quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Uma Espécie Superior — Vincent Cheung

Mas permaneçam na cidade até que estejam vestidos com poder do alto. (Lucas 24:49, ESV)

Os cristãos ainda são humanos. A fé em Jesus Cristo não nos transforma em deuses e, de muitas maneiras, continuamos semelhantes aos não-cristãos. Ainda ficamos com sono e dormimos. Ainda sentimos fome e comemos. Como os descrentes, vamos à escola e ao trabalho. Casamos, compramos, vendemos e morremos.

No entanto, essas são apenas semelhanças superficiais, porque Jesus Cristo nos tornou algo mais e algo melhor do que os não-cristãos. Continuamos humanos, mas somos superiores. Estamos impregnados com a mesma energia divina que impulsionou as obras de Cristo. Este é o mesmo poder que veio sobre os profetas e os apóstolos.

Claro, não somos superiores em nós mesmos, assim como nenhum homem é superior a outro em si mesmo. Mas Jesus é superior a qualquer homem, e Ele regenerou nossos espíritos e nos predestinou a nos conformarmos à Sua imagem. O Espírito Santo é superior a qualquer coisa terrena, e Seu poder veste cada crente com uma qualidade celestial que não pode ser igualada ou imitada pelo não-cristão. O cristão é um tipo superior de humano porque Deus é superior a qualquer homem ou mulher, e Deus habita no cristão em toda a Sua plenitude.

A Bíblia nunca sugere que o poder seja uma ameaça à ortodoxia e à piedade. Na verdade, a Bíblia não reconhece ortodoxia e piedade sem este poder sobrenatural. Mas há aqueles que afirmam ser cristãos, mas que insistem que sua teologia é ortodoxa apenas se rejeitarem este poder, e são piedosos apenas se recusarem a buscá-lo.

O que aconteceu? Satanás não pode lutar contra este poder em um confronto direto - ele não é páreo para isso - mas ele teria a vantagem se nos convencesse de que este poder não é para nós, que não é bom para nós, e que seríamos hereges por desejá-lo e reivindicá-lo. Então ele poderia manter a igreja em escravidão sem levantar um dedo. E é por isso que os crentes são fracos e derrotados.

Você pode não parecer alguém especial. Você pensa que não tem talentos e que não tem muito a contribuir para a causa de Cristo. Você duvida que pode lutar pela fé e resistir aos ataques dos incrédulos. Mas pelo poder do Espírito Santo, você pode. Talvez você tenha pouca educação - certamente muitas pessoas têm mais do que você. Talvez você não tenha muito dinheiro. De muitas maneiras, você parece menos do que outros. Mas por este poder do céu, você pode ser algo mais do que o resto dos homens. Você pode ser mais. Você pode ser melhor, mais forte, mais útil. Você pode viver uma vida mais significativa e relevante. Acredite na promessa e receba o poder."

Nenhum comentário:

Postar um comentário