segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

O Poder de Elias — Vincent Cheung

A oração do justo é poderosa e eficaz. Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. (Tiago 5:16b-18)

Existem dois tipos de lições que podemos extrair de um homem de Deus imperfeito. Podemos nos sentir inspirados a imitá-lo por causa de suas falhas; isto é, uma vez que até Elias teve suas imperfeições e momentos de fraqueza, somos encorajados a perseverar em nossas lutas. Mas Tiago nos leva para uma direção diferente - ele nos aponta o sucesso de Elias e seu poder na oração como um exemplo para a nossa própria vida. O foco não estava em que, embora Elias fosse um grande profeta, ele ainda era imperfeito como nós; pelo contrário, já que Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, isso significa que podemos ser como ele! A lição não é que, porque ele fugiu e se afundou na autopiedade, nós também não devemos sentir esperança quando nos encontramos nessa situação; ao invés disso, é que mesmo em nossa fraqueza e fragilidade humana, podemos aspirar ao poder do profeta.

Existe uma terceira maneira de aludir a um homem de Deus, e é quando pregadores e teólogos nos dizem: "Você não pode fazer isso. Você não pode ser como ele. Ele era um apóstolo." Desta forma, eles tentam restringir nossa ousadia, sufocar nossa fé e extinguir o Espírito, mesmo quando o dom de Deus se agita dentro de nós. É o chamado da incredulidade em busca de companhia. Eles não aprenderam isso na Bíblia, e Tiago não nos ensina a pensar dessa maneira. Ao contrário, Tiago diria que Paulo era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, e Pedro era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, e já que eles fizeram coisas maravilhosas para o Senhor, nós também podemos, porque "a oração do justo é poderosa e eficaz". Confiamos no poder de Cristo, e ele é maior do que qualquer apóstolo ou profeta. Se Deus ouviu a Paulo, a Pedro e a Elias, então ele também nos ouve. Tiago menciona Elias não para rebaixá-lo ao nosso nível, mas para que possamos alcançar o nível dele.

Como devemos responder àqueles que ensinam a incredulidade? Dizemos: "Certo, ele era um apóstolo, e evidentemente você é um ninguém. Então, eu prefiro seguir o exemplo dele de fé e poder, e sua ousadia de fala, do que seguir um perdedor como você. Ele era um apóstolo, e é exatamente por isso que vou imitar o sucesso dele o máximo que puder. Mas você quer que eu me torne um fraco e um fracassado, e sem poder como você. Isso não vai acontecer." Agora, se a Bíblia nos ensina a imitar até mesmo Jesus, que é mais do que um homem como nós, então ela nos ensina a pensar como vencedores e realizadores espirituais. Assim, aprenderemos a fé de Abraão e Raabe (2:20-26), a resistência dos profetas e de Jó (5:10-11), e a fé e o poder de Elias (5:17-18).

Nossos pregadores e teólogos são tão afeiçoados a Neemias, e o citam como um exemplo de confiança na providência escondida de Deus. Eu não tenho objeção a isso. No entanto, Tiago não cita Neemias para ilustrar o tipo de poder que está disponível para nós em Cristo. Ele cita Elias, que orou e a chuva cessou por três anos e meio, e novamente ele orou, e os céus deram chuva, e a terra produziu seu fruto. Vamos sempre ter em mente que não seremos julgados por líderes e estudiosos incrédulos, mas pelo Senhor Jesus em como respondemos às suas palavras, isto é, ao que a Bíblia realmente ensina. O ensinamento falso dos homens nunca é uma desculpa, pois se somos facilmente influenciados pela incredulidade, então deve haver algum atrativo nisso para nós em primeiro lugar. Mas Tiago fala a verdade e encoraja a nossa fé. Jesus Cristo nos colocou em harmonia com Deus, e agora nossas orações podem ser poderosas e eficazes, assim como as orações de Elias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário