domingo, 31 de dezembro de 2023

Apenas Acredite — Vincent Cheung

Enquanto ele ainda estava falando, alguém da casa do líder veio e disse: "Sua filha está morta; não incomode mais o Mestre". Mas Jesus, ao ouvir isso, respondeu-lhe: "Não tema; apenas acredite, e ela ficará bem." E quando ele chegou à casa, não permitiu que ninguém entrasse com ele, exceto Pedro, João e Tiago, e o pai e a mãe da criança. E todos estavam chorando e lamentando por ela, mas ele disse: "Não chore, pois ela não está morta, apenas dormindo". E eles riram dele, sabendo que ela estava morta. Mas pegando-a pela mão, ele chamou, dizendo: "Criança, levante-se". E o espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. E ele ordenou que lhe dessem algo para comer. (Lucas 8:49-55, ESV)

Como admiramos o Senhor Jesus Cristo. Embora ele não estivesse sem emoções e pudesse ser perturbado em seus sentimentos, ele nunca vacilou em sua confiança e nunca vacilou em sua determinação. Ele é nosso verdadeiro mestre e campeão.

Jairo estava em apuros, ou melhor, sua filha, que estava doente e prestes a morrer. Ele implorou a Jesus que a curasse, e o Senhor concordou. Enquanto estavam a caminho, Jesus estava pressionado pela multidão, mas o toque de curiosidade e excitação provou ser fútil. Mesmo estando na carne, ele não foi conhecido ou apropriado pela carne. Mas então, houve um toque de fé.

Na conta paralela de Marcos, a mulher disse a si mesma: "Se eu apenas tocar em suas vestes, serei curada" (Marcos 5:28). Isso não era algo comum de se pensar em alguém, mas ela percebeu seu significado espiritual, e não apenas seu corpo físico. Jesus parou e disse que alguém o havia tocado. Seus discípulos acharam estranho isso que ele disse: "Você vê as pessoas se aglomerando contra você e mesmo assim pergunta: ‘Quem me tocou?’" (Marcos 5:31). Muitas pessoas o tocaram, mas apenas o toque da fé importava. Foi um toque que considerou Jesus mais do que um homem comum e mais do que um mero mestre ou escriba.

Enquanto Jesus ainda falava, chegou a notícia de que a filha havia morrido. Era tarde demais. Ou era? Jesus se virou para Jairo e disse: "Não tema; apenas acredite." Que tipo de homem era este? As pessoas se perguntavam a mesma coisa quando o viam dominar demônios e comandar as tempestades. Ele não era apenas outro fundador religioso. Ele não trouxe apenas teorias e ética, mas trouxe a verdade sobre Deus, da qual surgiram ética, poder e salvação. Que agora seu povo também seja diferente. Se nosso líder é Senhor sobre todas as coisas, por que pensaríamos como fracos ou nos comportaríamos como seguidores de religiões falsas, apenas com um nome diferente?

Quando ele chegou, disse às pessoas para pararem de lamentar, porque "Ela não está morta, apenas dormindo." Ele não quis dizer que houve um diagnóstico errado, pois a garota estava realmente morta. E não foi um mero eufemismo, pois riram dele. O caso de Lázaro ilustra esses dois pontos. Jesus disse a seus discípulos: "Nosso amigo Lázaro adormeceu; mas estou indo lá para acordá-lo" (João 11:11). Seus discípulos responderam: "Senhor, se ele dorme, vai melhorar." O mal-entendido mostra que este não era um eufemismo ou uma figura de linguagem comum que outros entenderiam facilmente. Jesus então explicou: "Lázaro está morto." Assim, quando ele disse que uma pessoa morta estava dormindo, ele não se referia a um diagnóstico errado.

Jesus falou como Deus falaria. Assim como Deus chamou Abraão de pai quando ele ainda era estéril, Jesus era aquele que chamava as coisas que não são como se fossem (Romanos 4:17). Deus nunca pode mentir, não porque existam coisas que a onipotência não pode realizar, como alguns colocariam, mas porque mentir é inaplicável a Deus, já que a vontade, o poder, a palavra e a verdade são um nele. Se Deus diz algo, então mesmo que não fosse verdade antes, se tornaria verdade.

Alguns cristãos são criticados por imitar o Senhor nisso, mas, independentemente de seus erros em outros assuntos, e podem ser muitos, nessa questão a crítica demonstra ignorância e preconceito, porque esta é a linguagem da fé, e o Senhor não foi o único que falou assim. Considere a mulher sunamita (2 Reis 4). Quando seu filho morreu, ela pediu um jumento ao marido para visitar Eliseu. Seu marido perguntou o motivo, e ela disse: "Está tudo bem." Quando o servo de Eliseu lhe perguntou: "Está tudo bem com seu filho?" ela disse: "Está tudo bem." Ela não negou a realidade da situação, já que instruiu o servo a se apressar, e quando encontrou Eliseu, o profeta percebeu que ela estava em grande aflição. Ela disse: "Não pedi um filho a você, meu senhor? Não lhe disse para não criar minhas expectativas?" No entanto, ela nunca mencionou que o filho havia morrido. Eliseu foi até o menino e o ressuscitou dos mortos. E a mulher é elogiada em Hebreus 11:35 junto com os grandes homens da fé.

Esta não é a única maneira de falar na fé, e um medo supersticioso de afirmar o fato natural é antibíblico, pois Jesus disse que Lázaro estava morto quando os discípulos entenderam mal. Ainda assim, pelo menos em princípio, não há justificativa para criticar aqueles que, na fé, chamam as coisas que não são como se fossem. Novamente, Jesus o fez, e essa prática não se limitava ao mediador divino. No mínimo, devemos dizer que a fé em Deus se reflete em nossa fala. Se confiamos em Deus, nossas palavras serão preenchidas com confiança, não pessimismo. Falar caracterizado pela dúvida, depressão e extrema auto-abnegação desonra nosso Senhor, que é poderoso e glorioso. Tal discurso não vem da humildade, mas da incredulidade.

Jesus ressuscitou a garota dos mortos, tão facilmente quanto se acorda alguém de um sono natural. Quando imploramos ao Senhor por ajuda, mesmo quando a situação piora e a derrota parece final, não é final para Jesus. Ele nos chama a ter a mesma confiança. Ele repreendeu os discípulos por terem medo em uma tempestade mortal. Ele os repreendeu quando esqueceram que ele podia multiplicar pães e sempre sobrava. Ele exigiu essa fé apenas dos apóstolos? Esta é uma das maiores fraudes teológicas da história, que existe uma diferença essencial na fé dos apóstolos. É uma desculpa para a incredulidade e para doutrinas insustentáveis. Jesus repreendeu os apóstolos por duvidarem que ele pudesse ser crucificado em uma cruz, esfaqueado por uma lança no coração, envolto em linho e especiarias, fechado em um túmulo por uma pedra, e após três dias, sair vivo. Estamos isentos disso também? Então, apenas os apóstolos eram cristãos.

Jesus nunca disse aos apóstolos para confiarem em seu apostolado, mas disse: "Confie em Deus; confie também em mim" (João 14:1). Se Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre, então ele ainda nos repreenderia por termos medo em uma tempestade mortal. Ele ainda nos repreenderia por estarmos ansiosos com comida e roupas. E ele ainda nos repreenderia por duvidar da ressurreição. Os apóstolos entenderam isso e se referiram à nossa religião como nossa fé comum. Pare de lamentar, mas apenas acredite, pois Jesus Cristo veio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário