domingo, 7 de janeiro de 2024

Cessacionistas como Assassinos em Massa — Vincent Cheung

Às vezes, as pessoas argumentam contra a cura bíblica referindo-se a casos de presunção. A alegação é que algumas pessoas insistiram em receber cura de Deus e recusaram assistência médica, e posteriormente suas condições pioraram, e algumas até morreram. Mas o que isso tem a ver com a doutrina bíblica de cura? Como sabemos se essas pessoas realmente tinham fé? Nos casos que examinei, as pessoas prejudicadas nunca entenderam o que foi ensinado sobre cura, ou nunca praticaram o que foi ensinado. Em alguns casos, de fato foram ensinados com uma doutrina incorreta, mas isso é irrelevante, porque eles nem seguiram a versão errônea. As pessoas foram provocadas a pensar sobre o assunto pelo que ouviram, mas geralmente agiram com suas próprias ideias.

Aqueles que argumentam contra a cura desta forma empregam a mesma tática dos repórteres que manipulam a audiência com histórias de "interesse humano", nas quais eles se concentram em indivíduos específicos para fazer um ponto sobre políticas amplas. Alguns repórteres tentaram minar a cura bíblica com esse método. Eles usam histórias de interesse humano na tentativa de manipular a opinião pública e, se possível, a doutrina cristã. O método tenta contornar a investigação racional e ir diretamente para o emocional. Esse truque é para o parque infantil intelectual. É para crianças. Ainda assim, cristãos caem nisso e fazem a mesma coisa. Mas os cristãos não deveriam usar métodos desonestos para influenciar as pessoas.

Uma história pode servir como ilustração junto com um argumento, mas nunca é um substituto para um argumento. Os repórteres, caçadores de heresias e observadores de seitas estão ansiosos para minar a doutrina bíblica da cura em primeiro lugar. Eles raramente tentam entender o que a Bíblia ensina sobre o assunto, depois tentam apreciar o que os ministérios visados ensinam sobre isso, e depois tentam investigar se os doentes realmente entenderam e praticaram o ensinamento. Em vez disso, procuram por resultados trágicos - caçam histórias - apoderam-se delas e então atribuem a culpa aos pregadores ou doutrinas que desejam derrubar. Isso é supostamente racional e científico. Isso é supostamente uma boa reportagem e uma boa pregação.

Se a doutrina da cura estiver errada, então não precisamos de histórias para reforçar o ponto. Estaria errado mesmo sem histórias trágicas. No entanto, se a doutrina da cura estiver correta e se vier de Deus, então as histórias não a desmentem. Na verdade, se a doutrina estiver correta, então a primeira suposição deve ser que, sempre que parecer falhar, a pessoa nunca acreditou ou praticou. Não deveria esta ser a suposição inicial em cada caso, pelo menos se você for um cristão? Se houver razões mais sutis, ainda podemos descobrir, mas se você descartar tudo, nunca dará o primeiro passo para entender. É uma abordagem avestruz para a teologia. Este é o simples raciocínio do evangelho. Se um membro da igreja foi enviado ao inferno, os caçadores de heresias e observadores de seitas denunciariam o sangue de Cristo e concluiriam que não há tal coisa como salvação, ou diriam que a pessoa nunca realmente acreditou em Cristo, mas apenas fingiu ser um crente?

Suponha, sem nenhum respaldo bíblico, você especula que uma pessoa teria se recuperado se tivesse rejeitado a doutrina de cura, ou se não tivesse afirmado ter acreditado nela (já que provavelmente não acreditava mesmo). Então, com base bíblica substancial, eu declararia que milhares e milhares de pessoas teriam sobrevivido se pessoas como você tivessem pregado a doutrina bíblica de cura, que Jesus Cristo levou nossas enfermidades e suportou nossas doenças, e que a oração da fé curará os doentes. Você se agarra a um resultado e especula sobre toda uma doutrina, quando a pessoa provavelmente não acreditava ou praticava a doutrina, quando o ensinamento provavelmente era diferente daquele da Escritura, ou quando o resultado talvez nem tenha nada a ver com a doutrina.

Por outro lado, eu aceito a doutrina de Deus e faço uma aplicação dedutiva. Se a Bíblia ensina arrependimento e você se recusa a ensinar arrependimento a um pecador, então o sangue dele está em suas mãos mesmo que ele não se arrependesse. Sua negligência é uma base suficiente para atribuir a você a culpa pela condenação do pecador. Deus mesmo explicou isso (Ezequiel 33:1-9). Da mesma forma, se a Bíblia ensina cura e você se recusa a ensinar cura a uma pessoa doente, então a morte dela está em suas mãos mesmo que ela não tenha acreditado ou se recuperado. Sua negligência é uma base suficiente para atribuir a você a culpa pela morte da pessoa doente. Sob essa perspectiva, os cessacionistas são assassinos em massa. Os caçadores de heresias e observadores de seitas que se recusam a ensinar sobre cura e que minam a doutrina de cura são assassinos em massa. Isso é uma aplicação direta de um princípio bíblico. Não envolve especulação, pois é irrelevante se qualquer um deles teria sido curado, já que o pecado está em não contar às pessoas sobre a cura e não orar por ela.

Qualquer pessoa que tenha a responsabilidade e a oportunidade de ensinar sobre Jesus Cristo, mas que não ensina sobre cura, ou até mesmo ensina contra ela, é um assassino em massa. E qualquer um que use anedotas para minar a doutrina é um religioso sangrento que explora o sofrimento das pessoas para promover sua agenda teológica. Ele é o pior tipo de pessoa. Para cada pessoa que morreu por causa de uma distorção da doutrina ou por algo completamente não relacionado à doutrina, quantas centenas de milhares morreram porque os cristãos se recusaram a ensinar a doutrina, e ensiná-la corretamente? Além disso, para cada pessoa que morreu, quantas foram curadas, até mesmo salvas do leito de morte, porque alguns cristãos pregaram sobre cura e oraram pelos doentes, como Jesus ordenou? Qualquer pessoa que traga abuso para desacreditar a doutrina se condena. Se distorções e incompreensões resultaram em prejuízo, então a solução não é descartar a doutrina, mas ensiná-la correta e constantemente.

Você quer culpar uma morte em alguém que pregou sobre cura? Dez? Cinquenta? Eu culparei você e seu tipo pelas mortes de milhares e milhares e milhares e milhares e milhares e milhares de pessoas doentes que vocês poderiam ter ajudado com a verdadeira doutrina bíblica de cura. Se você não gosta desse tipo de atenção, então não comece uma briga que não pode vencer. Não culpe alguém que pregou sobre cura. Talvez a pessoa doente tenha morrido porque VOCÊ não pregou sobre cura para ela! Até isso foi CULPA SUA! E enquanto você se recusar a aceitar a doutrina, posso culpar você por cada pessoa que fica doente e morre.

Antes de falar uma palavra sobre Tom Jones da Flórida ou Megan Smith do Alasca, sobre como eles foram enganados pelo Reverendo Dê-me Dinheiro, primeiro se liberte da montanha de corpos. O quê? Você ainda quer discutir? Nem conseguimos ouvi-lo com todos esses cadáveres em cima de você. Para cada caso que você culpa pelo ensino sobre cura, eu culparei você por cada pessoa que morre de uma doença porque você não fez sua parte. Olhe, você acabou de matar mais alguém. E...lá vai mais um. O sangue deles está em suas mãos. A Bíblia realmente ensina uma doutrina de cura milagrosa. Se você não a ensinou, então não pode se dar ao luxo de jogar esse jogo. Saia, ou seja enterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário