domingo, 7 de janeiro de 2024

O Moderado Sem Cristo — Vincent Cheung

~ de e-mail ~

A Bíblia ensina que Deus prospera seu povo, mas conheço alguém que cita Provérbios 30:8 para afirmar que os crentes não deveriam ser ricos. O verso diz: "Livra-me da falsidade e da mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; concede-me apenas o pão de cada dia." Como devo responder?

Texto de Prova

Este é um caso de utilização incorreta de textos para provar um ponto. É hipócrita que as mesmas pessoas que afirmam que não devemos orar como Jabez dizem que devemos orar como Agur, embora a Bíblia tenha elogiado Jabez (1 Crônicas 4:9-10). Jabez orou para que Deus o abençoasse e aumentasse seu território. Deus aprovou e respondeu.

Seu amigo rejeita o contexto do verso que ele usa de Provérbios e também rejeita o que outras partes da Bíblia dizem sobre o assunto. Então, ele se coloca como um modelo de modéstia e moderação. Ele é um falso religioso. Alguém assim deveria ser exposto e condenado.

Provérbios em si ensina o caminho para a prosperidade, escrito por alguém que possuía uma prosperidade absurda e que associa a sabedoria à saúde e à riqueza.

Provérbios 3:5-10 diz: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; então se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." Saúde e riqueza.

Provérbios 3:13-16 diz: "Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis; e tudo o que dela possas desejar não se pode comparar a ela. Em sua mão direita há riquezas e honra; em seus caminhos há deliciosos frutos. O seu fruto é mais doce do que o mel, e o que ela produz são flocos de mel." Provérbios mantém a mesma prioridade que outras partes das Escrituras. Claro, a sabedoria é mais valiosa do que prata e ouro. Mas a sabedoria está conectada... à saúde e à riqueza.

Provérbios 4 :20-22 diz: "Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo." Mais saúde.

Provérbios 8:1, 18-21 diz: "Não clama a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? ...Comigo estão as riquezas e a honra, as riquezas duráveis e a justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado, e a minha renda melhor do que a prata escolhida. Eu ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, para fazer herdar bens aos que me amam, e encher-lhes os tesouros." Mais riqueza.

Provérbios 22:4 diz: "A humildade precede a honra." Saúde e riqueza à sua frente.

Olhe para os comentários. Você verá que quando os estudiosos encontram versículos sobre saúde e riqueza, quase sempre tentam enfraquecê-los. Eles apelarão para gênero, contexto, experiência, história da redenção, outras partes das Escrituras e, quando nada parece funcionar, recorrem à rebelião crua e à recusa em aceitar o que está escrito. Mas quando se deparam com versículos que afirmam endossar doença e pobreza, não os submetem à mesma máquina de redução. E nunca fazem isso com versículos que falam sobre amor, esperança, paz e coisas do tipo, independentemente do gênero ou de onde apareçam na história da redenção.

Por quê? Eles já tinham suas mentes formadas à parte da Bíblia e, quando a abrem, estão apenas procurando palavras e frases para justificar suas crenças existentes. Quando a Bíblia contradiz suas crenças, eles contornam, qualificam e neutralizam. Eles atacam os outros por manusearem a Bíblia dessa maneira, quando eles mesmos o fazem com a mesma frequência. Em todo caso, qualquer estratégia usada para destruir um conjunto de versículos também deve ser usada para destruir o outro. Se você descarta Salomão, Agur vai junto. Assim, todos os versículos se tornam sem sentido e todos vão para casa. No entanto, as técnicas que eles usam muitas vezes fortalecem os versículos que desejam destruir, como quando examinamos o contexto dos versículos.

Quando eles atacam os pregadores da prosperidade e os evangelistas da televisão, eles se retratam como se estivessem ocupando a posição intelectualmente superior. Mesmo quando estão errados, usariam sua erudição enviesada para desviar o foco. Eles não podem fazer isso comigo. Eu não sou alguém que podem intimidar. Conheço seus truques e não sou enganado por eles. Demonstrei que entendo claramente suas posições, o suficiente para desacreditar completamente sua ortodoxia, mostrando que seus credos e doutrinas frequentemente nem sequer se aproximam do básico teísmo. E também entendo as posições daqueles que eles atacam e difamam.

Produzi material suficiente para me tornar imune às críticas contra os pregadores da prosperidade e os evangelistas da televisão. Já que refutei os estudiosos em suas próprias doutrinas prediletas e me diferenciei dos alvos deles, eles não podem me descartar com um simples aceno de mão. Estou atento a eles e posso expô-los, mostrando que são hereges, blasfemos e charlatões. Esses termos que eles jogam contra os outros retornam para eles mesmos, às vezes com mais força.

Contexto

Podemos considerar os lugares na Bíblia onde a glória de Deus é revelada em riquezas, onde a extravagância de Deus é exaltada, onde a abundância de Deus é prometida, onde a prosperidade é retratada como boa e recebida pela fé. Ninguém que lê a Bíblia pode evitá-los. A questão é se ele os aceitará, interpretará de forma justa e integrará com um entendimento informado do restante das Escrituras, ou se se agarrará à sua descrença e tradição, suprimirá sua consciência e explicará a palavra de Deus. Em todo caso, essas áreas na Bíblia são prontamente descobertas. Seu amigo as aborda? Se ele discorda, as refuta? Ou cita apenas este único versículo em Provérbios e assume que ele suplanta tudo mais na Bíblia? É assim que as seitas usam a Bíblia.

Provérbios 30 contém as palavras de Agur. Seu amigo sequer leu os outros versículos deste capítulo? O versículo 8 diz: "Livra-me da falsidade e da mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza, mas dá-me apenas o pão de cada dia." Ele ama este versículo. Mas se ele usa o versículo 8 para justificar sua moderação, então ele também deve admitir o versículo 9 como sua razão para a moderação, porque o versículo 9 é a razão para o versículo 8. E o versículo 9 diz: "Para que, porventura, de farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão."

Em outras palavras, seu amigo confessa que, se tiver muito, se afastará de Deus, e se tiver muito pouco, então roubará das outras pessoas. Um homem assim provavelmente não é cristão. Paulo disse: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter em abundância. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:12-13). Ele havia experimentado tanto a pobreza quanto a prosperidade, mas porque seu coração estava fixo em Cristo, que lhe dava forças, ele não era afetado por sua situação financeira de qualquer maneira. Em contraste, seu amigo declara que todo o seu relacionamento com Deus é determinado pela quantidade que possui, pela quantidade de dinheiro que tem. Se sua situação for muito além em qualquer direção, sua fé desaparece. Adeus, Deus.

Algo vai bem e ele se torna um apóstata. Algo dá errado, e agora ele se torna um criminoso. Quanto ao resto de nós, "Instrua os ricos deste mundo a não serem arrogantes, nem a depositarem a sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que nos concede generosamente todas as coisas, para delas desfrutarmos" (1 Timóteo 6:17, NLT). Eu confio em Deus, não no dinheiro, e é por isso que permanecerei firme, seja tendo muito ou pouco. Deus, em quem você deveria confiar, concede abundantemente coisas para você, nas quais você não deve confiar, para desfrutar. Assim, só porque você não deve confiar em algo não significa que não possa ter muito disso. Na verdade, o fato de você não confiar é a razão pela qual pode se dar ao luxo de ter muito. Portanto, o que tenho, eu aproveito completamente. Mas não este sujeito - um pouco demais ou pouco demais, ele abandona Deus! E ele provavelmente está tentando parecer todo "descolado" e "superior" ao se referir a este versículo. Pessoas assim exalam autojustiça. Eles atacam um evangelho da prosperidade, mas são os únicos completamente obcecados por dinheiro e controlados por dinheiro. Suas almas dependem do montante de sua riqueza. É por isso que eu desprezo tanto esse tipo de falso religioso. Lixo espiritual fingindo ser gurus.

Só há um versículo na Bíblia? Ou só há uma frase em Provérbios 30? Você leu o restante do capítulo antes de me perguntar sobre esse sujeito? Por que não? Agur escreveu: "Estou cansado, ó Deus; estou cansado e desgastado, ó Deus. Sou mais estúpido que qualquer pessoa, e me falta bom senso. Não alcancei a sabedoria humana, e não conheço o Santo. Quem subiu aos céus e desceu? Quem detém o vento em suas mãos? Quem envolve as águas em seu manto? Quem estabeleceu os confins da terra? Qual é o seu nome — e o nome de seu filho? Diga-me, se você sabe!" (Provérbios 30:1-4, NLT). Mas eu sei. Agur, deixe-me te falar sobre ele. Seu nome é Jesus. Ele é minha vida. Ele é o autor e consumador da minha fé. Ele me preserva por seu decreto e poder, para que eu possa permanecer fiel, vivendo em abundância ou em necessidade. Ele me ensinou que "a vida de um homem não consiste na abundância de seus bens" (Lucas 12:15). Sem ele, o dinheiro seria inútil para mim de qualquer maneira, porque mesmo que eu vivesse, seria um cadáver ambulante. Não estou apenas sendo piedoso, porque vivi assim uma vez. Mas não estou sem Cristo. Posso fazer todas as coisas por meio daquele que me fortalece, e não vou abandonar minha fé ou me tornar um ladrão por causa de pequenas flutuações em meu saldo bancário.

Agur faz uma passagem, embora sem dúvida genuína, reconhecendo a palavra de Deus nos versículos 5 e 6. Mas se ele não falou como o apóstolo porque estava aprendendo e lutando, qual desculpa seu amigo tem, depois da vinda de Cristo e das palavras de Paulo? Se ele leu a carta aos Filipenses, ainda se identifica com Agur, que era "mais estúpido que qualquer pessoa," mais do que Paulo, que podia fazer todas as coisas por meio de Cristo? Desde que Cristo veio e o evangelho foi pregado por todo lugar, a explicação mais direta é que esse homem tem um coração ímpio e não regenerado que confia apenas na riqueza. E ele ousa dizer a você como um cristão deve pensar?

Agur disse: "Quem subiu aos céus e desceu?" Mas eu sou cristão: "A justiça que vem pela fé diz: 'Não diga em seu coração: 'Quem subirá aos céus?' (isto é, para trazer Cristo para baixo) ou 'Quem descerá ao abismo?' (isto é, para trazer Cristo de volta dos mortos). Mas o que ela diz? 'A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração'" (Romanos 10:6-7). A palavra de Deus está em minha boca e em meu coração, e eu tenho as respostas que Agur buscava. Agur disse: "Sou mais estúpido que qualquer pessoa." Isso descreve perfeitamente seu amigo. Mas porque sou cristão, "Tenho a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16). Jesus é minha sabedoria, minha justiça, minha redenção (1 Coríntios 1:30).

Pretexto

Não confie nele com o ministério ou com dinheiro, pois ele abandonaria Deus no momento em que tivesse demais. Estou falando sério. Não confie nele com suas posses, pois ele roubaria de você no momento em que não tivesse o suficiente. Ou ele está mentindo ao usar o verso 8, ou está propenso a cometer roubo a qualquer momento. Se ele estiver em uma posição onde lida com grandes somas de dinheiro, deveria ser denunciado. Deveria ser demitido. Ele já fez uma confissão, de que pretende roubar quando acha que não tem o suficiente para si mesmo. E certamente, nunca confie nele com a Bíblia. Ele só seleciona palavras aqui e ali para se justificar.

Provavelmente ele não conhece Cristo, porque caso contrário não se sentiria dessa maneira. Embora pareça obcecado com dinheiro, admitindo que sua fé e virtude dependem disso, eu não debateria com ele sobre o que a Bíblia diz sobre dinheiro, mas primeiro conversaria com ele sobre Cristo, pois não percebo um espírito nascido de novo pelo uso desse verso. Na verdade, eu me recusaria a discutir dinheiro ainda mais até ter confiança de que ele se converteu. Ele não precisa acreditar em prosperidade quando nem sequer acredita em Cristo.

O assunto é extremamente sério. A Bíblia diz: "Na mão direita, longura de dias; na esquerda, riquezas e honra" (Provérbios 3:16). Se a Sabedoria é uma imagem personificada de Deus, como a Palavra no Evangelho de João, até mesmo Cristo ele mesmo, então isso mostra que saúde e riqueza são de fato parte integrante da natureza de Deus. Portanto, um evangelho que mina saúde e riqueza é também um evangelho anti-Cristo. É um evangelho diferente. Ele prega um Deus e uma religião diferentes. A glorificação do sofrimento desnecessário, da doença e da pobreza é demoníaca. Qualquer doutrina que faz o Senhor ser cúmplice disso é uma heresia condenável.

Os falsos religiosos gostam de falar sobre os pregadores da prosperidade e evangelistas de televisão. Mas por que eu deveria me importar com eles? Por que mencioná-los? Isso é uma cortina de fumaça. Como meus ensinamentos são diferentes, não preciso responder por outras pessoas. Estou me referindo ao que a Bíblia ensina sobre saúde e riqueza, e ao que a Bíblia ensina sobre a natureza de Deus. Eles estão usando essas pessoas como pretexto para atacar Cristo. Eles não podem me distrair com um truque estúpido como esse. Eles não podem me desviar do meu caminho.

Esqueça os pregadores da prosperidade e os evangelistas de televisão. Produzi mais do que o suficiente para me diferenciar e para me tornar imune a ser identificado com seus erros e abusos - isto é, onde eles estão realmente errados, já que muitas vezes são difamados. Os pregadores da prosperidade, independentemente de seus defeitos, não podem ser usados como pretexto para me atacar. Qualquer um que tente é um mentiroso e revela sua própria incompetência e desonestidade. Então, continuo olhando diretamente para esses falsos religiosos. Eles não podem passar por cima disso com seus truques habituais. Deus os responsabilizará pelo que a Bíblia ensina sobre saúde e riqueza.

A esse homem, eu digo:

Você quer parecer piedoso e humilde, mas o mesmo verso que você abusa também o expõe como um fraudador religioso. Pare de usar a Bíblia - sente-se e cale a boca - e comece a aprender a Bíblia. Você está distorcendo esse verso na Bíblia para fazer desculpas por sua vida medíocre e patética, e para encobrir sua obsessão por riqueza e dependência do dinheiro. Você deseja transformar mediocridade em modéstia, fracasso em fé e egoísmo em sacrifício. Mas sua tentativa falha, porque o expõe como alguém que abandonaria Deus na primeira oportunidade, tudo por causa de um pouco de dinheiro. Examine-se e veja se está na fé. Volte aos fundamentos do evangelho, o leite da palavra, se é que ouviu isso em primeiro lugar. Não tente ostentar sua falsa piedade ou parecer religioso para os outros. É mais importante que você não arda no inferno.

Se você tem tanto medo do dinheiro, já está apaixonado por ele. O medo do dinheiro e o amor pelo dinheiro são dois lados da mesma moeda, que é a adoração ao dinheiro. Você pensa muito sobre o dinheiro, embora finja que não. O dinheiro tem um controle sobre seu coração mesmo antes de você ter muito dele. Quando Deus te abençoa com riqueza, o dinheiro é para você. É para você aproveitar (1 Timóteo 6:17). Mas não é apenas para você. Também é para você resgatar os pobres e financiar o evangelho (1 Timóteo 6:18). Mas você está todo tipo de: "Ah, não me dê muito ou muito pouco, porque posso perder minha fé ou roubar um banco!" Então, você não tem compaixão pelos pobres. Você não tem ambição pelo evangelho. O dinheiro é tudo sobre você.

Se você tem mais dinheiro do que precisa e não quer aproveitar o excedente conforme a Bíblia ensina, então DÊ. Escute, DÊ. Ele não está preso a você a menos que você o segure. Se o dinheiro é um problema tão grande, doe tudo. Espere... não faça isso, porque então você se tornará um ladrão. Mas doe tanto ou tão pouco quanto quiser. Vivemos em um tempo após a Grande Comissão ter sido dada, com igrejas, ministérios, pessoas desesperadas, ao redor do mundo, e essa opção nunca ocorre a você? Então, com todos os ensinamentos sobre o que fazer com dinheiro, você vai direto para Agur? Cara, você é pior do que um incrédulo.

Deixe essa atitude pretensiosa e egocêntrica sobre dinheiro de lado. Não seja um pedaço inútil de carne humana. Não seja um clichê. Por Cristo, supere esse cansativo medo de sucesso e medo de dinheiro. Isso é para os pagãos. Eles estão sem Deus e sem esperança neste mundo. Tudo é um problema para eles. O sucesso os arruína. O fracasso os arruína. Sem Cristo em sua vida, você está à mercê do seu ambiente. Se você tem Cristo, pode lidar tendo muito dinheiro e, se tem Cristo, pode lidar perdendo tudo, porque se tem Cristo, Ele será o seu tesouro. Quando você se tornar um cristão, você entenderá. Você pode tentar justificar sua mediocridade com textos, e até mesmo ir direto para o inferno, ou pode ter fé e entrar nas bênçãos de Deus em Cristo (Hebreus 4).

Veja bem, "A bênção do Senhor traz riqueza, e ele não acrescenta nenhum problema a ela" (Provérbios 10:22). A bênção de Deus é maravilhosa. Um pregador possui um navio de carga comercial e o usa para transportar toneladas de alimentos e suprimentos para pessoas em nações subdesenvolvidas enquanto fala sobre Jesus Cristo. Certos regimes opressores oferecem a ele acesso especial porque ele fornece ajuda gratuita para seu povo.

Evangelho da prosperidade? Claro que é.

Graças a Deus que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário