segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Por Causa de Sua Incredulidade — Vincent Cheung

Então os discípulos vieram a Jesus em particular e perguntaram: 'Por que não conseguimos expulsá-lo?'

Ele respondeu: 'Porque vocês têm tão pouca fé.' (Mateus 17:19-20)

Os discípulos não conseguiram expulsar um demônio de um menino e trazer cura a ele, então Jesus o fez em vez deles. Quando os discípulos perguntaram por que falharam, o Senhor respondeu: 'Porque vocês têm tão pouca fé' ('Vocês não têm fé suficiente', NLT; 'Devido à sua descrença', KJV).

Os pregadores e teólogos cristãos frequentemente resistem à ideia de que alguém pode falhar em receber o que pede em oração por falta de fé. Em vez disso, isso é frequentemente criticado como a falsa doutrina de alguns carismáticos fanáticos e insensíveis, cujos ensinamentos oferecem falsas esperanças e impõem culpa injustificada pelo fracasso. A Bíblia mostra que sua crítica, na verdade, é dirigida ao próprio Senhor.

Jesus repreendeu repetidamente as pessoas por sua falta de fé. Ele repreendeu a todos por sua falta de fé quando se preocupavam com comida, roupa e abrigo. Ele repreendeu seus discípulos por sua falta de fé quando estavam com medo diante de uma tempestade mortal. Mais do que isso, quando Pedro falhou em andar sobre a água, Jesus o repreendeu por suas dúvidas. E em nosso texto, ele disse aos discípulos que eles falharam porque não tinham fé suficiente. Ele representou tudo o que nossos pregadores e teólogos condenam. Seu ensinamento sobre fé é muito extremo e inacreditável para eles, e eles se recusam a tolerá-lo.

Os apóstolos aprenderam com Cristo e concordaram com ele. Como Tiago escreveu: 'Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor' (Tiago 1:6-7). A oração fica sem resposta porque o homem duvida e falta-lhe fé. Esta é exatamente a doutrina que as tradições religiosas excomungaram de nossas igrejas. Mas se a Bíblia muitas vezes se refere a isso como a explicação para o fracasso, as tradições devem estar erradas em quase sempre evitar isso como explicação. Eles criticam aqueles que seguem o ensinamento de Jesus como aqueles que oferecem falsas esperanças, mas a verdade é que eles são os charlatães espirituais que oferecem conforto falso.

Para permanecer fiel ao Senhor Jesus, devemos restaurar esse aspecto de seu ensinamento em nosso próprio ministério. Sempre que for apropriado - e muitas vezes é - devemos repetir essa explicação para aqueles que nos ouvem. Não os deixe se afundar na dúvida e na autopiedade, ou na ilusão de que têm fé forte. Empurre-os para patamares mais elevados. Por que falhei? Devido à sua descrença! Por que não recebi uma resposta à minha oração? Porque vocês têm tão pouca fé! Em vez de fazer desculpas para nós mesmos e para os outros, ouçamos as palavras de Jesus, condenemos a descrença e lutemos para crescer na fé.

Vamos restaurar a alta expectativa que Jesus ordenou. O que a descrença considera como falsas esperanças, vamos ensinar ainda mais: 'Digo-lhes a verdade, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível' (Mateus 17:20). Vamos nos livrar do jugo das doutrinas e tradições humanas, para que possamos fazer grandes coisas em nome de Cristo. Se tivermos fé, então nada será impossível para nós. Vamos mover montanhas, e a descrença dos teólogos e suas denominações não ficará no nosso caminho. Pela fé, vamos expulsá-los junto com os demônios do inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário