terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Deus Testificou por Meio de Milagres — Vincent Cheung

Esta salvação, que foi primeiramente anunciada pelo Senhor, foi confirmada para nós por aqueles que o ouviram. Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas e vários milagres, e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade." (Hebreus 2:3-4)

O texto não se trata principalmente de milagres, mas sim da salvação. O escritor nos exorta a respeitar a mensagem e prestar atenção nela. Para enfatizar sua importância, ele lista três tipos de testemunhos. Primeiro, esta salvação foi anunciada por Jesus. Segundo, aqueles que o ouviram a confirmaram, testemunhando as palavras e obras do Senhor, incluindo sua crucificação, ressurreição e ascensão. Terceiro, Deus mesmo endossou a mensagem por meio de sinais, maravilhas e milagres.

Daí surge o estranho argumento cessacionista de que, porque Deus autenticou o evangelho com milagres, então, uma vez autenticado, segue-se que os milagres deveriam cessar. Isso é ridículo até mesmo à primeira vista, pois seria como dizer que uma vez que os seguidores de Jesus tenham pregado ou testemunhado sobre o Senhor, segue-se que deveriam parar de pregar - mais do que isso, segue-se que deveriam parar de falar completamente pelo resto de suas vidas. Mas o texto não elimina a possibilidade de existirem outras razões para falar, ou a possibilidade de os seguidores de Cristo continuarem falando sobre a verdade do evangelho, mesmo hoje. Assim, ainda podemos falar ao telefone e pedir jantar em restaurantes.

Da mesma forma, o fato de Deus ter testificado sobre o evangelho por meio de milagres não elimina a possibilidade de existirem outras razões para realizar milagres, ou a possibilidade de Ele continuar endossando o evangelho com milagres. O argumento mantém que Deus realizaria milagres para confirmar novas revelações, então, se não houver novas revelações, não deveria haver novos milagres. Mas o texto não ensina isso, e não há nada na Bíblia que sugira que Deus não poderia ou não quereria realizar milagres para continuar confirmando e avançando uma revelação que Ele entregou há muito tempo. Se Ele escolhe fazê-lo é uma questão à parte, mas insistir que isso não poderia acontecer é inventar uma doutrina baseada puramente em preconceitos.

O argumento cessacionista é baseado em uma suposição inventada por homens maus para limitar o Santo de Deus, por causa de suas dúvidas e tradições. Isso demonstra sua inferioridade intelectual e caráter depravado. Devemos ajustar nossa estimativa do seu valor como teólogos, crentes e seres humanos, já que eles distorcem tanto a Bíblia para promover sua falsa doutrina e esconder sua descrença. Quanto a você, "Cuidem, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração pecaminoso e descrente, que os afaste do Deus vivo" (Hebreus 3:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário