domingo, 7 de janeiro de 2024

Vã Repetição versus Repetição de Fé — Vincent Cheung

Saiba a diferença entre a vã repetição e a repetição de fé. Se alguém não ora ao Pai por meio de Jesus Cristo, ou se não ora com fé, então qualquer repetição é vazia. Repetir uma oração como se fosse um mantra ou uma invocação não a torna mais provável de ser respondida. Se você ora com fé, pode orar novamente. Se orar na incredulidade, mesmo a primeira vez é inútil. A Bíblia diz para não esperarmos nada do Senhor.

Existem dois tipos legítimos de repetição.

Primeiro, há a oração de dedicação. Antes de Jesus ser preso, Ele orou a mesma coisa várias vezes. Ele não estava realmente pedindo algo. Ele sabia por que veio e o que estava prestes a acontecer. Ele estava se preparando para um tempo de ministério difícil. Se quiser, você pode incluir louvor, adoração e ações de graças nesse tipo de oração. Você deve dizer: "Louvado seja o Senhor, pois Ele é bom, e Sua misericórdia dura para sempre." Você pode dizer isso quantas vezes quiser, desde que signifique. Nesse tipo de oração, você abraça a vontade de Deus enquanto ora (Mateus 26:39, 42).

Segundo, há a oração de petição. Jesus contou uma história sobre uma viúva que persistiu com um juiz injusto até que ele lhe concedesse a justiça que ela exigia. A história não quer dizer que Deus seja como um juiz injusto, mas o ponto é que, se até mesmo uma pessoa injusta cederia à persistência de uma viúva, Deus está muito mais pronto para responder às nossas orações quando vamos até Ele em uma fé inabalável. Nesse tipo de oração, você descobre a vontade de Deus antes de orar (1 João 5:14-15).

Muitas vezes, os cristãos colocam todas as orações na primeira categoria. Eles fazem petições usando os princípios da dedicação. É por isso que são fracos e fracassados. Pare de fingir humildade quando Deus já lhe prometeu a vitória e ordenou que avance em fé (Êxodo 14:15)!

A questão principal na oração é a fé, não técnicas ou mecânicas. A maioria das orações vem da incredulidade, e a maioria das orações repetidas vem da repetição da incredulidade. Se você tem fé, pode orar uma vez e receber, ou pode pedir novamente. Se a oração vai além de um mero alívio psicológico, e se você realmente espera receber o que pede, então pode persistir por algo até receber, ou continuar buscando progresso até estar satisfeito.

Qualquer cristão pode melhorar se parar de arranjar desculpas, corrigir sua teologia e começar a orar e falar em fé. Isso muitas vezes significará renunciar a seus mestres e tradições, até mesmo condená-los. Ele terá que decidir se Cristo vale mais para ele do que essas coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário