terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Seleção e Frequência à Igreja — Vincent Cheung

Sempre considerei os argumentos habituais sobre frequência e membresia na igreja forçados e pouco convincentes, muitas vezes francamente inventados e desonestos. Parece que aqueles que apresentam esses argumentos desejam impor uma tradição humana a qualquer custo, impondo uma obrigação moral além do que a Bíblia ensina e implica.

Todos os argumentos que afirmam a necessidade da espiritualidade coletiva e que minam e condenam a espiritualidade individual, até mesmo uma espiritualidade isolada (quando esse isolamento não ocorre por rebelião, mas por providência), são completamente inventados e não bíblicos. Um teólogo reformado popular até apelou para o slogan de que Deus é nosso Pai, e a Igreja é nossa Mãe. Isso é heresia e blasfêmia.

Embora a igreja como comunidade local em si não seja uma tradição humana, mas uma ideia de Deus, de modo que é boa e bíblica, existem elementos práticos na implementação do ensino para que haja flexibilidade em sua aplicação. Se uma igreja for realmente muito ruim e você não conseguir orientá-la para uma direção melhor, então não há razão bíblica para se forçar a frequentar essa igreja, mesmo que não haja outra igreja na área.

É popular insistir que um cristão nunca pode sobreviver, ou nunca pode crescer, ou nunca pode crescer adequadamente, a menos que esteja cercado por crentes de apoio. Isso é pura bobagem. A Bíblia não ensina isso. Talvez seja verdade na experiência de algumas pessoas porque elas não são fiéis crentes que se apegam a Cristo, mas sim pessoas fracas que dependem umas das outras - a fé delas é, pelo menos em parte, não uma fé espiritual, mas uma fé humana ou social. Portanto, você não precisa se sentir ameaçado por eles ou ser escravizado na consciência por seus ensinamentos.

Dito isso, você ainda precisa ser realista sobre sua razão para não frequentar uma igreja, sua fé como indivíduo e sua capacidade de viver e crescer como cristão fora de uma comunidade. É de fato possível e não necessariamente errado, mas por que você está fazendo isso e você consegue fazer isso? Leve sua fé a sério e, se realmente precisar fazer isso, então estabeleça medidas que o ajudarão a crescer sem uma comunidade, como momentos regulares de oração e adoração, estudo, ministério, e assim por diante.

Ao avaliar e escolher uma igreja, devemos preferir uma igreja "carismática" que, mesmo que seja um tanto anti-intelectual, seja globalmente sólida na doutrina, do que uma igreja cessacionista que se apresenta como melhor em doutrina. Coloco "carismática" entre aspas porque não deveria ser necessário fazer essa distinção em primeiro lugar, já que isso é tão central para a fé cristã que deveria fazer parte de sua definição. Uma igreja que acredita em Deus, na Escritura, ou na expiação não deveria precisar de uma designação especial. O cessacionismo é a aberração.

Evite uma igreja morta na incredulidade. Queremos uma igreja que seja sólida na doutrina e forte na fé, mas tal igreja é difícil de encontrar. Claro, a verdade de que Deus realiza milagres para as pessoas e através delas é em si mesma uma doutrina sólida, um aspecto essencial do evangelho. Portanto, com outras coisas iguais, uma igreja "carismática" tem uma teologia superior em comparação com uma igreja cessacionista. Uma igreja "carismática" pode não enfatizar suas doutrinas favoritas, mas ainda pode estar correta em doutrinas como a onipotência de Deus, onisciência, natureza de Cristo, sua expiação, justificação pela fé, e assim por diante. E é menos provável que explique tudo o que os Evangelhos e os Atos ensinam sobre o poder de Deus em ação por meio de seu povo.

Mesmo sendo um forte defensor do intelectualismo bíblico, direi a você que quanto mais intelectual um grupo é, mais tende a ser possuído pelo espírito dos fariseus. Isso é evitável se o desenvolvimento espiritual for bem proporcionado e integrado com a fé no poder de Deus, milagres e bênçãos, mas muitas comunidades falham nisso e se tornam possuídas por um espírito religioso assassino. Isso é muito forte nos círculos fortemente reformados e em outros círculos acadêmicos. Não pare de ser um fanático sem mente apenas para se tornar um fariseu assassino. O fariseu se considera superior, mas na verdade é muito pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário