segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Competência no Ministério — Vincent Cheung

"Tal confiança temos por meio de Cristo diante de Deus. Não que sejamos competentes em nós mesmos para reivindicar algo como vindo de nós; pelo contrário, a nossa competência vem de Deus. Ele nos tornou competentes como ministros de uma nova aliança - não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica." (2 Coríntios 3:4-6)

O ministério do evangelho assemelha-se à parada vitoriosa de Cristo diante do mundo (2:14). Por meio dele, Deus espalha o conhecimento de seu Filho como uma fragrância. É um aroma muito atrativo para aqueles que creem, mas um fedor de morte para aqueles que rejeitam a mensagem. A pregação do evangelho, portanto, é um evento importante. No entanto, o ministério não se esgota na pregação, mas é um estilo de vida que se esforça para avançar o evangelho em todos os lugares e estabelecer o reino dos céus em cada coração.

Embora todos os cristãos devam participar disso, é claramente uma ocupação diferente de qualquer outra. Como Paulo diz: "Quem está capacitado para tamanha tarefa?" A resposta é que ninguém está capacitado para essa tarefa em si mesmo, mas um crente pode se tornar competente no ministério do evangelho quando Deus o ensina e capacita. Nosso texto oferece os seguintes pontos para orientar nosso pensamento.

A competência é relevante. Algumas pessoas presumem que as operações espirituais são apenas éticas, de modo que as qualidades essenciais do servo de Deus consistem em santidade, sinceridade, zelo e coisas assim. Embora essas sejam cruciais, sem as quais uma pessoa deveria ser impedida de ministrar, a competência também é uma qualidade necessária, e não é não espiritual considerá-la. Um ministro competente realiza seu trabalho com excelência e, juntamente com uma vida de santidade e uma atitude de caridade, ele honra o Senhor Jesus Cristo.

A competência é demonstrada pelo poder divino, não pela aprovação humana. Deus endossa uma pessoa e seu trabalho com o selo do Espírito Santo. Uma das coisas mais difíceis de fazer no ministério é convencer os crentes a pararem de pensar como o mundo. Uma razão é que eles ainda estão apaixonados pelo mundo e se apegam a tudo sobre ele com uma obstinação sobre-humana. Outra razão é que o mesmo acontece com a maioria dos ministros, então há muito poucos que sabem falar sobre isso.

Paulo escreve: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente" (Romanos 12:2). Isso se aplica à competência no ministério. Para o mundo, a competência não vem do dom divino, mas do treinamento institucional. É vista não na vida e no trabalho de alguém, mas em um diploma. O mundo pensa que não se trata do que você sabe, mas de quem você conhece. E não é sobre quanto você estudou, mas onde estudou. Admitidamente, até mesmo alguns incrédulos não adotaram completamente essa maneira de pensar. Mas é muito comum entre os crentes. A Bíblia não ensina isso; eles aprenderam isso com o mundo.

Quando esse tipo de pensamento é importado da sociedade não cristã para a cultura cristã, o produto se assemelha à hipocrisia assassina dos fariseus incompetentes. Eles tinham todas as credenciais e autorizações humanas, mas estas não têm nada a ver com Deus e com a verdade - eram baseadas em um acordo de elogiar uns aos outros. Então, quando alguém aparecia para expô-los, os fariseus o matavam. Eu vou te chamar de Rei de Netuno - e te dar um certificado para exibir - se você me chamar de Mestre de Júpiter. Assim é como o mundo opera, e a igreja segue seu exemplo. Mas Netuno não é seu a menos que Deus o conceda a você. Meu certificado não significa nada, mesmo se você passou em algum tipo de teste que eu inventei para ganhá-lo. Você não passou no teste de Deus.

Os coríntios estavam perturbados com falsos mestres e apóstolos, que aparentemente tentavam minar Paulo criticando-o de acordo com um ponto de vista mundano. Eles provavelmente disseram que Paulo não era sofisticado o suficiente. Ele carecia de carisma, presença e força. E ele não tinha as cartas de recomendação adequadas. Mesmo quando se trata de aprovação humana, nós temos alvos muito baixos. Um aceno de cabeça de Elias ranzinza vale mais do que qualquer diploma de seminário ou certificado de ordenação, ou uma carta de recomendação de algum pastor celebridade. Elias enfrentou centenas de falsos profetas e lidou diretamente com os poderes do céu, enquanto o doutor tal-e-tal se acovarda diante de sua sogra em nome do amor cristão. Quando vamos parar de desejar um louvor sem valor? E até mesmo Elias tinha suas falhas.

De qualquer forma, Paulo ensina aos coríntios para pararem de julgar de acordo com os padrões mundanos. Ele de fato tem uma carta de recomendação - os convertidos coríntios são sua carta de Cristo. Não foi escrita com tinta, mas com o Espírito de Deus, e não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos (3:3). Embora os coríntios tenham muito espaço para melhoria, o ministério do apóstolo causou uma mudança genuína e permanente neles, algo que não poderia ser produzido pelo poder humano. Esta carta não vem de instituição ou autoridade humana, nem está sujeita à jurisdição do homem. O homem não tem o poder de produzi-la ou anulá-la. O Espírito Santo mesmo a autorizou. Ele fez isso de acordo com a Sua vontade, pois ninguém poderia ter forçado Sua mão. E ninguém poderia escrevê-la ou imprimi-la - ela foi escrita nos corações humanos pelo poder divino.

A competência é um dom de Deus. Paulo demonstra verdadeira competência no ministério, mas a fonte dessa competência não está nele mesmo. Ele explica: "Não que sejamos competentes em nós mesmos para reivindicar algo como vindo de nós; pelo contrário, a nossa competência vem de Deus." Novamente, "a nossa competência vem de Deus." O fator definidor está sempre além da contribuição humana. Mesmo se Deus usa pessoas para conceder essa competência, nenhum treinamento humano ou endosso pode conferir o poder celestial e o efeito que o ministério do evangelho requer. Deus usa pessoas para pregar o evangelho, mas ninguém o crê a menos que o Espírito Santo aja diretamente nos corações daqueles que ouvem a mensagem. A conversão vem de Deus. Da mesma forma, no treinamento e aprimoramento dos ministros do evangelho, muitas vezes - não sempre - há algum envolvimento humano, mas ninguém pode tornar outro capaz de coisas espirituais. A competência vem de Deus.

Este é um tema recorrente na carta de Paulo. Ele quer ensinar aos leitores uma nova maneira de pensar, uma que esteja de acordo com os poderes dos céus e não com os padrões do mundo. Assim, ele escreve mais cedo: "De fato, em nosso íntimo, já tínhamos a sentença de morte. Mas isso aconteceu para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos" (1:9). Então, em 4:7: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós." E há o trecho conhecido: "Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte" (12:9-10).

Ele está ciente de como o mundo pensa: "Não nos atrevemos a classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos. Quando se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento" (10:12). Essa crítica é importante porque ainda é a maneira como os cristãos pensam e julgam a competência em si mesmos e nos outros. Paulo diria a eles: "Vocês estão olhando apenas para a superfície das coisas" (10:7). É isso que ele quer dizer quando escreve: "Porque, embora vivamos na carne, não militamos segundo a carne. As armas com as quais lutamos não são humanas" (10:3-4). Ele não está se referindo a armas espirituais em um sentido místico, mas está contrastando com "os padrões deste mundo" (v. 2). Ironicamente, os crentes frequentemente usam os padrões deste mundo para avaliar a competência no uso de armas espirituais! O apóstolo busca uma mudança maior em nosso pensamento.

A competência é uma base para a confiança. É possível para um cristão saber que é competente e reconhecê-lo. Não há nada de errado se ele for preciso e realista sobre suas habilidades. A humildade não consiste em negar a competência, mas em admitir que ela vem de Deus e que outras pessoas também podem possuí-la pela Sua graça.

Há aqueles que pensam que qualquer reconhecimento de competência deve derivar do orgulho e que a magnitude da arrogância está na proporção direta com a magnitude da afirmação. No entanto, isso sugere que eles associam competência apenas a si mesmos, que pensam que nós mesmos sempre somos a fonte de nossa própria competência, de modo que reconhecer a competência é sempre se elogiar. Na realidade, é a atitude deles que vem da arrogância e do egocentrismo. Isso é o que os falsos mestres e falsos apóstolos fazem, como são referidos na carta de Paulo. Eles se medem por si mesmos e então se orgulham de si mesmos.

Aqueles que se gabam de si mesmos frequentemente apresentam uma aparência de humildade. Como sua confiança se baseia na própria opinião sobre si mesmos, e mesmo o ego maníaco mais delirante percebe que tem limites, essas pessoas reconhecem seus limites. Mas o que eles acham que têm, acham que têm por causa de si mesmos. O que acontece quando alguém mais confiante aparece? Eles pensam que deve ser porque ele pensa que tem mais em si mesmo e por si mesmo. Assim, nesse modo de pensar, a falta de confiança se torna um sinal de humildade, e a ousadia se torna um sinal de arrogância. Não é possível alguém ser confiante porque confia nos recursos ilimitados de Deus e na Sua graça para ajudar na hora da necessidade? Mas eles não pensam assim, porque operam pelos padrões do mundo, e Deus tem pouco espaço em seus pensamentos.

Existe um tipo adequado de se gabar que equivale a um ato de adoração e ministério, e é se gabar do poder e da graça de Jesus Cristo, não separado de nós, mas em nós e para nós. Esse modo de pensar se aplica a toda a teologia, da justificação pela fé à competência no ministério. Não somos nada em nós mesmos, mas não somos deixados por nós mesmos. Jesus Cristo está conosco pelo Seu Espírito. Ele nos torna ministros competentes da nova aliança. Isso honra as promessas do evangelho extremamente preciosas e nos livra do orgulho e da falsa humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário