segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Uma Saudação com um Propósito — Vincent Cheung

Amado, desejo que tudo te vá bem e que tenhas saúde, assim como prospera a tua alma. (3 João 2, KJV)

Os professores da fé (WOF) frequentemente usam este verso para ensinar um evangelho de saúde e riqueza. Os críticos argumentam que sua aplicação falha em respeitar o gênero ou forma literária de 3 João. O verso aparece na parte introdutória de uma carta. Assim sendo, é uma saudação, destinada a um desejo e não a uma promessa. A observação pode estar correta, mas usá-la como refutação é enganoso. Se a falta de reverência, honestidade ou inteligência está por trás dessa deturpação, não vamos perder tempo investigando. Geralmente, os teólogos da descrença exibem todas essas características em seus esforços para destruir seus inimigos.

Os professores da fé nem sempre se referem ao verso como uma promessa em primeiro lugar. Na verdade, não consigo me lembrar imediatamente de um exemplo disso. Mas vamos supor que alguns deles o façam, para não ficarmos presos a esse ponto. A verdade é que eles principalmente usam o verso para ensinar que é a "vontade de Deus" para o seu povo viver em saúde e prosperidade. Em nossos termos, isso estaria no sentido preceptivo.

Se os críticos insistirem que a saudação apostólica não pode representar a vontade preceptiva de Deus sobre o assunto porque o verso aparece na saudação de uma carta, eles teriam que aplicar isso a todas as cartas apostólicas. Todas as saudações nas epístolas inspiradas seriam reduzidas a meros desejos humanos e gestos amigáveis. Isso oferece uma visão alarmante sobre o que os críticos realmente pensam sobre a Escritura e Deus próprio.

Quais são algumas das saudações apostólicas? Paulo escreve: "Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo" (Gálatas 1:3). Apenas uma saudação? Posso salvar alguém com isso! E Paulo mesmo estendeu isso com conteúdo teológico: "...que se entregou por nossos pecados, para nos resgatar deste presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém" (v. 4-5). O verso 4 afirma a expiação, mas depende do verso 3, a saudação. Então, a saudação não é apenas uma saudação.

Pedro escreve: "Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor" (2 Pedro 1:2). Isso é apenas um desejo? Mas há um ensinamento ali: "...no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor." Podemos receber graça e paz em abundância através do conhecimento de Deus e de Jesus Cristo. A saudação não é apenas uma saudação, mas também um ensinamento.

Mesmo que uma saudação se resuma a um mero desejo, sabemos que graça e paz nos são prometidas através de Cristo. Então, apenas porque algo aparece em uma saudação como um desejo, não significa que não seja prometido em muitos outros lugares na Escritura. Isso é principalmente como os professores da fé usam 3 João 2. O verso nos ensina que a vontade de Deus é que seu povo possua cura e prosperidade, e Ele prometeu essas coisas em vários lugares na Bíblia. A observação de que o verso é uma saudação não anula a doutrina WOF.

Olhe a saudação em Apocalipse: "João, às sete igrejas da província da Ásia: Graça e paz a vós, da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, dos sete Espíritos que estão diante do seu trono, e de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai — a ele seja glória e poder para todo o sempre! Amém." (Apocalipse 1:4-6). A alta cristologia está tão integrada à saudação que é inseparável dela. Enquanto copiava o trecho para fazer esse ponto, fui cativado pelo conteúdo e li várias vezes para apreciá-lo. Eu podia sentir a riqueza nele. A descrição elevada de Cristo foi o bastante para me emocionar, mas me contive para continuar. Este é o Jesus que eu amo. Mas claro, é apenas uma saudação, certo?

Quando escrevo um cartão para minha esposa, sigo o costume onde se encerra com uma palavra ou frase, acompanhada de uma assinatura. A diferença é que há uma frase especial que uso apenas para ela. Posso dar a outras pessoas um "sinceramente", se até isso. Embora seja uma parte costumeira de um cartão, quando escrevo para ela, não é apenas uma saudação ou um gesto educado, mas sempre é a parte mais significativa. Sempre escrevo com o maior sentimento e propósito. As palavras representam o que ela significa para mim. A frase é tanto uma declaração de fato quanto uma promessa solene.

Quem era Deus para João? O que Jesus significava para ele? "Aquele que é, e que era, e que há de vir... o fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o soberano dos reis da terra... que nos ama e nos libertou dos nossos pecados pelo seu sangue." Se isso é apenas uma saudação para você, então Jesus não significa o mesmo para você. Mas se Jesus significa o mesmo para você, então isso não é apenas uma saudação.

Este mesmo João saúda seu amigo Gaio com toda sinceridade: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como vai bem a tua alma" (3 João 2). Apenas um desejo? Que desejo! Ele não diz, "Amigo, desejo que a vontade soberana de Deus seja feita na tua vida, quer seja doença ou saúde, prosperidade ou calamidade." Não, ele só quer que seu amigo esteja bem. A menos que os estudiosos acusem João de agir por conta própria, caso em que se condenariam, o mínimo que podemos dizer sobre o verso é que representa a vontade preceptiva de Deus. E é exatamente assim que os professores da fé o utilizam na maioria das vezes. Então, as promessas de Deus que poderiam cumprir o desejo de João são encontradas em outros lugares na Escritura.

A primeira questão com este verso não é saúde e riqueza, mas se levamos a sério a palavra de Deus. Mesmo que os professores da fé façam mais do verso do que ele pretende, os críticos são os piores infratores. Com todas as ferramentas intelectuais corretas, é notável que acabem com uma aplicação tão inferior, enquanto os "hereges" menos sofisticados chegam a uma melhor interpretação apenas por levar o verso mais a sério — para os críticos, até demais. A verdade é que esses críticos têm preconceito contra a própria Bíblia e contra os benefícios advindos da fé em Cristo, e os cristãos da WOF apenas acabam no fogo cruzado. Os professores da fé estão equivocados em alguns pontos, mas você não conseguiria dizer quais são, se estiver preconceituoso contra o que a Bíblia ensina.

Quando você viu os críticos usarem 3 João 2 de maneira proveitosa? Provavelmente, a única vez que o mencionam é para controvérsia e refutação, não para ensinar e encorajar. Então, qual grupo honra mais a palavra de Deus? De que adianta, se os críticos se autodenominam doutores disso e daquilo, quando nem sequer conseguem usar uma saudação corretamente? E de que adianta, se não usam a palavra de Deus para fortalecer a fé das pessoas? Não contribuiriam mais para o mundo se fossem testadores de campos minados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário