segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Por Seus Frutos Vocês os Reconhecerão — Vincent Cheung

Deus falou com duas pessoas que se autodenominavam cristãs. Ele disse: "Estude a palavra de Deus. Acredite na mensagem. Faça o que ela diz."

A primeira pessoa era um carismático. Ele estava relutante, porque não achava que um estudo sério fosse muito espiritual. Talvez fosse um pouco descuidado. Talvez fosse um pouco impreciso. Talvez fosse um pouco rude. Mas então ele leu a Bíblia e acreditou no que leu. E assim fez disso sua missão pregar a palavra, curar os doentes e trazer às pessoas o poder e a vitória que poderiam receber através de Jesus Cristo. A outra pessoa reclamou que ele não era "centrado em Deus", mas "centrado em si mesmo". Ele declarou que a mensagem desse homem era muito pessoal e positiva. Na verdade, ele continuou pedindo e pedindo e pedindo a Deus. "Me dê o que você prometeu", insistiu. Mas então ele continuou dando e dando e dando às pessoas com o que recebia.

A segunda pessoa era um cessacionista. Ele estava ansioso por um estudo sério, porque era o que ele gostava. Quanto mais estudava, mais impressionado ficava consigo mesmo, mas quando lia a Bíblia, rejeitava grande parte do que lia. E assim fez disso sua missão humilhar e minar aquele que tinha fé na palavra de Deus para salvar, curar e realizar todo tipo de sinais e maravilhas. Pelo resto de sua vida, tentou escravizar todos ao seu próprio sistema religioso. Ele continuou negando, reinterpretando e alegorizando as bênçãos de Deus e os benefícios da redenção. "Pela glória de Deus!" ele se vangloriava. E continuou atacando, assediando e zombando daqueles que tinham fé para receber de Deus as coisas que Jesus derramou seu sangue para obter para eles.

O que você acha? Qual deles fez o que o Pai queria? (Mateus 21:28-32)

Quando Jesus disse, "Pelos seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:16, 20), você acha que ele estava nos alertando sobre a primeira pessoa ou a segunda pessoa? O contexto histórico nos diz o que Jesus tinha em mente. Ele não estava enfrentando oposição de alguém como o primeiro homem. Quase todos os seus inimigos eram como o segundo. Quase todos os seus inimigos até hoje têm sido como o segundo. O contexto bíblico também é inconfundível. Ele disse isso no Sermão da Montanha. Do início ao fim do discurso, ele estava falando contra os fariseus e os escribas (Mateus 5:20, 7:29), o estabelecimento religioso de seu tempo.

João Batista também estava falando aos fariseus e saduceus quando disse: "Produzam frutos que mostrem arrependimento" (Mateus 3:8, 10). Ele disse a eles para pararem de dizer: "Temos Abraão como nosso pai." Agora as pessoas dizem que têm Agostinho, ou Calvino, ou este ou aquele teólogo como pai na fé. E daí? Deus pode levantar dez mil deles de um monte de pedras. Mas Calvino estava correto sobre tudo? E o que isso tem a ver com você, quando você está errado sobre tudo? Por que eu deveria me importar com sua herança da Reforma, ou herança metodista, ou alguma outra herança? Por que eu ficaria impressionado, quando isso produziu alguém como você?

Jesus estava falando contra aqueles que o criticavam. Eles atacaram seu ministério de cura e milagres (Mateus 12:24), e ele respondeu: "Façam a árvore boa e o seu fruto será bom, ou façam a árvore má e o seu fruto será ruim, pois a árvore é reconhecida pelo seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12:33-34). Ele disse: "A árvore é reconhecida pelo seu fruto." O ensinamento de que devemos julgar o "fruto" é frequentemente usado para atacar carismáticos, pregadores da televisão e pregadores da prosperidade, mas Jesus o direcionou contra os tradicionalistas e o estabelecimento religioso. Isso se aplica principalmente aos cessacionistas, aos teólogos e aos caçadores de heresias - os defensores autoproclamados da fé.

Parte de julgar o fruto tem a ver com avaliar o que eles dizem (Mateus 12:33-34). Qual é o fruto deles? O que eles dizem? Eles falam contra os benefícios de Cristo, contra o ministério de cura e milagres, às vezes blasfemando contra o Espírito Santo, e perseguem aqueles que têm fé e desejo de receber de Deus. Este é o fruto deles. Esta é a herança deles. Agora você os reconhece. O que você vai fazer a respeito? Acho que você não fará nada a respeito. E é por isso que os cristãos permanecem em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário