quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Qual é Mais Fácil? — Vincent Cheung

Jesus sabia o que eles estavam pensando e perguntou: 'Por que estão pensando essas coisas em seus corações? Qual é mais fácil: dizer, 'Os seus pecados estão perdoados', ou dizer, 'Levante-se e ande'?' (Lucas 5:22-23)

A teologia bíblica - não apenas uma teologia que é bíblica, mas essa abordagem de interpretação chamada teologia bíblica - interpreta o texto das Escrituras no contexto do plano de redenção de Deus por meio de Jesus Cristo. Isso é apropriado, mas nas mãos da incredulidade se torna uma desculpa para neutralizar o que os trechos individuais realmente afirmam, porque alguém sempre pode - ilegitimamente, é claro - apelar para o propósito geral de redenção para destruir o significado mais restrito de um texto.

Um livro recente sobre teologia bíblica descreve um incidente no qual o autor estava falando com algumas crianças na igreja. Ele ensinou sobre um relato bíblico de cura miraculosa e praticamente intimidou uma criança a confessar que o milagre não era o ponto do texto, mas que se tratava de uma preocupação mais ampla sobre Cristo e seu trabalho de redenção. No entanto, para o homem doente no texto, a cura era exatamente o ponto, e Jesus não disse a ele que a cura não era o ponto, mas concedeu-lhe a cura, então ele considerou suficiente ponto para fazê-lo pelo homem. E para um homem doente que lê a Bíblia hoje, a cura também é exatamente o ponto, mesmo que não seja o único ou o mais importante ponto.

Quando há um ponto maior a ser entendido a partir de um texto, o que é afirmado pelo texto não se torna de repente algo sem importância. Quando Jesus falou sobre pardais, o ponto principal não era sobre os pardais, mas o que ele disse sobre os pardais continua verdadeiro até hoje, a ponto de podermos tirar um ponto independente disso. Podemos afirmar que Deus regula as vidas dos pardais sem mencionar o que isso implica sobre a relação Dele conosco, porque esse ponto sobre os pardais é verdadeiro por si só e pode se manter por si só (Mateus 10:29). Se um relato bíblico de cura miraculosa avança um ponto maior sobre Jesus Cristo, o trecho ainda é inteligível em si mesmo. Ainda se trata da cura miraculosa, e a cura miraculosa ainda é um tópico legítimo que pode ser discutido com base no texto.

Embora possa levar igrejas e seminários vários anos para exorcizar a compreensão básica da leitura de uma pessoa, essas instituições são persistentes e bem-sucedidas em fazer as pessoas desaprenderem habilidades intelectuais para que possam aceitar total nonsense. De fato, é estranho que quando a Bíblia se refere à cura do corpo e à salvação da alma como se estivessem agrupadas e como se cumprissem as mesmas profecias (Mateus 8:17; 1 Pedro 2:24; Tiago 5:15-16), os pregadores e teólogos desejem separá-las e até espiritualizar a cura do corpo para absorvê-la na salvação da alma, e então forçar a cura a ser absorvida na salvação. E quando a Bíblia se refere à conversão a Cristo e à recepção do Espírito como bênçãos e eventos distintos, os pregadores e teólogos desejam combiná-los e forçar a recepção do Espírito a ser absorvida na conversão.

Eles mantêm separado o que a Bíblia agrupa junto, para poder disfarçar sua oposição ao poder de cura de Deus, e agrupam junto o que a Bíblia mantém separado, para poder disfarçar sua oposição à plenitude do Espírito. Então, com as ferramentas de sua erudição, intimidam e envergonham as pessoas para que sigam seu programa teológico e eclesiástico. Nem mesmo as crianças são poupadas. Não lhes é permitido buscar a Cristo por todas as suas bênçãos. Sua fé em receber o Cristo dos Evangelhos e receber o Espírito dos Atos não será tolerada. Seja o que for necessário, sua fé será educada para fora delas.

Contra tudo isso, se você se apegar somente a Cristo, encontrará liberdade nele das doutrinas dos homens e da pressão para se conformar à incredulidade e à tradição. Quanto à forma como devemos responder a eles, qual é mais fácil: dizer, 'Afaste-se da sua incredulidade', ou dizer, 'Que sua incredulidade queime com você'? Mas para que todos saibam para onde a incredulidade leva, digamos: 'Afaste-se da sua incredulidade, para que não arda com ela'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário