quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Doença e o Diabo — Vincent Cheung

E você sabe que Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Então Jesus percorreu fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele. (Atos 10:38, NLT)

Os cristãos têm dúvidas sobre a relação entre Deus, Satanás e a doença, e como devem responder à doença à luz da soberania de Deus sobre todas as coisas. Isso resulta em confusão, incredulidade e controvérsias e sofrimento desnecessários.

Aqueles que afirmam acreditar no que a Bíblia ensina sobre a soberania de Deus podem dizer que a doença é a vontade de Deus e, portanto, os santos devem suportá-la com paciência para a glória dele. Mas aqueles que afirmam acreditar no que a Bíblia ensina sobre o poder curador de Deus através da fé e dos dons do Espírito podem questionar: se a doença é a vontade de Deus, por que então buscam os médicos para lutar contra a vontade de Deus? Por que pedir ao médico que os ajude a se livrar da vontade de Deus, mas não acreditar e receber cura diretamente de Deus ou impor as mãos sobre os doentes para a cura deles?

Dessa maneira apresentada, cada lado oferece uma compreensão incompleta do assunto e uma avaliação injusta do outro. Para que a discussão avance, devemos reconhecer a distinção entre o decreto de Deus e o preceito de Deus. Ambos são chamados de "vontade de Deus" na Escritura, mas em contextos diferentes e com significados diferentes. Quando a vontade de Deus designa o decreto de Deus, refere-se à sua decisão sobre o que Ele faria. Quando a vontade de Deus designa o preceito de Deus, refere-se à sua definição sobre o que devemos fazer.

O decreto de Deus determina todas as coisas, e nada acontece senão pelo decreto de Deus, incluindo os pensamentos e ações dos homens, e até a queda de Satanás e de Adão. Por outro lado, o preceito de Deus não determina o que ocorre, mas é apenas uma definição do que é certo ou errado. Portanto, o decreto de Deus pode determinar que uma criatura transgrida o preceito de Deus. Para fins de clareza, no que segue, muitas vezes nos referiremos ao decreto e ao preceito de Deus em vez da vontade de Deus.

A Bíblia frequentemente declara que é o decreto de Deus que determina que certas pessoas pequem, ou seja, que transgridam o preceito de Deus e depois sejam punidas por isso. Ele mesmo nunca tentaria alguém a pecar, pois Ele não é o tentador (Tiago 1:13), e se Ele dissesse a alguém para fazer algo, por definição não poderia ser uma tentação ao pecado, pois então se tornaria um preceito para a justiça, porque a justiça é crer e obedecer ao que Deus diz. Assim, Deus ordena a Satanás e aos espíritos malignos que tentem os homens.

Contrariamente aos teólogos, isso não significa que Satanás é um agente "secundário" ou qualquer coisa tola assim, porque Deus é quem o controla diretamente. A alternativa é que Satanás possui o poder de existir em si mesmo e de se controlar à parte de Deus, o que tornaria Satanás outro Deus. Aqueles que negam que Deus seja a causa direta de todas as coisas, que Ele seja a única causa real de qualquer coisa, e que Ele controle diretamente Satanás e todos os homens - aqueles que negam qualquer coisa disso - estão de fato declarando Satanás como divindade, igual a Deus.

A Bíblia diz que é Deus próprio quem sustenta todas as coisas (Colossenses 1:17). Seria ininteligível dizer que Ele sustenta algo à parte de suas propriedades, porque as propriedades de algo definem aquele algo, e algo sem propriedades não é nada. Se Deus sustenta algo - todas as suas propriedades - momento a momento, isso significa que Ele sustenta os pensamentos e ações más de um homem deste momento para o próximo momento. E se não é o homem que sustenta seus próprios pensamentos e ações neste momento ou no próximo momento, então ele não é quem continua ou transiciona os pensamentos e ações deste momento para o próximo momento (o homem neste momento não sustenta ou cria o homem no próximo momento), nem os pensamentos e ações podem existir à parte de sua mente e corpo para se sustentarem e se transicionarem por si mesmos. Assim, não há relação inerente e necessária entre o homem ou os pensamentos ou as ações neste momento e no próximo momento. Antes, Deus deve ser aquele que sustenta e, nesse sentido, até cria, o homem e os pensamentos e as ações continuamente, ou momento a momento.

Portanto, Deus é a causa direta, até mesmo a única causa real, de todas as coisas, incluindo pensamentos e ações más; caso contrário, pensamentos e ações más simplesmente não podem existir. Nesse sentido metafísico ou ontológico, Deus é o autor do pecado, porque Ele é necessariamente o autor de todas as coisas. Cristãos que desejam proteger sua própria tradição ou agenda às vezes reclamam que essa doutrina bíblica equivale ao panteísmo. No entanto, embora Deus controle diretamente Satanás e o mal, isso não significa que Ele seja Satanás ou o mal ou que Ele se torne Satanás ou o mal. Assim como Deus pode controlar diretamente e completamente uma pedra sem ser ou se tornar a pedra, Ele pode controlar Satanás sem ser ou se tornar Satanás. A acusação tola mostra que essas pessoas acreditam que Deus não controla nada, ou que elas mesmas são panteístas.

Para ilustrar a relação, que Deus muitas vezes faz com que Satanás execute o decreto divino, Ele enviou Satanás para destruir tudo o que Jó tinha, mas não para prejudicar o próprio homem (Jó 1:12). Depois de um tempo, Deus enviou Satanás para afligir Jó com doença, mas para poupar a vida do homem (2:6). Assim, foi Deus quem enviou Satanás e deu-lhe instruções precisas sobre o que fazer. Alguém pode dizer que foi Deus quem afligiu Jó, e outro pode dizer que foi Satanás quem fez isso. Ambos podem ser considerados corretos, mas não da mesma forma.

Então, 2 Samuel 24:1 diz que Deus, em sua ira, incitou Davi a pecar fazendo um censo. Sabemos que Deus não incitou Davi por comando ou persuasão divina, porque se tivesse feito, o censo seria um ato de obediência. Assim, 1 Crônicas 21:1 afirma que foi Satanás quem "se levantou contra Israel e incitou Davi a fazer um censo". Ambos os versos estão corretos, mas se referem ao mesmo evento de perspectivas diferentes. Foi de fato Deus que estava irado e incitou Davi ao pecado, mas ele fez isso por meio de Satanás, para que o censo fosse um ato de pecado e não de obediência.

Micaías disse a Acabe em 1 Reis 22: "E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que vá e caia em Ramote-Gileade?’ Um espírito sugeriu isso, e outro sugeriu aquilo. Finalmente, um espírito se adiantou, ficou diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei.’ 'De que maneira?' o Senhor perguntou. 'Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas', ele disse. 'Você terá sucesso em enganá-lo', disse o Senhor. 'Vá e faça isso.' 'Assim, o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. O Senhor decretou o seu desastre'" (v. 20-23).

Deus é quem controla espíritos malignos, espíritos mentirosos, os falsos profetas e suas mensagens, para enganar as pessoas ao pecado e tomar decisões prejudiciais, a fim de cumprir o seu decreto. Como Ezequiel explica, quando um idólatra vai a um profeta, "Eu, o Senhor, lhe responderei pessoalmente. Voltarei o meu rosto contra aquele homem, tornando-o um exemplo e um provérbio. Eu o eliminarei do meio do meu povo. Então vocês saberão que eu sou o Senhor. E se o profeta for enganado e proferir uma mensagem, sou eu, o Senhor, quem o enganou, e estenderei a mão contra ele para destruí-lo do meio do meu povo de Israel. Eles suportarão as consequências do seu pecado; o profeta será culpado tanto quanto aquele que o consultou" (Ezequiel 14:7-10).

Deus mesmo poderia induzir o profeta a fazer o mal e depois puni-lo por isso. Isso ocorre porque a responsabilidade moral não é medida pelo decreto de Deus (sua decisão sobre o que aconteceria), mas pelo preceito de Deus (sua definição sobre o que é certo ou errado). Assim, o decreto de Deus poderia ser que um homem transgredisse o preceito de Deus para incorrer em culpa e, então, ser punido. Que isso ocorra apenas porque Deus decreta e causa a transgressão é irrelevante, porque a culpa é medida apenas pelo preceito ou comando de Deus, não pelo decreto ou pela causa.

O Espírito de Deus havia se afastado de Saul, e Deus havia ungido Davi com o Espírito e com poder. E lemos em 1 Samuel 16: "Então o Espírito do Senhor se afastou de Saul, e um espírito maligno da parte do Senhor o atormentava… Sempre que o espírito vindo de Deus vinha sobre Saul, Davi pegava sua harpa e tocava. Então Saul se aliviava e se sentia melhor, e o espírito maligno se afastava dele" (1 Samuel 16:14, 23).

Apenas porque algo ocorre pela vontade de Deus (decreto), não significa que não esteja de alguma forma do diabo (diremos o mesmo sobre a doença), já que Deus até enviaria espíritos malignos para atormentar as pessoas. E apenas porque algo ocorre pela vontade de Deus (decreto), não significa que devemos aceitá-lo e suportá-lo, pois pode ser a vontade de Deus (preceito) que devemos lutar contra isso - depende do que é e do que Ele diz para fazer sobre isso.

Um pai pode lançar uma bola para seu filho, mas só porque ele é quem a lança não significa que ele queira que seu filho seja atingido na cabeça por ela - depende do que o pai disse ao filho sobre a bola. Talvez o objetivo de lançar a bola para o menino seja para que ele a golpeie com um taco de beisebol - FORTE! Mas teólogos não são conhecidos por entender coisas simples.

Por decreto e poder de Deus, um espírito maligno atormentava Saul. Mas Davi, ungido com o Espírito Santo, contrapôs o espírito maligno e o afastou. E Davi não pecou nem se rebelou contra a "vontade" de Deus por isso. Foi decreto de Deus enviar aquele espírito maligno para atormentar Saul. E foi decreto de Deus enviar Davi para que ele pudesse cumprir o preceito de Deus, expulsando aquele espírito maligno pelo poder do Espírito Santo.

Embora o espírito maligno tenha vindo de Deus, da perspectiva do preceito de Deus, Davi não estava lutando contra Deus quando tocava a harpa, mas estava combatendo o espírito maligno. Da perspectiva do decreto de Deus, que explica tudo o que ocorre, seria errado dizer que o espírito maligno não veio de Deus. E da perspectiva do preceito de Deus, que define o que devemos fazer, seria errado aceitar o espírito maligno sem lutar contra ele pelo poder de Deus.

Deus também é soberano sobre todas as enfermidades. Ele as causa e as controla. Ele afligia as pessoas com esterilidade, com feridas e até as matava. Ele disse aos israelitas que, se o desobedecessem, "O Senhor os afligirá com úlceras do Egito, com tumores, feridas purulentas e com coceira, das quais não poderão ser curados. O Senhor os afligirá com loucura, cegueira e confusão mental" (Deuteronômio 28:27-28). Deus poderia – e faria – afligir pessoas com doenças tanto físicas quanto mentais. E esse mesmo Deus é o Senhor que cura suas enfermidades (Êxodo 15:26). Todas as coisas estão em seu poder.

No entanto, a soberania de Deus sobre as enfermidades não sugere por si só o que devemos fazer sobre elas. Paulo disse que muitos dos coríntios estavam fracos, doentes ou até mortos porque Deus os disciplinava (1 Coríntios 11:30-32). Mas o ponto dele não era que deveriam suportar isso; em vez disso, ele queria que se arrependessem e mudassem para que não fossem mais fracos, doentes ou mortos.

Pelo menos algumas enfermidades são atribuídas a Satanás. Em uma ocasião, Jesus disse: "E não deveria esta mulher, uma filha de Abraão, que Satanás mantém presa há dezoito anos, ser libertada no dia de sábado daquilo que a prende?" (Lucas 13:16). Ninguém está preso por Satanás na forma de doença hoje em dia? O que nossos pregadores e teólogos estão fazendo a respeito? Todas as pessoas hoje estão doentes por causa da "vontade de Deus"? E daí? Todas as pessoas que já estiveram doentes na história da humanidade estavam doentes por causa da "vontade de Deus", como em seu decreto, mas o que seu preceito diz que devemos fazer sobre isso? Esses pregadores e teólogos estão fazendo isso? Ou eles usam a soberania de Deus para desculpar sua incredulidade e falha, assim como alguns usam a graça de Deus para desculpar sua libertinagem?

Jesus disse que uma filha de Abraão deveria ser libertada, e Paulo escreveu que somos filhos de Abraão pela fé em Cristo. Então, Tiago disse que a oração da fé curará o doente. O preceito de Deus nos instrui a crer na cura, a orar por ela e a recebê-la, e a orar pelos outros para que também recebam a cura. Independentemente de onde a enfermidade venha, ou de onde uma situação particular de enfermidade venha, o preceito de Deus é que devemos combatê-la com oração e fé, para que um milagre possa ocorrer pelo poder de Deus. Os pregadores estão fazendo isso? Os teólogos estão ensinando isso? E você? O que está fazendo com as instruções de Deus sobre a enfermidade? O que faz por alguém que está doente porque está sendo disciplinado por Deus? O que faz por alguém que está doente porque está oprimido por Satanás?

Novamente, o fato de algo ser a vontade de Deus não significa que não venha de Satanás de alguma forma, e de onde algo vem, seja de Deus ou de Satanás, não nos diz automaticamente o que devemos fazer sobre isso. Ambos os lados que mencionamos no início estão errados. O primeiro está errado porque, embora a enfermidade possa ocorrer por causa do decreto de Deus, é o preceito de Deus que, em vez de suportá-la indefinidamente, devemos combatê-la na fé, até mesmo pelo arrependimento, pela oração e pelo poder do milagre. O segundo está errado porque, embora seja o preceito de Deus que devemos combater a enfermidade com arrependimento, oração e poder do milagre, a enfermidade de fato ocorre pela vontade e pelo decreto de Deus, porque todas as coisas ocorrem pela vontade e pelo decreto de Deus. Assim, tanto a soberania divina quanto o ministério de cura são mantidos.

Quando se trata de receber e pregar a salvação do pecado, nunca toleraríamos alguém que consigne todo o assunto a alguma vontade desconhecida de Deus, como em seu decreto. Perceberíamos que alguém assim está usando a soberania divina como desculpa para sua rebelião contra o comando de Deus para crer e pregar o evangelho. Isso porque temos o preceito de Deus que nos diz para crer em Jesus Cristo e pregá-lo a todas as nações, mesmo que, de acordo com o decreto de Deus, nem todos possam crer quando ouvem e nem todos se convertam quando pregamos.

Da mesma forma, quando se trata de receber e ministrar cura milagrosa, não há razão para tolerar alguém que consigne todo o assunto ao decreto desconhecido de Deus. Deveríamos perceber que alguém assim apenas finge respeitar a soberania de Deus para resistir à instrução de Deus e encobrir sua própria incredulidade, rebelião e deficiência espiritual. Ele é um fracasso e um hipócrita. Qualquer que seja o decreto de Deus sobre um caso específico, temos o preceito de Deus que nos diz para buscar e ministrar cura milagrosa por meio da fé em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário