal que podemos aprender a interagir deliberada e inteligentemente com Ele. Por exemplo, Ele é o Espírito da verdade que capacitaria os crentes a entender as coisas de Deus. E Jesus ensinou que o Pai concederia o Espírito àqueles que pedissem. Assim, podemos pedir a Deus que o Espírito Santo nos encha, nos fortaleça e nos torne sábios, e confunda os inimigos do reino dos céus.

Traduzido de http://www.vincentcheung.com/2009/01/14/the-spirit-sword/
por Cristiano Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário