segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A Bíblia sobre o Falar em Línguas — Vincent Cheung

Quando chegou o dia de Pentecostes, eles estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa onde estavam assentados. Viram o que parecia línguas de fogo que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2:1-4)

Eles ficaram maravilhados e diziam: "Não são todos galileus que estão falando? Então, como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, Ponto e Ásia, Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, perto de Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes, todos nós os ouvimos proclamar as maravilhas de Deus em nossas próprias línguas!" (Atos 2:7-11)

Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que estavam ouvindo a mensagem. Os crentes circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram admirados porque o dom do Espírito Santo fora derramado até mesmo sobre os gentios. Pois os ouviram falar em línguas e engrandecer a Deus. (Atos 10:44-46)

Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. (Atos 19:6)

Pois quem fala em outra língua não fala a homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; [é uma habilidade do Espírito Santo por meio da qual] ele profere mistérios com seu espírito [diretamente a Deus]. (1 Coríntios 14:2)

Aquele que fala em língua edifica a si mesmo [ele se fortalece e se constrói, se enche e se revigora com poder, conforto e encorajamento]... (1 Coríntios 14:4)

Eu gostaria que todos vocês falassem em línguas [para se fortalecerem como acabei de dizer], mas prefiro que vocês profetizem [quando estiverem em uma reunião pública]. Aquele que profetiza é maior do que quem fala em línguas, a menos que ele interprete [caso em que os dois teriam igual valor], para que a igreja seja edificada. (1 Coríntios 14:5)

Por essa razão, quem fala em língua [especialmente em uma reunião pública] deve orar para que interprete o que diz [porque a solução para um uso inadequado dos dons sempre é mais dons, mais poder, não menos]. (1 Coríntios 14:13)

Pois, se eu orar em língua, meu espírito ora, mas minha mente fica infrutífera. Então, o que devo fazer? Orarei com meu espírito, mas também orarei com minha mente; louvarei com meu espírito, mas também louvarei com minha mente. (1 Coríntios 14:14-15)

Se você estiver louvando a Deus com seu espírito, como poderá aquele que não entende se juntar a você em agradecimento, já que ele não sabe o que você está dizendo? Você pode estar agradecendo muito bem, mas o outro não é edificado [mas ainda assim, você está louvando a Deus, agradecendo e fazendo isso bem, e não haveria problema se houvesse interpretação]. (1 Coríntios 14:16-17)

Agradeço a Deus porque falo em línguas mais do que todos vocês [pois é bom fazer isso mais]. Mas na igreja [ou em uma reunião pública], prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir outros do que dez mil palavras em língua [isto é, a menos que eu interprete, caso em que as línguas seriam igualmente boas]. (1 Coríntios 14:18-19)

O que diremos então, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma língua [mesmo em uma reunião pública], ou uma interpretação. Tudo isso deve ser feito para fortalecer a igreja. Se alguém fala em língua, dois — ou no máximo três — devem falar, um de cada vez, e alguém deve interpretar [então, não apenas é aceitável falar em línguas em uma reunião pública, mas pode ser feito várias vezes por diferentes pessoas, se houver interpretação]. Se não houver intérprete, o que fala deve ficar em silêncio na igreja e falar consigo mesmo e com Deus. (1 Coríntios 14:26-28)

Portanto, meus irmãos, busquem com zelo a profecia e não proíbam o falar em línguas [mesmo em uma reunião pública, se houver interpretação]. (1 Coríntios 14:39)

Bônus:

E na igreja Deus designou... profetas [como um ministério, embora qualquer crente possa profetizar, Atos 2:17-18; Atos 19:6; 1 Coríntios 14:31]... mestres [como um ministério, embora qualquer crente possa ensinar]... aqueles que têm dons de cura [como um ministério, embora qualquer crente possa orar pelos doentes]... aqueles capazes de ajudar os outros [como um ministério, embora qualquer crente possa ajudar os outros]... aqueles com dons de administração [como um ministério, embora qualquer crente possa realizar administração]... aqueles que falam em diferentes tipos de línguas [deve seguir neste contexto: como um ministério, embora qualquer crente possa falar em línguas]... Todos têm dons de cura [como um ministério, embora qualquer crente possa orar pelos doentes]? Todos falam em línguas [deve seguir neste contexto: como um ministério, embora qualquer crente possa falar em línguas]? Todos interpretam [como um ministério, e se alguém não o faz, ele pode simplesmente pedir, 1 Coríntios 14:13]? (1 Coríntios 12:27-30)

Paulo está falando apenas sobre ministérios, e não sugerindo que apenas aqueles com dons especiais podem fazer essas coisas. O ponto é que Deus designa crentes para diferentes ministérios, então você deve respeitar um ao outro, mesmo que individualmente os crentes possam fazer todas as coisas representadas por esses ministérios. Por exemplo, alguém que não tem um ministério ou um dom especial de ensino ainda pode ensinar aos outros o que sabe da palavra de Deus. Aquele que não tem o ministério de evangelista poderia — deve! — ainda fazer evangelismo. E só porque há um dom de fé não significa que apenas alguém com esse dom tenha fé. O mesmo é verdadeiro com cura, profecia, línguas e outros.

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros, e esses membros não têm todos a mesma função, assim também em Cristo, nós, que somos muitos, formamos um só corpo, e cada membro pertence a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se o dom de alguém é profetizar [embora qualquer crente possa profetizar], que o faça de acordo com a fé que possui. Se é servir [embora qualquer crente possa servir], que sirva; se é ensinar [embora qualquer crente possa ensinar], que ensine; se é encorajar [embora qualquer crente possa encorajar], que encoraje; se é contribuir com as necessidades dos outros [embora qualquer crente possa dar], que dê generosamente; se é liderar [embora qualquer crente possa liderar], que governe diligentemente; se é mostrar misericórdia [embora qualquer crente possa mostrar misericórdia], que o faça com alegria. (Romanos 12:4-8)

Os dons representam apenas uma forma pela qual as coisas são realizadas. A Bíblia quase nunca se refere às habilidades ou aos efeitos na linguagem de "dons" — apenas em vários lugares em toda a Bíblia. Os dons nunca foram destinados a se referir a habilidades exclusivas. Isso se aplica tanto aos dons que parecem mais sobrenaturais quanto aos que parecem menos sobrenaturais. Paulo fala sobre profecia e ensino da mesma forma. Da mesma maneira, fala sobre cura e administração. O fato de haver um dom de ensino não significa que apenas aquele com o dom pode ensinar, e da mesma forma, o fato de existirem dons de cura, profecia e línguas não significa que apenas aqueles com os dons possam fazer essas coisas. Parece que a maioria dos teólogos e crentes na história da igreja foi completamente incompetente e carente de habilidades de leitura elementares a esse respeito, perdendo um ponto tão óbvio. Não seja ignorante sobre algo tão básico (1 Coríntios 12:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário