domingo, 7 de janeiro de 2024

Duas Perspectivas sobre a Palavra de Deus — Vincent Cheung

"Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido." (João 15:7)

Preste atenção à frase "as minhas palavras permanecerem em vocês". Isso é quase universalmente interpretado como um limitador sobre o restante do versículo, e com um senso de alívio. A palavra de Deus, de fato, impõe restrições contra o pecado. Por exemplo, ela diz que você não deve cobiçar a mulher do seu próximo. Mas isso é o primeiro pensamento que lhe vem à mente ao ler o versículo? Então, seu pastor o confronta com a frase e você exclama: "Ah, droga! Enganado de novo!" Se este é o seu estado espiritual, então você precisa de um limitador. Você precisa de todo tipo de ajuda.

Minha queixa é que isso também é usado como um limitador nas bênçãos e conquistas que estão disponíveis para nós. De alguma forma, a palavra de Deus o impede de alcançar coisas que a mesma palavra de Deus promete. Bem-vindo ao mundo insano da erudição cristã. É uma verdadeira loucura aqui dentro. Se você é novo, deixe-me avisar, será uma jornada difícil. Aqui está um princípio que pode evitar décadas de confusão: "Deus não é esquizofrênico, mas os estudiosos são hipócritas estúpidos." Mantenha isso em mente. Isso o ajudará a entender muitos materiais em seus estudos.

Deus é alguém que o segura? Satanás convenceu Eva disso, e por séculos os cristãos caíram no mesmo truque e o tornaram sua doutrina oficial. Deus deu a Adão e Eva domínio sobre toda a terra e, sem exigir trabalho árduo deles, fez com que a comida crescesse do chão para eles, por todo lugar. Apenas uma árvore foi proibida, e Satanás aproveitou isso como se fosse devido a alguma estranha insegurança em Deus, como se Deus não quisesse que seu povo tivesse demais. Deus disse que eles poderiam praticamente pegar tudo, e a primeira coisa que Satanás disse a eles foi: "Ah, então Deus disse que vocês não podem ter isso?" É o mesmo truque. É a mesma coisa! E os cristãos estão caindo nisso mais uma vez. Claro, agora tem um sabor cristão para facilitar a aceitação, e um impulso autojusto para os religiosos que desejam ficar um pouco animados com isso, mas essencialmente é o mesmo truque.

Jesus não disse: "Se você se lembrar das minhas restrições, então poderá escolher entre as opções que restam, e isso lhe será concedido. Ah, espere, mesmo assim você pode não conseguir, porque Deus é soberano. Aproveite." Obrigado, Jesus? A interpretação usual implica que Jesus deveria ter dito assim. Então, não precisaríamos que os estudiosos nos dissessem que ele pretendia dizer isso desde o início. Mas Jesus não quis dizer dessa maneira. Ele pretendia inspirar fé, ação e vitória. O próximo versículo diz: "Isso é para a glória de meu Pai, que vocês deem muito fruto." Deus é glorificado quando somos eficazes, quando obtemos resultados. Isso segue o que Jesus disse não muito antes disso, que qualquer um que tenha fé nele faria as mesmas obras que ele fez, como seus milagres, e até obras maiores (João 14:12). Nesse mesmo contexto, ele acrescentou: "E tudo o que pedirem em meu nome, eu farei, para que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14:13).

Jesus queria expandir nosso pensamento, não restringi-lo. Ele disse que suas palavras deveriam permanecer em nós. Quais são algumas de suas palavras? O que são algumas das coisas que ele disse? Ele disse que todas as coisas são possíveis para quem crê. Ele disse que, se você tiver fé, poderá falar a uma montanha, e ela obedecerá a você. Ele disse que receberíamos poder quando o Espírito Santo viesse sobre nós. Ele disse que seríamos suas testemunhas para todas as nações. Deus não é alguém que me segura. Deus é alguém que me ensinou coisas que eu nunca teria pensado por conta própria. Deus é alguém que prometeu fazer coisas por mim e junto comigo que eu nunca imaginei, que nunca pensei ser possível e que nunca pensei que seria permitido ou qualificado para participar. Eu estava preso em um poço escuro, olhando para cima por um pequeno buraco, mas Jesus Cristo me puxou para cima e me colocou no monte de Deus, e mostrou diante de mim todo o panorama de promessas e intenções divinas. Então, ele me disse para me juntar e ser um colaborador com Deus. Para mim, isso é ter as palavras dele.

Preste atenção em como alguém interpreta um versículo como este. Você descobrirá se ele tem consultado o Todo-Poderoso, ou se é apenas alguém lutando para controlar um texto de acordo com seus pressupostos religiosos e culturais. Ele considera Jesus Cristo como o Grande Benfeitor que abriu seus olhos, ou como algum cara do passado que se tornou um estorvo para sua religião, cujas reivindicações ultrajantes precisam ser contidas, explicadas ou, na melhor das hipóteses, reconhecidas de maneira extremamente condescendente? A palavra de Deus não é um fator limitante, mas um poder libertador, uma academia de fortalecimento da fé e uma experiência de ampliação da mente. Jesus Cristo não é um fardo para mim, mas é minha vida e minha esperança. Ele não é uma vergonha. Ele não disse nada muito extremo, porque, não importa quão impressionantes sejam suas declarações, todas elas são verdadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário