quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

A Promessa do Espírito — Vincent Cheung

Pedro respondeu: 'Arrependam-se e sejam batizados, cada um de vocês, em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados. E vocês receberão o dom do Espírito Santo. A promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe - para todos aqueles a quem o Senhor nosso Deus chamar'. (Atos 2:38-39)

A Bíblia frequentemente fala sobre fé e batismo juntos e, às vezes, se refere a eles de maneira intercambiável; no entanto, sua doutrina é que a fé é necessária para a salvação, mas o batismo não é. Sabemos disso porque o homem que foi crucificado ao lado de Cristo foi aceito por meio de uma simples confissão de fé, sem batismo. Então, Cornélio e aqueles com ele receberam o Espírito Santo antes do batismo em água. Pedro percebeu que eles haviam recebido o Espírito porque falavam em línguas, e como o Espírito foi dado apenas àqueles que foram regenerados, ele inferiu que esses gentios haviam recebido fé e salvação enquanto ele ainda estava falando. Foi depois disso que foram batizados em água.

Portanto, nesse sentido, o batismo em água não é necessário para a salvação, mas frequentemente são mencionados juntos ou até mesmo de maneira intercambiável, porque frequentemente não há motivo para separar nitidamente os dois. Os apóstolos não toleravam grandes atrasos entre a fé e o batismo. Se uma pessoa entendesse e confessasse fé no evangelho, então ela deveria ser batizada em água o mais rápido possível, até mesmo na mesma hora ou no mesmo dia. Embora não haja motivo para insistir que uma pessoa possa ser prejudicada espiritualmente se houver um atraso, os primeiros discípulos não viam sentido em tal demora, e então a confissão de fé e o batismo em água são frequentemente mencionados juntos, porque cronologicamente falando, estão intimamente ligados.

Pedro instruiu as pessoas a acreditar em Jesus Cristo, a se arrependerem e a serem batizadas para o perdão dos pecados. A salvação está associada à fé e ao batismo, e após isso, receberiam o dom do Espírito Santo, cujo derramamento foi a razão ou plataforma para este sermão a eles. O contexto define o que Pedro quis dizer com o dom do Espírito e o que ele considerava serem as manifestações desse dom. Como ele citou do profeta Joel: 'Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Até sobre os meus servos, tanto homens quanto mulheres, derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão' (Atos 2:17-18).

No pensamento de Pedro, quando as pessoas recebiam o Espírito Santo, elas profetizavam, sonhavam sonhos e viam visões. A tese de Lucas é que o derramamento do Espírito Santo faz da igreja não apenas um reino de sacerdotes, mas também uma companhia de profetas. É impossível forçar este dom do Espírito a ser algo sinônimo de salvação. A fé é para o perdão dos pecados. O Espírito é para o dom de poder. Assim como a fé e o batismo são duas coisas diferentes frequentemente mencionadas juntas, o dom do Espírito é diferente do dom de Cristo para o perdão, mas são frequentemente mencionados juntos porque não há motivo para separá-los nitidamente. Aquele que recebeu Cristo pela fé também deve receber o batismo em água e depois receber o Espírito Santo.

Nesta questão, a controvérsia cerca 1 Coríntios 12:13, que diz: 'Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado beber de um único Espírito'. Um lado do debate argumenta que o versículo se refere ao mesmo batismo do Espírito Santo mencionado nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos, e como afirma que todos os crentes foram batizados no Espírito Santo, a conclusão é que o batismo do Espírito Santo não pode ser um evento diferente e subsequente à conversão ou regeneração. O outro lado mantém que o batismo do Espírito Santo, conforme Lucas o retrata consistentemente, é um evento diferente e subsequente à conversão ou regeneração, e que este verso não contradiz tal posição.

Existem argumentos teológicos e gramaticais detalhados em ambos os lados do debate. No entanto, a controvérsia complicada é uma completa perda de tempo. Quando se trata deste item específico, todos os argumentos são inúteis e desnecessários, porque o assunto não depende deste verso e não pode ser resolvido por ele. Isso ocorre porque, para nossa questão, é totalmente irrelevante para Paulo mencionar a regeneração em Cristo e o batismo no Espírito juntos, ou de forma intercambiável, ou declarar ou assumir que todos os crentes receberam ambos.

Como mencionado anteriormente, a Bíblia frequentemente menciona a regeneração em Cristo e o batismo em água juntos, ou de maneira intercambiável, ou declara ou assume que todos os crentes têm ambos. Por exemplo, Paulo escreve em um lugar: 'Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, também andemos nós em novidade de vida' (Romanos 6:4). E em outro lugar, ele diz: 'Nele também fostes circuncidados, não com a circuncisão feita por mãos, na remoção do corpo da carne, na circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos' (Colossenses 2:11-12; também Gálatas 3:26-27).

Os apóstolos davam como certo que os crentes eram batizados em água, embora saibamos que eles não consideravam o batismo como necessário para a salvação, ou que fossem a mesma coisa, ou que alguém que se convertesse a Cristo fosse automaticamente e simultaneamente mergulhado em água ou lançado na água. Além disso, apesar da suposição, é concebível que pelo menos um crente na audiência não tenha sido batizado em água. Talvez tenha se convertido apenas alguns minutos antes da leitura da carta à congregação. Assim, apenas porque uma carta dá a entender que todos os crentes foram batizados em água, não significa necessariamente que todos os crentes tenham de fato sido batizados em água. É uma suposição em funcionamento.

Muitos versículos nas cartas apostólicas presumem que todos na audiência eram crentes - porque estavam se dirigindo aos crentes! - mas é concebível que houvesse pelo menos uma pessoa não convertida que ouviu pelo menos um desses versículos enquanto eram lidos. Para o propósito dessas cartas, a suposição em funcionamento estava completamente correta. Suponho que nem mesmo um descrente pensaria que se tornou cristão apenas porque foi exposto a uma carta que presumia estar falando com um grupo de crentes. No entanto, os idiotas treinados em seminários são capazes exatamente desse feito extraordinário quando estão suficientemente motivados para transformar seus preconceitos em ortodoxia.

Portanto, não significa nada se houver um versículo bíblico que mencione regeneração em Cristo e o batismo no Espírito juntos, ou se os menciona de forma intercambiável, ou se declara ou presume que todos os crentes têm o batismo do Espírito. Ao invés disso, assim como outras partes da Escritura retratam o batismo em água como não necessário para a salvação, e retratam a conversão e o batismo em água como eventos distintos, devemos derivar nossa doutrina do batismo do Espírito pelo modo como é retratado em outras partes da Escritura.

Na verdade, se outras partes da Escritura retratam o batismo do Espírito como algo distinto da conversão, mas se 1 Coríntios 12:13 presume que todos os crentes o receberam, então o versículo se torna um comentário condenatório sobre aqueles que estão sem ele e que se opõem a ele. Isso significaria que há algo defeituoso em sua fé e caráter. Significaria que essas pessoas não têm o que todos os crentes deveriam ter, e até lutam contra isso e tentam impedir que outros o recebam. Este é o espírito hipócrita e assassino dos fariseus. Eles matariam o próprio Jesus antes de admitir que estão errados ou que algo está faltando neles.

Então, há a objeção de que é impossível para aqueles que estão verdadeiramente convertidos estar sem o Espírito Santo. Em resposta, o batismo do Espírito e a plenitude do Espírito são apenas termos usados para designar uma promessa ou evento específico, e isso não exclui a presença do Espírito em outras situações ou em outros aspectos da aplicação da redenção. Embora a conversão e o batismo em água sejam eventos distintos, não afirmamos que alguém que se converteu nunca tenha sido tocado pela água ou tomado um banho ou um chuveiro antes de ser batizado em água. Então, é claro que todos os cristãos têm o Espírito em um sentido, e é claro que o Espírito convoca e converte qualquer um que venha à fé em Cristo, mas isso não tem nada a ver com a questão de se o batismo do Espírito Santo é um evento distinto e subsequente.

Depois disso, surge a objeção de que a doutrina de Lucas - de que o batismo no Espírito é um evento distinto e subsequente à conversão - resulta em um sistema de duas classes na comunidade cristã. Isso coloca aqueles que estão sem o batismo do Espírito como membros de segunda classe na igreja. Primeiro, para alguns, isso soa mais como uma admissão do que uma objeção. Segundo, mesmo que não seja uma admissão, isso poderia ser uma descrição em vez de uma objeção. Se a objeção adicional for feita de que a igreja não está dividida em duas classes, a resposta é que essa doutrina poderia ser uma evidência de que realmente está dividida. Terceiro, a linguagem é tendenciosa, e a questão não precisa ser apresentada dessa maneira. Quarto, alguém poderia fazer uma objeção semelhante sobre o batismo em água, mas sabemos que o novo nascimento e o batismo em água são eventos distintos. Alguém que se converteu pode não ser batizado em água por um período de tempo. Ele é um crente de segunda classe? E ele precisa permanecer assim? Quinto, até os defensores mais fervorosos da doutrina de que o batismo do Espírito é um evento distinto insistiriam igualmente que está disponível para todos que creem em Cristo. Então, se isso divide a igreja em um sistema de duas classes, quem está em falta senão aqueles que se recusam a crer e receber? Mas os hipócritas religiosos tendem a culpar os outros por sua própria incredulidade e deficiência.

Pedro foi explícito ao definir quem poderia receber a promessa - a promessa que resultaria nas manifestações mencionadas por Joel. Ele disse que a promessa era para aquela geração e as gerações subsequentes, e que era para o tipo de pessoas presentes e também para aquelas pessoas distantes. Então, ele acrescentou que era 'para todos aqueles a quem o Senhor nosso Deus chamar' - não todos aqueles a quem Deus chamaria para se tornarem apóstolos, mas como a promessa do Espírito está aqui associada à promessa do perdão dos pecados, ele quis dizer que a promessa do Espírito seria para todos aqueles a quem Deus chamaria para o arrependimento e salvação. É para todos os cristãos. Assim, Pedro destruiu qualquer possibilidade de que essa promessa do Espírito e suas manifestações fossem restritas por épocas e títulos.

Tão significativo quanto o fato de Pedro declarar essa promessa do Espírito Santo como parte do evangelho, e não como algo adicionado a ele. Essa promessa - e a Bíblia não conhece nenhuma promessa do Espírito diferente daquela descrita por Joel - é básica e integral à mensagem de Cristo e ao que significa ser cristão. Portanto, negar ou alterá-la, ou explicá-la, não é apenas atacar uma doutrina secundária, se é que existe tal coisa, mas é um ataque direto ao cerne do evangelho. O transgressor, assim, corre o risco de cair sob a maldição de Gálatas 1: 'Como já dissemos antes, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que vocês receberam, que seja amaldiçoado para sempre!' (Gálatas 1:9).

A fim de corroer a doutrina sólida e se desculpar, os homens muitas vezes tentam redefinir a natureza, o escopo e as possibilidades da fé cristã, não de acordo com as promessas de Deus, mas de acordo com suas próprias deficiências e más intenções. Eles reduziriam a fé cristã a algo com o qual podem conviver, a algo que podem alcançar, e depois imporiam isso a você para que você não os ultrapasse e não os faça parecer perdedores espirituais e hipócritas. Homens de verdadeira fé e amor o encorajariam a alcançar alturas maiores de acordo com as promessas de Deus, mesmo que isso signifique que você os ultrapasse. Não seja enganado da herança que Jesus Cristo conquistou para você com seu próprio sangue. Apegue-se a tudo o que ele tem para você, e considere todas as doutrinas contrárias com desdém.

Deus lembra sua promessa, e ele destruiria nações inteiras para cumpri-la. Não é nada para ele derrubar algumas milhares de denominações e alguns milhões de pregadores e teólogos para libertar. Mas nós esquecemos sua promessa? Mergulhamos na incredulidade? Nos rendemos à tradição humana e à opinião popular? Excomungamos Deus de nossas igrejas e seminários para que Ele não nos perturbe enquanto o servimos como hipócritas? Embora outros possam seguir esse caminho, estamos livres de seu poder, porque a promessa de Deus está além da regulamentação da política humana e imune à supressão do estabelecimento humano. É 'para todos aqueles a quem o Senhor nosso Deus chamar'. Se Deus o chamou para si, então você não precisa da aprovação de ninguém, mas é livre para receber dele com fé e gratidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário