quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Nosso Pão Diário — Vincent Cheung

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. (Mateus 6:11)

Deus está interessado em suprir nossas necessidades materiais. Jesus falou sobre isso várias vezes. Ele nos instruiu a ter fé em Deus não apenas para coisas espirituais como o perdão de nossos pecados, mas também para necessidades materiais como comida, abrigo, vestuário e saúde. Ele não apenas declarava liberdade espiritual por meio da fé nele, mas também demonstrava o interesse e o poder de Deus quando se trata de nossas necessidades materiais, multiplicando comida, obtendo dinheiro da boca de um peixe e, de forma mais proeminente, trazendo saúde a multidões ao curar os doentes.

Ele associou a provisão material de Deus à nossa fé. "Homens de pequena fé, porque vos inquietais com o que haveis de comer ou beber? Não vos preocupeis com isso. Os pagãos é que procuram essas coisas; mas o vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas" (Mateus 6:30-32). Se nos preocupamos com coisas materiais hoje, muitos de nossos pregadores nos confortariam e encorajariam, dizendo entender o quão difícil é a vida. Eles adotam essa abordagem porque a maioria dos pregadores está desconectada da doutrina e da atitude de Cristo e, na verdade, discorda dele. Eles também se opõem àqueles que ensinam o mesmo que ele.

Jesus nos repreenderia. Embora a falta de fé seja a última acusação que alguns pregadores fazem contra a preocupação com coisas materiais, Jesus repetidamente voltava a isso. Preocupar-se com coisas materiais indica falta de fé. Ele disse que os pagãos correm atrás dessas coisas, então não devemos nos preocupar com elas. O ponto dele não era que não deveríamos ter coisas materiais, mas que "vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas".

Então ele disse: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (v. 33). Isso não significa que devemos pensar apenas no reino, pois quando ensinou os discípulos a orar, embora tenha mencionado o reino primeiro, prosseguiu dizendo: "Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia." Ele estava definindo a prioridade correta. Busque primeiro o reino de Deus e sua justiça, mas depois tenha fé para as coisas materiais e peça a Deus por elas. Como Paulo escreveu: "O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19). Deus suprirá todas as nossas necessidades, não de acordo com o que precisamos, mas de acordo com o que Ele tem em Cristo Jesus.

Muitos cristãos são fervorosos em se opor ao chamado "evangelho da prosperidade" ou ao movimento "palavra da fé". É verdade que alguns erros graves e heresias são ensinados por esses "mestres da fé". Eles estão longe de serem modelos ideais, e muitas de suas doutrinas e práticas são transgressões excomungáveis. No entanto, por mais que alguns cristãos odeiem Jesus por isso, e por mais que lutem e distorçam as Escrituras, o evangelho de fato inclui saúde e prosperidade em um sentido, e o evangelho de fato relaciona o recebimento de bênçãos materiais à fé. Jesus disse: "Conforme a vossa fé seja feito convosco" (Mateus 9:29, ESV), e "Tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis" (Mateus 21:22, NLT).

A mensagem da Bíblia simplesmente não é de enfermidade e pobreza. Insiste que devemos exercer paciência quando sofremos essas coisas, mas não glorifica essas coisas, nem condena saúde e prosperidade. Assim como os mestres da fé frequentemente ignoram e distorcem os versículos e doutrinas bíblicas que não se adequam ao seu propósito, seus críticos se recusam a levar a sério aqueles textos aos quais esses mestres da fé chamam atenção. Os críticos não conseguem dar bom sentido a esses textos porque rejeitaram o que ensinam desde o início. Ambos os lados são seletivos sobre o que admitem em sua ideia de fé e estilo de vida cristã.

Portanto, embora muitas das objeções contra os mestres da fé sejam merecidas, os críticos também os usam como bode expiatório para disfarçar sua própria incredulidade e ressentimento contra os ensinamentos de fé de Jesus. O Senhor muitas vezes soava exatamente como os mestres da fé, apenas de forma ainda mais literal e extrema, e esses críticos o desprezam por isso. Os ensinamentos da Bíblia sobre fé e poder os fazem parecer muito ruins, expondo sua incredulidade, tradição e numerosas deficiências espirituais. Em vez de se arrependerem, endurecem seus corações e conspiram para redirecionar a atenção das pessoas para as falhas e perigos de um movimento que enfatiza a fé, o poder e nossas provisões na aliança. Como resultado, todos aqueles que são levados por essa distração se tornam empobrecidos e caem na desobediência.

O seu pregador declara corajosamente os ensinamentos de fé de Jesus, ou ele os evita ou esconde de você? Quando ele lida com eles, diz que Jesus quis dizer o que disse, ou o sufoca com razões para explicar por que talvez não aconteça com você? Pregador, se você vai ser fiel ao evangelho, terá que falar mais sobre o poder de Deus, não no sentido maior de como Ele governa a criação, mas Seu poder em como Ele nos ajuda em nossas circunstâncias, como Ele cura nossos corpos e supre nossas necessidades.

Há uma preocupação em evitar um foco centrado no homem em nossos sermões, mas até mesmo esse ponto legítimo tornou-se uma desculpa para desprezar os ensinamentos de Cristo, que ensinou que "os cabelos da vossa cabeça estão todos contados" (Mateus 10:30). Ele não estava preocupado que essa afirmação fosse excessivamente centrada no homem, porque quando relacionamos todas as coisas a Deus, até mesmo nosso pão diário se torna uma revelação e uma confirmação do Seu amor, Seu poder e Seu cuidado. Quando um pregador pensa que é muito centrado no homem falar muito sobre cura, nosso pão diário, e assim por diante, isso mostra que ele já está excessivamente centrado no homem, já que Jesus podia falar sobre essas coisas e direcioná-las para Seu Pai.

A verdade é que é esse tipo de pregador que se torna centrado no homem quando fala sobre as bênçãos de Deus em saúde e riqueza, e como essas se relacionam com a fé, de modo que ele deve evitar ou atacar o ensinamento. Talvez ele não tenha ideia de como pensar sobre o assunto. Ele não entende. Ele não consegue processar. E ele ressente Jesus por tê-lo ensinado, porque, entre todos os personagens das Escrituras, o Senhor foi aquele que mais fortemente e frequentemente enfatizou esse aspecto da fé, da maneira mais explícita e extrema. O pregador não quer alguém assim como seu Senhor.

A oposição hipócrita e o negligenciar autodirecionado desse aspecto da fé cristã contribuíram para a transformação do mundo e da igreja em soluções verdadeiramente centradas no homem, onde gurus de autoajuda convencem as pessoas de que podem alcançar seus objetivos e satisfazer suas necessidades, não pela fé em Deus, mas ao perceber seu potencial humano. Assim, a cruzada cristã contra os ensinamentos de Jesus sobre fé e poder, incluindo o que Ele disse sobre saúde e riqueza, fez pouco além de afastar o mundo e a igreja da fé em Deus e direto para os braços de Satanás. E então eles acham que Deus lhes deve por lidar com os hereges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário