quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A Maioria dos Milagres — Vincent Cheung

A Bíblia diz que Jesus estava "cheio do Espírito Santo" (Lucas 4:1), e depois de superar tentações, ele voltou "no poder do Espírito" (4:14), anunciando que estava ungido para pregar e curar (4:18-21). Mais tarde, lemos que "as pessoas tentavam tocá-lo, porque saía dele poder e curava a todos" (6:19; também Marcos 5:30). Como disse Pedro, "Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder… ele passou fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele" (Atos 10:38). Deus realizou "milagres, maravilhas e sinais" por meio dele (2:22).

Os Evangelhos testemunham que Jesus batizaria seu povo com o Espírito Santo (Mateus 3:11, Marcos 1:8, Lucas 3:16, João 1:33). O que isso significa? Em Atos 1, Jesus chama esse batismo com o Espírito Santo de "o dom que meu Pai prometeu" (v. 4). Ele disse: "João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo" (v. 5), e "Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês" (v. 8). Ele também se refere ao "que meu Pai prometeu" em outro lugar, e novamente diz que, quando isso acontecer, os discípulos seriam "revestidos de poder do alto" (Lucas 24:49).

O Espírito Santo veio sobre Jesus, e ele tinha o "poder" de pregar, curar e realizar milagres. Agora, ele derramaria o Espírito Santo sobre os crentes, e eles receberiam o mesmo "poder" para pregar, curar e realizar milagres. Não há outro significado para a plenitude ou batismo do Espírito Santo, e não há outro significado para esse "poder" resultante disso. O batismo do Espírito Santo não é para arrependimento, conversão ou justificação, mas para poder – poder para pregar, curar e realizar milagres.

Assim, a Bíblia normalmente fala sobre o poder de realizar milagres. Os cessacionistas frequentemente afirmam que os dons "sinais" cessaram, mas a Bíblia não distingue alguns dons como "dons" sinais. A distinção foi inventada para separar algumas manifestações espirituais em sua própria categoria para serem alvo de críticas.

Na verdade, a Bíblia raramente usa a linguagem de "dons" para falar do poder milagroso de Deus agindo por meio dos homens. Paulo usa isso em Romanos 12, 1 Coríntios 12-14 e Efésios 4. Em quase todas as outras instâncias - centenas delas - a Bíblia usa termos como "fé", "graça", "poder", "o Espírito do Senhor", "a mão do Senhor" ou descreve o que aconteceu, como "Então Deus disse a Abraão", "A palavra do Senhor veio a mim", "O SENHOR ouviu o clamor de Elias, e a vida do menino voltou a ele", "Sua fé o curou", "O Espírito do Senhor de repente levou Filipe embora", e assim por diante.

Comparativamente falando, a Bíblia quase nunca usa a linguagem de "dons" ao se referir ao poder miraculoso de Deus trabalhando por meio dos homens. Impor a terminologia de "dons" a todo o debate, contrariando o padrão e a proporção bíblica, torna mais fácil empregar uma estratégia de "dividir e conquistar" contra o poder de Deus. Divide o que Deus nunca dividiu, para que o indesejável possa ser descartado sem parecer rejeitar o todo. No entanto, a maneira como a Bíblia fala sobre o poder de Deus previne esse abuso. Quando isso é considerado, a questão não é se este ou aquele dom cessou, mas se Deus cessou, se o Espírito Santo cessou, se o poder cessou, se a graça cessou, se a oração cessou e se a fé cessou.

Jesus prometeu que o Espírito Santo viria sobre os discípulos, e eles receberiam poder miraculoso (Atos 1:4-8). Quando isso aconteceu no dia de Pentecostes (2:1-4), Pedro explicou que era o cumprimento da profecia de Joel: "Nos últimos dias, diz Deus, derramarei Jesus prometeu que o Espírito Santo viria sobre os discípulos e que eles receberiam poder miraculoso (Atos 1:4-8). Quando isso aconteceu no dia de Pentecostes (2:1-4), Pedro explicou que era o cumprimento da profecia de Joel: 'E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne...' (Atos 2:17-18). Assim, o Espírito Santo infunde os crentes com poder não apenas para pregar e curar, mas também para receber visões, sonhos e profetizar.

Isso também se torna o cumprimento do desejo de Moisés de que todo o povo de Deus se tornasse profetas: 'Estás com ciúmes por mim? Oxalá que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!' (Números 11:29). Isso não pode ser satisfeito apenas com todo o povo de Deus sendo salvos - eles sempre foram salvos pela fé na vinda de Cristo. Moisés desejava que eles se tornassem 'profetas' - ter os poderes de profecia, cura, milagres, como ele tinha.

Os cessacionistas têm ciúmes dos apóstolos? É por isso que desejam tornar o poder de Deus exclusivo para eles? Mas estão indo contra os apóstolos. Pedro disse: 'Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que estão longe, a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar' (Atos 2:39). Ele se refere ao 'dom do Espírito Santo' (v. 38), que, como demonstramos, inclui o poder de pregar, curar, receber visões, sonhos, profecias e realizar milagres.

A Bíblia diz que esse batismo do Espírito Santo vem diretamente de Jesus - não dos apóstolos e nem através deles. Jesus é o único batizador. Havia cerca de cento e vinte pessoas orando juntas no cenáculo (Atos 1:15). Elas receberam o Espírito Santo diretamente de Jesus e ao mesmo tempo. Cada pessoa recebeu independentemente das outras e independentemente dos apóstolos. Os apóstolos não receberam o Espírito Santo primeiro e depois transmitiram a bênção para o resto das pessoas. Eles receberam ao mesmo tempo e da mesma maneira que os outros.

Além disso, os apóstolos eram apenas dez por cento do grupo. Os noventa por cento não precisaram da assistência ou permissão dos apóstolos para receber a promessa do Pai. Como Jesus é aquele que batiza diretamente com o Espírito Santo e, como o Espírito Santo concede poder para realizar milagres àqueles que o recebem, isso significa que, em comparação com o número de apóstolos, havia nove vezes mais crentes que podiam exercer o poder de realizar milagres desde o primeiro dia em que Jesus derramou o Espírito Santo. Se os apóstolos nunca tivessem aparecido, ainda teriam recebido o poder, porque estavam recebendo de Jesus, não dos apóstolos.

A Bíblia nos liberta para olhar somente para Cristo, e não para os homens. Mas, para muitas pessoas, a implicação é assustadora, até condenatória. A doutrina cessacionista, que exalta os apóstolos como crentes superexclusivos para restringir o poder de Deus à primeira geração, efetivamente os transforma em ídolos. Os torna em mediadores que ficaram entre Jesus e seu povo, de modo que sem eles um não poderia alcançar o outro, ou pelo menos os crentes não poderiam receber Jesus em toda a sua plenitude. É uma realidade lamentável que alguns dos mais veementes críticos da idolatria católica sejam também aqueles que mais zelosamente a promovem. Oh, a ironia da hipocrisia religiosa! 'Pois, com efeito, já devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido...' (Hebreus 5:12).

Portanto, o que está em jogo não é apenas o lugar da cura, profecia e coisas do tipo, mas o lugar de Jesus Cristo. Homens batizam com água, mas Jesus batiza com o Espírito Santo. Os apóstolos estão mortos, mas os homens nunca precisaram deles para receber o Espírito Santo em primeiro lugar. Por outro lado, Jesus não está morto. Se os cessacionistas sugerem que Jesus foi substituído como aquele que batiza com o Espírito Santo, então não podem ser cristãos, pois seriam anti-Cristo. No entanto, se Jesus ainda é quem sempre foi, então ele ainda batiza com o Espírito Santo, e o único batismo com o Espírito que a Bíblia conhece é aquele que resulta no poder para realizar milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário