quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Transportado pelo Espírito — Vincent Cheung

Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Felipe repentinamente. O eunuco não o viu mais, mas prosseguiu o seu caminho com grande alegria. Felipe, por sua vez, apareceu em Azoto e seguiu pregando o evangelho em todas as cidades até chegar a Cesaréia. (Atos 8:39-40)

Deus realiza um milagre não apenas quando há uma necessidade desesperadora, e frequentemente o faz não apenas para provar a Si mesmo. É tolice tentar sempre encontrar um motivo por trás de um milagre ou afirmar um motivo que cubra todos eles, como dizer que Ele o faz para autenticar uma nova revelação. Se a Bíblia nos diz o motivo, então aceitamos. Se a Bíblia não nos diz e é impossível inferir um, então aceitamos isso. E Ele muitas vezes pode ter mais de um motivo para realizar um milagre.

Deus pode realizar um milagre porque deseja autenticar uma nova revelação ou cumprir Sua palavra a respeito de uma antiga revelação. Ou, Ele pode ter compaixão e decidir fornecer ajuda prática a alguém. Ninguém pode culpá-Lo quando Ele o faz de maneira única. Talvez Ele o faça, não diretamente, mas por um dom do Espírito, e não por um apóstolo ou líder da igreja, mas pelo crente menos experiente e menos treinado, apenas para desafiar os teólogos que dizem às pessoas que Ele não faria isso. Se Deus deseja fazer algo, Ele fará, e você não pode impedi-Lo, mesmo quando Ele faz algo ou através de alguém que seu viés religioso desaprova. Deixe seu viés arder no inferno, para que você não precise.

Este milagre parece incomum, mas não é inédito. Enoque andou com Deus e não experimentou a morte, porque Deus o levou (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5). Elias provavelmente experimentou esse milagre tantas vezes que ficou conhecido por isso, de modo que as pessoas presumiam que isso aconteceria com ele. Quando ele disse que esperaria pelo rei, Obadias ficou preocupado e respondeu: "Não sei para onde o Espírito do Senhor pode levar você quando eu sair" (1 Reis 18:12). Então, como Enoque, Elias foi levado aos céus e não experimentou a morte (2 Reis 2:11-12). A companhia dos profetas não percebeu que ele havia sido levado aos céus, e disseram: "Talvez o Espírito do Senhor o tenha levado e o colocado em algum monte ou em algum vale" (v. 16).

É possível que João 6:21 descreva um milagre associado a Jesus: "Eles estavam dispostos a levá-lo para o barco, e imediatamente o barco alcançou a praia para a qual estavam se dirigindo." Isso poderia significar que o barco chegou sem incidentes adicionais, mas se isso se refere a um milagre, significa que quando Jesus entrou, o barco e todos os seus passageiros foram transportados milagrosamente para a costa. Isso seria consistente com o fato de que algumas pessoas consideravam Jesus como o retorno de Elias, embora houvesse várias outras coisas em relação a Jesus que poderiam ter lembrado aquele profeta.

Alguns dos maiores ou mais significativos feitos não foram realizados pelos apóstolos ou mesmo em associação com os apóstolos. Um dos capítulos mais gloriosos e pivotais da igreja primitiva focou-se em Estêvão enquanto confrontava os não-cristãos com um relato brilhante do tratamento de Deus com o Seu povo, e quando o céu se abriu para ele e ele viu Jesus Cristo à direita de Deus. Aqui, Felipe foi transportado pelo Espírito de Deus. Ele desapareceu diante das testemunhas e apareceu em outro lugar.

Embora Felipe seja sempre retratado de forma positiva, alguns teólogos tentam subverter o seu ministério na Samaria. Isso não é porque a Bíblia dizia que havia algo defeituoso no trabalho de Felipe, mas porque Lucas, como faz em outros lugares, representa a conversão a Cristo e o recebimento do Espírito como bênçãos distintas. "Quando os apóstolos em Jerusalém ouviram que a Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram Pedro e João a eles. Quando chegaram, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, porque o Espírito Santo ainda não havia descido sobre nenhum deles; apenas haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo" (Atos 8:14-17). Isso é uma tremenda ameaça aos teólogos da incredulidade, e eles se recusam a aceitar isso. Independentemente do que a Bíblia diz, eles estão determinados a tê-la do jeito deles.

Assim afirmam que o ministério de Filipe foi tão deficiente que os samaritanos na verdade não foram convertidos até a chegada dos apóstolos. O quê? Os apóstolos converteram as pessoas impondo as mãos sobre elas? Mas Lucas insiste que as pessoas "aceitaram a palavra de Deus" e "foram batizadas em nome do Senhor Jesus". Isso satisfazia a demanda de Pedro em Atos 2: "Arrependam-se e sejam batizados, cada um de vocês, em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados." E após isso, Pedro acrescentou: "Vocês receberão o dom do Espírito Santo" (v. 38). Os samaritanos estavam passando pelo mesmo processo que Pedro descreveu. É nada menos que um preconceito demoníaco supor que não foram convertidos sob a pregação de Filipe.

Mas os teólogos ainda se recusam a aceitar a palavra de Deus e insistem que ser convertido a Cristo e ser cheio do Espírito deveriam ser idênticos e simultâneos. Mantendo essa suposição constante contra todas as evidências contraditórias, a experiência em duas etapas dos samaritanos deve ter ocorrido porque Deus quis mostrar-lhes que foram formalmente aceitos na igreja ao enviar os apóstolos e ao atrasar o enchimento do Espírito. Eles estão cegos para outra possibilidade. Talvez Deus tenha enviado os apóstolos e atrasado o Espírito para mostrar às gerações futuras e a esses teólogos que essas são de fato duas bênçãos distintas.

O próprio texto sugere que é uma habilidade ou ministério separado impor as mãos sobre as pessoas para receber o Espírito Santo, de modo que Simão tentou comprá-la (Atos 8:19). "Se todo o corpo fosse um olho, onde estaria o sentido da audição? Se todo o corpo fosse um ouvido, onde estaria o sentido do olfato? Mas, de fato, Deus dispôs os membros no corpo, cada um deles, conforme quis" (1 Coríntios 12:17-18). Assim, Filipe pregou para as pessoas, e então Pedro e João impuseram as mãos sobre elas para receberem o Espírito Santo.

Os teólogos insistem que isso foi um privilégio dos apóstolos e que o recebimento do Espírito foi separado da conversão a Cristo apenas como exceções. Ou seja, todas as passagens bíblicas que desprovam sua teoria são exceções. Talvez os não-cristãos possam aprender algo com esses estudiosos, pois por esse método eles poderiam provar o ateísmo pela Bíblia. De qualquer forma, o capítulo seguinte afirma que Ananias, um crente comum, impôs as mãos sobre Paulo para que pudesse ser cheio do Espírito Santo três dias após sua conversão. Assim como Pedro e João impuseram as mãos sobre os samaritanos para impartir o Espírito Santo e iniciar suas vidas cristãs, Ananias impôs as mãos sobre Paulo para impartir o Espírito Santo e iniciar seu espantoso ministério como apóstolo.

Deus deixa testemunhos para si mesmo ao longo da Escritura como gestos obscenos contra a erudição dos teólogos. Ele diz: "Pegue isso!" repetidas vezes contra a incredulidade, o preconceito e a agenda pessoal deles. Devemos lembrar que Deus pode transportar pessoas diretamente para o inferno assim como pode transportá-las para o céu. E de fato, o inferno seria um grande gesto obsceno contra a incredulidade. Quanto a nós, não consideramos Deus como obsceno, pois todas as Suas bênçãos são gestos de sabedoria, poder e amor. Aqueles que estão perecendo consideram o aroma de Cristo "cheiro de morte" (2 Coríntios 2:16), mas para nós, Sua ira para destruí-los é instrutiva e gloriosa (Romanos 9:22-24).

Seus pregadores e teólogos proclamam ousadamente o sacerdócio de todos os crentes. Mas eles são mentirosos - eles não acreditam nisso. Eles afirmarão a doutrina contra aqueles que consideram muito restritiva ou autoritária, mas então viram e minam sua liberdade em Jesus Cristo. Eles limitarão a aplicação da doutrina para oprimir e enclausurar você, não de acordo com princípios bíblicos, mas de acordo com suas próprias tradições, codificadas como ortodoxia em seus credos.

A Bíblia ensina o sacerdócio de todos os crentes, de modo que se você é seguidor de Jesus Cristo, então é um sacerdote sob Ele. Você tem acesso direto e completo a Deus e possui a autoridade e a capacidade de dispensar a graça de Deus a qualquer pessoa e em qualquer lugar. Além disso, Lucas ensina o sacerdócio de todos os crentes. Moisés havia dito: "Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!" (Números 11:29). Seu sonho se realizou no Pentecostes, quando Jesus Cristo recebeu a promessa de seu Pai e derramou o Espírito sobre todo o seu povo.

Pensar que o poder miraculoso do Espírito pertencia apenas aos apóstolos e que desapareceu com eles representa um afastamento fundamental do coração de Deus e uma compreensão defeituosa das Escrituras, desde Números até os Evangelhos e os Atos. No entanto, essa é a posição de muitos pregadores e teólogos que se dizem guias confiáveis no caminho de Cristo. Eles são fraudulentos. Não acredite neles. Eles rejeitaram o privilégio e desejam que você também o rejeite. Mas a Bíblia ensina que todo o povo de Deus pode ser profeta. Eles podem ser canais não apenas de sua graça salvadora, mas também de seu poderoso poder.

O Espírito de Deus pode fazer grandes coisas por meio de você, independentemente de seu título e do século em que vive. A questão nunca foi se os apóstolos estão mortos, mas se Deus está morto. Se Deus vive, então todas as coisas são possíveis para aquele que crê. Podemos avançar em Jesus Cristo, até onde nossa fé nos levar, e as doutrinas e instituições dos homens não podem nos impedir. Claro, devemos ter aspirações realistas, mas devemos ser realistas não de acordo com uma doutrina de incredulidade, mas de acordo com nossa medida de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário