domingo, 31 de dezembro de 2023

Todas as Coisas São Possíveis ao que Crê — Vincent Cheung

E Jesus perguntou a seu pai: “Há quanto tempo isso está acontecendo com ele?” E ele disse: “Desde a infância. E muitas vezes o jogou no fogo e na água para destruí-lo. Mas se você pode fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e nos ajude.” E Jesus disse a ele: “Se você pode! Todas as coisas são possíveis para aquele que crê.” Imediatamente, o pai da criança clamou e disse: “Eu creio; ajuda a minha incredulidade!” (Marcos 9:21-24, ESV)

O fim desejado é um benefício não na categoria de salvação como estreitamente considerada, mas na categoria de cura ou libertação do poder demoníaco. Não é, ou não apenas, uma libertação da influência ética, mas do controle mental e físico do demônio sobre o menino. Quando o texto é aplicado, esse aspecto do evento não pode ser removido apelando ao seu lugar no plano de redenção de Deus ou no progresso da revelação. O evento é o que é, e o que Jesus diz no versículo 23 aplica-se à necessidade especificada nesse mesmo contexto, mesmo que também se aplique a outras coisas. Caso contrário, o suposto respeito pela história da redenção se tornaria uma desculpa para praticar interpretação alegórica. E uma vez que o princípio está ligado à natureza da necessidade, negar um também é destruir o outro.

Juntamente com versículos como Marcos 11:24, João 16:23, e alguns outros, Marcos 9:23 é um daqueles textos que pregadores e teólogos gastam mais tempo tentando explicar, rejeitar e expor o que eles não podem fazer e não significam, do que afirmar sua verdade e encorajar a crença neles. Aqueles que se referem a eles sem também destruí-los com mil qualificações são rotulados como hereges, como aqueles que infundem "falsa esperança" nas pessoas. Mas por que o principal foco de uma exposição de um texto deve ser evitar o abuso do texto? E o que consideram abuso muitas vezes está claramente dentro do significado natural, até inegável, do texto.

De fato, nossa interpretação seria centrada no homem e meramente psicológica se ignorássemos a história da redenção e a majestade, a graça e o poder de Deus que clamam por atenção em todos os versículos. No entanto, se somos tão teologicamente aguçados a ponto de não vermos o pai aflito que deseja a libertação para seu filho, não para que o filho seja convertido e alcance o céu, mas para que ele não se queime ou se afogue, então somos tão teologicamente aguçados que nos tornamos analfabetos.

Rejeitamos o pensamento positivo da psicologia de autoajuda. No entanto, há uma fé bíblica, que de fato produz uma visão positiva e constitui um poder espiritual e psicológico no cristão. As duas coisas são diferentes, e requerem um mal-entendido de ambas para confundi-las. Se você rejeita Buda, você tem que renunciar a Jeová? O que um tem a ver com o outro? E se houver alguma semelhança superficial, de onde você acha que os não cristãos roubaram a ideia no início? Eles desejam o poder separado da fonte. Então, o deles é uma "fé" sem um objeto apropriado, e um otimismo sem uma base apropriada. O deles é uma força falsificada. O deles é uma falsa esperança. Quando a fé bíblica é jogada fora como se fosse psicologia de autoajuda, os cristãos se tornam fracos e ineficazes. É por isso que há tanto medo e depressão na igreja.

Leia os Evangelhos e observe como Jesus se comportava. Que confiança! Que poder e compostura! Que habilidade na fala e no movimento! "Mas isso era Jesus." Sim, mas Jesus ficou impaciente e repreendeu seus discípulos quando eles não possuíam a mesma perspectiva, e até mesmo quando se tratava de expulsar demônios e andar sobre a água. Ele esperava que eles pensassem em um plano semelhante. Ele nunca elogiou a incredulidade. Há alguns livros cristãos sobre como a dúvida nos ajuda a crescer. Agora, isso é falsa esperança. A Bíblia chama isso de pecado. A fé nos ajuda a crescer, e crescer para que não duvidemos.

Portanto, adotemos uma abordagem revolucionária à Escritura – vamos acreditar nela e ser fortalecidos por ela. Quando a expomos, gastemos mais tempo dizendo às pessoas que ela significa o que diz em vez de explicar a elas por que significa outra coisa, ou esmiuçando as centenas de maneiras que as pessoas podem abusar dela, para que, quando terminarmos, estejam mais deprimidas e desencorajadas do que quando começamos. E quando não conseguirmos afirmar a verdade simples do texto, não finjamos ser heróis que resgatam as pessoas de fanáticos, ou de "falsa esperança" ou pregações "insensíveis". Ao invés disso, sejamos tão honestos quanto o pai, que em resposta ao desafio de Cristo chora: "Eu creio; ajuda a minha incredulidade!"

Fonte: https://www.vincentcheung.com/2010/09/26/all-things-are-possible-when-you-believe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário