segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Ciência e Sexualidade — Vincent Cheung

A ciência não é uma autoridade objetiva ou um corpo de conhecimento. A ciência não é Deus. O que é a ciência? A ciência são pessoas. Um grupo muito pequeno de pessoas. Essas pessoas usam teorias que desenvolveram, categorias que inventaram, instrumentos que fabricaram, e afirmam que existem coisas como moléculas, germes, genes, etc., e alegam que são isso e aquilo, e que determinam isso e aquilo. A ciência é apenas um nome bonito para resumir tudo isso, bem, para esconder tudo isso, porque a verdade é que é tão fraca quanto parece quando se expande sobre o que é. Portanto, não posso aceitar isso como uma autoridade para me dizer sobre a natureza da realidade ou como base da ética.

Se não pudermos concordar com o exposto, então a questão muda primeiro para a natureza e confiabilidade da ciência, e a Síndrome da Insensibilidade aos Andrógenos (AIS) se torna sem sentido até resolvermos isso. Mas se pudermos concordar com o exposto, então a ciência se torna irrelevante para os aspectos espirituais e éticos da AIS. Ou seja, mesmo que de fato existam coisas como cromossomos e, mesmo que seja verdade que homens e mulheres têm composições genéticas diferentes, não há como saltar disso para a conclusão de que os cromossomos determinam em vez de apenas correlacionar com o gênero. É logicamente impossível saltar de um para o outro. Tem que ser aceito por um ato de decisão sem razão. Mas se eu não aceito isso, já que não há motivo para aceitar, então a relevância desaparece. Assim, neste ponto, posso concordar com a pessoa que disse que antes da genética, a pessoa poderia ter sido considerada uma fêmea infértil, porque fisicamente, essa pessoa seria capaz de se tornar "uma só carne" com um homem. A pessoa poderia se casar com alguém e nunca descobrir a condição.

Seja qual for a razão para a infertilidade, isso é um defeito físico. Assim como no caso da homossexualidade, que alguns cientistas consideram como geneticamente determinada (A homossexualidade é até física? Estamos assumindo muitas coisas que a ciência afirma por enquanto sem concordar ou discordar, mas apenas para poder ter essa discussão), é uma consequência do pecado (não necessariamente pecados particulares, mas a queda do homem). Jesus veio para nos salvar do pecado e destruir as obras do diabo. Ele veio para salvar o homem como um todo. Existem alguns benefícios que são explicitamente adiados até após esta vida, como nosso corpo ressurreto. No entanto, existem outros benefícios que são explicitamente estabelecidos para esta vida, como a cura, tanto espiritual quanto física. A cura é sem sentido após esta vida, porque então receberemos um corpo ressurreto, e isso é transformação, não cura. Se você está recebendo alguma cura, está recebendo agora. Seja qual for a razão para o defeito, Deus pode curá-lo. Se de fato existirem coisas como cromossomos, e se eles de fato determinarem o gênero, e se de fato determinarem que alguém é geneticamente masculino mesmo que a pessoa seja feminina em outros aspectos, Deus pode mudar os genes para se ajustarem. Da mesma forma, se de fato existirem coisas como genes, e se os genes de fato determinarem a orientação sexual, Deus pode mudar os genes. Mesmo que a ciência seja verdadeira, e se Deus não curar, a pessoa pode permanecer solteira por toda a vida. Mas a ciência não sabe o que é verdade, e Deus de fato cura.[1]

Isso não é diferente de alguém entrar no reino de Deus aleijado, cego ou doente de câncer. "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças" (Mateus 8:17), assim como levou nossos pecados. A cura é parte da redenção, tanto quanto o perdão, porque a base é a mesma. Negar isso é pregar um evangelho diferente, e pisar no sangue de Jesus como algo comum e ineficaz. Na verdade, há tanta cura para a igreja, para "os filhos", que os cristãos podem dispensar para os de fora ("os cães") como as "migalhas" que caem da mesa das crianças (Mateus 15:27). Como Jesus disse: "Porão as mãos sobre os enfermos, e eles serão curados" (Marcos 16:18).[2] Uma vez que os cessacionistas rejeitam a expiação nesse sentido, eles não podem oferecer aconselhamento bíblico sobre este assunto (imaginem aconselhar contra o pecado quando a teologia de alguém rejeita a expiação pelo pecado). Eles não podem oferecer nenhuma proposta que resolva o problema. Provavelmente recorrerão a besteiras sobre a soberania de Deus (que em sua soberania enviou Jesus para levar embora nossas enfermidades), o sofrimento como bênção (uma bênção que Jesus passou muito tempo para eliminar, Atos 10:38), sofrer com ou por Cristo (quando ele sofreu algumas coisas para que não tivéssemos que sofrer), que este ainda é um mundo caído (quando Cristo venceu o mundo), e então entregar essa pessoa à todo-poderosa "ciência" (o que significa esse pequeno grupo de pessoas, na maioria descrentes e evolucionistas, que são cientistas). Nada disso é do evangelho, mas da incredulidade, ou seja, do diabo.

Enquanto houver confusão, e enquanto não houver mudança, e se houver incredulidade quando se trata de cura, por que não apenas deixar de lado gênero e sexo, tornar-se um "eunuco" e dedicar a vida ao evangelho (Mateus 19:12)? Jesus disse que alguns nascem eunucos, alguns são feitos eunucos pelos homens, e alguns renunciam ao casamento por causa do reino dos céus. Se alguém fizer isso com alegria e fé (embora aparentemente sem fé para cura) e não de má vontade, ainda assim pode ter uma vida maravilhosa e produtiva através de Jesus Cristo.

Insisto novamente que a solução bíblica é a cura milagrosa, e que o aconselhamento bíblico não deve começar fazendo planos alternativos contra a solução bíblica. Mas se houver tanta incredulidade, então o primeiro plano de contingência é a celibacia, se não para a vida toda, pelo menos enquanto se destroem as dúvidas. Se a incredulidade for simplesmente considerada aceitável, então eu não teria mais conselhos, porque não acredito que qualquer curso de ação faria diferença. A pessoa não se importa com o que Deus diz e pode muito bem fazer o que ela/ele/quizer.

* * *

[1] Deus quase sempre cura a condição e o sintoma, como se um correspondesse ao outro. Mas Ele não precisa, e às vezes não o faz. Ouvi falar de alguém que caiu de uma plataforma de petróleo. Ele quase morreu e, por alguns relatos, realmente morreu. Cristãos oraram por ele e ele se recuperou. Entre outras coisas, os ossos de um de seus braços estavam completamente quebrados. À medida que ele voltava ao trabalho, os raios-X ainda mostravam os ossos quebrados, mas ele conseguia usar o braço e os médicos o liberaram. A seguradora insistiu em pagá-lo mesmo assim, pois seguiam o relatório médico, embora o homem tenha ido até o escritório deles e mostrado que podia usar o braço. Meu ponto é que mesmo que tudo o que a ciência diz sobre os genes seja correto, Deus pode mudar o efeito ou o sintoma sem mudar os genes, embora ele geralmente mude tudo para corresponder.

[2] Deveria haver muita cura entre os cristãos, a ponto de procurarmos não-cristãos para distribuir isso. Uma vez, assumi a liderança de alguns cristãos e introduzi a cura para eles. As pessoas estavam sendo curadas e era bom ter demonstrações. Mas após duas semanas, todo mundo estava curado. Eu continuei a ensinar sobre o assunto, já que há muito a dizer sobre esse tema que poderia falar interminavelmente, mas por um tempo não houve mais demonstrações. Não havia mais pessoas doentes. Então, tivemos que trabalhar mais para convidar os enfermos a virem, e alguém começou a me levar pela cidade para visitar os doentes. Este foi o início do período em que distribuí o trabalho de modo que eu orava apenas por casos incuráveis (nem sempre terminais), e os outros cristãos oravam pelo restante. As crianças deveriam ter muita cura. A cura deveria estar transbordando. Elas deveriam estar repletas de cura e ainda ter o suficiente para alimentar os cães.

Fonte: e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário