domingo, 7 de janeiro de 2024

Onde Há uma Promessa, Há um Caminho — Vincent Cheung

Um cristão que ensina a verdade sobre as promessas de cura de Deus para nossos corpos pode enfrentar esta objeção: 'Se Deus cura, ou se Deus promete cura, então por que você ainda tem essa doença ou defeito no seu corpo?' A objeção tenta desviar-se da palavra de Deus para argumentar a partir da experiência, do sentimento e da observação em vez da fé. Os não-cristãos não sabem de nada, e esperamos algo assim deles, mas os críticos muitas vezes afirmam ser cristãos, e eles deveriam saber melhor. Eles conhecem a resposta para isso, mas estão cegos pelo preconceito. Eles odeiam tanto a Deus por prometer cura que descartariam o raciocínio elementar do evangelho para atacar aqueles que têm fé nele. Se alguém fizesse uma objeção semelhante em relação a outro aspecto da vida cristã, eles iriam sorrir e resolver o desafio em poucas palavras. Eles nunca deveriam precisar argumentar a partir da experiência para estabelecer o ponto. Se a doutrina da cura estiver errada, então deveríamos ser capazes de ver isso na palavra de Deus sem apelar para a experiência. Mas essa objeção muitas vezes surge depois que as promessas de cura foram apresentadas. As próprias promessas são descartadas quando levantam esse ponto.

A Bíblia diz: 'Nenhuma tentação os atingiu, a não ser as que são comuns aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar' (1 Coríntios 10:13). Sempre há um caminho para escapar da tentação. Sempre há um caminho para evitar o pecado. No entanto, eu não diria a um pregador: 'Se Deus promete nos mudar, e se ele promete sempre proporcionar um caminho de saída quando somos tentados, então por que você ainda peca às vezes? A doutrina deve ser falsa!' Eu nunca diria isso e nunca rejeitaria a doutrina, porque não sou idiota. Eu posso ler a Bíblia. Eu não preciso depender do exemplo do pregador. Não sou salvo pela ausência de pecado do pregador, mas pela ausência de pecado de Cristo. Se posso aproveitar as promessas de Deus, posso fazer melhor do que o pregador que as ensina para mim.

Você ainda peca, alguma vez? Se Deus promete um caminho de saída, por que você não escapa? A Bíblia está errada ou a doutrina é falsa, porque você às vezes peca? Deus providencia um caminho de saída de toda tentação, mas você escapa toda vez? Por que não? É porque a Bíblia não ensina realmente isso? Não, essa não é a razão. Você peca porque quer pecar! Como a Bíblia diz: 'Cada um, porém, é tentado pelo próprio desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então, o desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte' (Tiago 1:14-15). Você peca porque abraça o pecado e cede à tentação. Não se torne ainda mais desprezível e culpe tudo a Deus, ou tente negar suas promessas. E se você não colocaria a culpa em Deus, ou se não negaria que Ele oferece um caminho de escape de toda tentação, então por que faria isso quando se trata de doença, quando Deus também fez promessas para a sua cura? Por que faria isso, a menos que haja mal em seu coração?

O mesmo raciocínio do evangelho se aplica à cura. Eu não estou buscando o pregador para a cura, mas a Deus. Um pregador que não alcançou perfeita santidade ainda pode falar comigo sobre santidade e orar para que eu cresça em santidade, então um pregador que não recebeu cura perfeita ainda pode orar para que eu receba cura. Não tropeçamos nas falhas um do outro, porque ambos estamos olhando para Deus em fé. A pior pessoa é aquela que nega que Deus proporciona um caminho de escape da tentação apenas porque um pregador não atingiu a perfeição na santidade. Mais do que um desafio ao pregador, isso seria um ataque à integridade de Deus. Por outro lado, aqueles que se humilham sob a palavra de Deus usarão a doutrina para fortalecer sua fé. Eles sabem que sempre há esperança quando enfrentam a tentação. Para eles, a experiência imperfeita não é uma base para rejeitar as promessas de Deus, mas para falar sobre elas ainda mais. Da mesma forma, uma experiência incompleta de cura não é uma base para rejeitar as promessas de Deus, mas é uma razão para falar sobre elas cada vez mais, para que possamos aumentar na fé e no conhecimento, e então na nossa experiência.

Provavelmente você não sabe o quanto Deus já mudou uma pessoa, e você está apenas vendo as falhas que permanecem. Claro, você ainda pode repreender o homem por seus pecados, mas não pode repreender a Deus por fazer as promessas. Em vez de incitar o homem a duvidar da palavra de Deus, você deveria ajudá-lo e orar por ele, para que as promessas de Deus continuem a ter efeito nele. Você não o instigaria a abraçar seus pecados apenas porque ele tem pecado de qualquer maneira, mas o instigaria a abraçar as promessas de Deus, que Ele sempre oferece um caminho para escapar do pecado. Isso é excelente raciocínio do evangelho. Então, por que você faria o oposto quando se trata de cura, quando Deus também fez promessas para a cura do corpo? Há algo errado com você.

Provavelmente você não sabe o quanto Deus já curou uma pessoa. Ele provavelmente teve câncer além de diabetes e artrite quando descobriu pela primeira vez sobre as promessas de cura de Deus, mas agora a única coisa que resta é uma manqueira devido a ferimentos que recebeu muitos anos atrás. Não despreze as promessas de Deus por causa disso. Não menospreze o homem. Qual é o problema com você? Você deveria ajudá-lo e orar por sua cura completa, para que ele se torne um testemunho ainda melhor do poder e da graça de Deus. Você também pode não saber quantas condições graves Deus curou através dele quando ele orou pelas pessoas.

Você pode não saber de algo mais. Se você olhar para uma foto antiga de alguém que tem uma confissão consistente de cura pela fé em Cristo, você pode descobrir que ele não envelheceu por décadas, ou pode descobrir que agora ele parece ainda mais jovem do que parecia há vinte anos. Isso poderia ter acontecido com Sara. Aos sessenta e cinco anos, ela era tão bonita que até um rei a desejou e quis tomá-la para si (Gênesis 12:14-15). Quando Moisés tinha cento e vinte anos, seus olhos não estavam fracos e sua força não tinha acabado (Deuteronômio 34:7). Calebe era tão forte aos oitenta e cinco anos quanto aos quarenta (Josué 14:10-11), e ele exigiu entrar na batalha para alcançar o que Deus lhe prometera. Sem desculpas. Apenas fé.

Nós somos filhos de Abraão pela fé em Jesus Cristo, e herdamos as mesmas promessas. São promessas que podem suspender o tempo no corpo, até mesmo retrocedê-lo. Isso se torna tempo extra para servir a Deus e às pessoas, e tempo para você desfrutar do conhecimento e das bênçãos de Deus. Mas isso não acontecerá se você continuar criticando aqueles que pregam sobre a fé e a cura a partir da palavra de Deus. Você está apenas se condenando e se prejudicando. Em vez de abraçar a doença, tome o caminho de saída. Aceite a cura pela fé nas promessas de Deus.

Apenas porque algo está acontecendo - algo como uma tentação ou uma doença - não significa que Deus quer que você vá junto com isso. Você precisa descobrir o que Deus lhe diz para fazer sobre isso. A tentação acontece, mas Deus quer que você a supere. Ele cria um caminho de escape, para que sempre haja uma saída. Você não precisa sucumbir ao pecado. Deus quer que você o odeie e lute contra ele. A doença acontece, mas Deus quer que você a supere pela fé. A Bíblia diz que os líderes da igreja deveriam lutar junto com você. Eles fazem isso? Diz que a oração que vem da fé curará o doente, e o Senhor o levantará. Se alguém tropeça e comete pecado, você não o empurraria ainda mais nessa direção, faria? Espero que o empurre na direção da santidade. Então, quando alguém tem uma experiência imperfeita de cura, por que usaria isso para convencê-lo de que não há cura para ele, e empurrá-lo na direção da doença ou rendição? Você deveria incentivá-lo ainda mais para a fé no poder curativo de Deus.

Assim, a objeção não consegue minar os cristãos que não alcançaram uma experiência perfeita ou exerceram um ministério perfeito, mas expõe as intenções malignas daqueles que levantam o ponto contra a doutrina de cura. Mostra que eles tentam evitar um ensinamento bíblico explícito e mostra que eles carecem da capacidade de fazer aplicações básicas do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário