terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Eu Nunca Te Deixarei — Vincent Cheung

Nunca te deixarei, nunca te desampararei." (Josué 1:5)

"Quando Moisés estava prestes a morrer, convocou Josué e disse: 'O SENHOR mesmo vai adiante de ti e estará contigo; ele nunca te deixará, nem te desamparará' (Deuteronômio 31:8). Então o Senhor disse a Josué: 'Eu mesmo estarei contigo' (31:23). Depois que Moisés morreu, o Senhor novamente disse a Josué: 'Eu nunca te deixarei, nem te desampararei' (Josué 1:5).

Mesmo quando o Senhor declarou essa promessa a Josué repetidamente, ele já a havia feito a todo Israel. Ele disse por meio de Moisés: 'O SENHOR, o seu Deus, vai com vocês; ele nunca os deixará, nem os abandonará' (Deuteronômio 31:6). Assim, não foi apenas Josué quem podia reivindicar a presença e o apoio de Deus, pois quando Deus disse a ele: 'Eu mesmo estarei contigo', ele também disse: 'Você fará os israelitas herdarem a terra que lhes prometi sob juramento' (Deuteronômio 31:23). Deus fez essa promessa por meio de Abraão e Moisés para todo Israel.

Voltando por um momento ao Salmo 118, os versículos 1-4 chamam o povo de Deus para declarar: 'O seu amor dura para sempre.' E o versículo 5 inicia uma seção que parece ser um testemunho pessoal ou exortação. Como o versículo 6 diz: 'O SENHOR está comigo, não temerei. O que pode o homem me fazer?'

Em exortação àqueles que sofreram perseguição pela fé em Cristo, Hebreus 13 aplica diretamente essas declarações associadas a Josué, ao Salmo e a Israel a todos os cristãos: 'Porque Deus mesmo disse: 'Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.' Assim, afirmamos com confiança: 'O Senhor é meu ajudador, não temerei. O que pode o homem me fazer?' (v. 5-6). Mas quando Deus disse isso aos cristãos? E quando o Salmo disse isso aos crentes em Jesus Cristo? Não há necessidade de uma hermenêutica complicada para justificar a aplicação. Deus sempre esteve fazendo todas essas promessas a todo o seu povo, e o Salmo, embora falando em termos de 'eu' e 'meu', sempre acreditou que possuía as bênçãos divinas em comum com todo o povo de Deus.

Paulo ilustra este princípio quando escreve: 'Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos' (2 Coríntios 4:13, ESV). Este é o modo correto de aplicar a Bíblia. É surpreendentemente simples e é surpreendente porque há muitos que não compartilham desse sentimento. Eles não o fazem porque não possuem o mesmo espírito de fé. Mas para aqueles que possuem esse mesmo espírito de fé, quando vemos que Deus disse a Josué: 'Eu nunca te deixarei, nem te desampararei', podemos dizer: 'Ele nunca me deixará, nem me desamparará'. E quando vemos que o Salmo diz: 'O Senhor está comigo; não temerei', percebemos que ele acreditava e, portanto, falou - nós também cremos e, por isso, falamos o mesmo.

Há uma continuidade desde a fé de Abraão até a fé de Moisés, da fé de Moisés à fé de Cristo e da fé de Cristo à fé de todos os cristãos. Assim como as promessas que Deus fez a Moisés pertenciam a Josué, e as promessas que fez a Josué pertenciam a todo Israel, as promessas que Jesus Cristo fez aos apóstolos pertencem a todos os cristãos. Quando ele disse a eles: 'E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século' (Mateus 28:20), ele prometeu a todos nós que permaneceria conosco até o fim.

Há aqueles que fazem distinções sofísticas para eliminar as promessas e poderes que pertenciam aos apóstolos, até que nos reste uma fé pequena o suficiente para que nossos pregadores e teólogos não se sintam mais ameaçados por ela. Isso, eles dizem, é a era pós-apostólica. No entanto, os apóstolos não definiram uma era, e as promessas que possuímos remontam tanto quanto aquelas feitas a Abraão, a Adão e até a Cristo antes do mundo começar. Por que a morte dos apóstolos acabaria com algo para nós?

Não, o problema é que eles não possuem o mesmo espírito de fé. Quando Jesus deixou instruções para os apóstolos, ele disse ao Pai: 'E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim' (João 17:20). É nesse contexto que ele disse: 'Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei' (João 14:12-14).

Isso deixa muito para nossos pregadores e teólogos responderem. Talvez todos nós tenhamos que responder por nossas falhas e sofrer o eco da repreensão que ecoa pelos séculos: 'Homens de pequena fé, por que duvidais?' Mas pelo que esses outros têm que responder é pelo fato de que eles nem mesmo tentam. Eles não reconhecem o ensinamento e até tentam escondê-lo e negá-lo, e viram o mundo inteiro contra ele. Eles não entram nesse domínio da fé e proíbem outros de entrar. Este não é o espírito da fé, mas o espírito dos fariseus, o espírito do anticristo. É o espírito que terminou em perjúrio, assassinato e condenação.

Isto não é suficiente? Será que Deus precisa repetir cada promessa especificamente para você antes que acredite? Essa é a sua desculpa? Tolo! Em Cristo, todas as promessas de Deus são 'Sim!' e 'Amém!' Você não herda uma linha de promessa aqui e outra ali. Você foi feito co-herdeiro de Jesus Cristo e herdou um relacionamento de aliança inteiro, um conjunto completo de promessas extraordinariamente grandes e preciosas - até mesmo um Cristo completo, um Deus completo. Diante de tudo isso, como se atreve a murmurar diante dele, 'Mas... eu não sou um apóstolo'? Se você tem tal audácia de pisotear o sangue da aliança, seria muito melhor para Deus transformá-lo em uma coragem santa, para que você desafiasse o diabo e seus servos em vez de murmurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário