domingo, 7 de janeiro de 2024

Sábado Verdadeiro — Vincent Cheung

Vá e aprenda o que isso significa: "Desejo misericórdia, e não sacrifício." Existe uma tradição teológica que coloca grande ênfase em guardar o sábado no domingo. Por mais de vinte anos, membros dessa tradição não me perguntaram o que deveriam fazer no sábado, mas sim se eram proibidos de fazer isso ou aquilo. Eles só me perguntam o que não devem fazer. Para eles, o sábado não é um dia para receber misericórdia e mostrar misericórdia, mas um dia para exibir dedicação na forma de suportar sacrifício, tédio e inconveniência. Na verdade, isso parece ser a visão deles da vida cristã inteira. Talvez eles não pensem assim o tempo todo, mas a fé deles é defeituosa mesmo que pensem assim às vezes.

Assumindo, por um momento, que a doutrina deles sobre o sábado esteja correta, em vez de perguntar o que não devem fazer no domingo, perguntem o que devem fazer. Vocês ensinam a palavra de Deus para as pessoas, para aproximá-las dele e fortalecer a fé delas? Vocês oram pelos doentes, para que Deus possa fazer milagres bem diante de todos? Vocês exercem o poder da profecia, para que Deus possa revelar os segredos do coração, para confortar e encorajar? Vocês ajudam os pobres, os órfãos e as viúvas, conforme a Bíblia ensina, de maneira inteligente e não indiscriminada?

Se vocês não fazem essas coisas, de que adianta evitar ler o jornal ou fazer compras no domingo? De que adianta? Se a sua igreja não ora pelos doentes como Jesus fez, por que ela existe? Qual sábado vocês estão honrando? Que religião é essa? Aqueles que afirmam reverenciar mais o sábado são geralmente os que mais o profanam. É muito fácil guardar o sábado com o corpo, e apenas por um dia por semana. Até muitos incrédulos fazem isso. O que os mais fervorosos defensores do sábado se recusam a fazer, no entanto, é guardar o sábado com o coração e fazê-lo todos os dias. Para agradar a Deus no domingo e todos os dias, comece primeiro com fé, misericórdia e justiça, não tradição ou cerimônia. Caso contrário, tanto faz fazer o que quiser no domingo ou em qualquer dia. Não faz diferença.

Jesus Cristo nos dá descanso. Honre o sacrifício dele ensinando e recebendo a misericórdia que ele obteve para nós com o seu próprio sangue. Entre nos benefícios do seu pacto pela fé. Estes incluem comunhão com Deus, perdão dos pecados, santidade e integridade, conhecimento de coisas espirituais, cura, profecia, manifestações miraculosas da fé, manifestações miraculosas do Espírito, provisões e bênçãos materiais, e muitos outros.

Se você usa o sábado para reclamar sobre política, discutir filosofia, atacar o ministério de cura e profecia, ou de alguma forma, para se justificar e se promover, então esqueça. Arrume suas coisas e vá para casa. Não vale o tempo ou esforço. Você é como os fariseus. Seria melhor se você esquecesse completamente a igreja e apenas levasse seus filhos a um restaurante de fast food. Divirta-se. Isso seria muito mais sagrado do que aquele sacrilégio que você chama de sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário