segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Alegria no Sofrimento — Vincent Cheung

Considere uma pura alegria, meus irmãos, quando enfrentarem provações de todos os tipos, pois sabem que o teste da sua fé desenvolve a perseverança. A perseverança deve terminar seu trabalho para que vocês se tornem maduros e completos, não faltando em nada. (Tiago 1:2-4)

Os seguidores de Jesus Cristo enfrentam muitas dificuldades neste mundo. Algumas são experiências comuns a todos, mas os cristãos são um povo escolhido, salvos e iluminados por Deus, de modo que devemos interpretar nossas vidas pela luz do evangelho. Os não-cristãos aderem a uma filosofia que se opõe à justiça de Deus e ao caminho de Cristo. Eles negam as verdadeiras causas e soluções para os problemas da humanidade. Assim, independentemente das variações e revisões, todas as teorias não-cristãs falham em chegar à verdade sobre nossa situação. Em vez de tomar precaução diante de dificuldades e mágoas, eles se tornam amargos e endurecem seus corações contra a mensagem de salvação. E, em vez de se renderem ao calor da ira de Deus, se unem para resistir a Ele. Mas a rebelião aumenta seus problemas e causa estragos em suas almas.

Jesus Cristo nos salva da amargura e da rebelião, e ele transforma nossas perspectivas e atitudes. Na verdade, ele nos apresenta a única perspectiva verdadeira e as únicas atitudes adequadas. Ele nos torna homens e mulheres superiores. Aqueles que ainda são impedidos pela descrença e tradições malignas hesitam em dizer isso sobre os seguidores de Cristo, mas se você se recusa a dizer que agora é superior ao seu eu anterior, isso significa que também alega que o evangelho é impotente e que as afirmações que faz sobre o poder de Cristo são fraudulentas. Mas se admitir que agora é superior, isso também significa que se tornou superior aos não cristãos, já que eles não se beneficiaram da sabedoria e do poder de Deus. A lógica é inescapável, mas os teólogos geralmente não falam assim, porque a maioria deles permanece em escravidão a uma falsa humildade e clichês religiosos. Somos superiores porque Jesus Cristo é superior, e ele nos fez superiores nele pela sua graça. É o presente de Deus para o seu povo.

Os não cristãos estão fora da realidade. Sua visão do mundo é pura fantasia, onde são pessoas boas e úteis, onde homens e mulheres podem se salvar da maldade e da destruição, e Deus não os punirá com o fogo do inferno. Jesus Cristo nos mostra a verdade e a realidade. Ele nos revela que Deus é justo e soberano, e que a humanidade transgrediu seu padrão e caiu no pecado, e que Cristo veio para nos salvar da ira que está por vir e que está até mesmo trabalhando no mundo. Jesus nos mostra que embora tenhamos um futuro glorioso nele, embora o caminho dos justos se torne cada vez mais brilhante, este mundo ainda está caído e corrompido, que ainda não fomos aperfeiçoados, e que crescer nas virtudes de Cristo envolve enfrentar dificuldades nesta vida.

As dificuldades em si não são agradáveis nem encorajadoras, mas Jesus Cristo nos capacita a enfrentá-las com alegria porque entendemos que, quando as abordamos à luz do evangelho, elas exercitam nossa paciência e aumentam nossa resistência. Para que isso signifique algo, devemos valorizar as virtudes de Cristo mais do que os confortos deste mundo. Devemos cuidar das coisas de Deus mais do que das coisas dos homens e devemos possuir um apetite semelhante ao dos anjos em vez dos animais.

Aqueles que foram regenerados pelo Espírito de Deus receberam a sabedoria para encarar a vida com essa perspectiva. Queremos ser como Jesus Cristo, que suportou não apenas as dificuldades gerais de viver neste mundo, mas também a incredulidade, difamação, todo tipo de abuso e até a morte, para que ele honrasse seu Pai e resgatasse seu povo, ou seja, os crentes de todas as gerações. Se seguirmos o exemplo dele, então nosso sofrimento no Senhor não será em vão.

No entanto, isso não significa que não façamos nada para resistir. Algumas tradições religiosas nos fariam acreditar que paciência e resistência se traduzem em rendição, de modo que devemos permitir que os problemas nos pisoteiem, como se isso sozinho glorificasse a Deus, e como se essa fosse a maneira adequada de nos rendermos à soberania de Deus. Isso é uma mentira de Satanás para nos convencer a abraçar a derrota e fazê-lo sem lutar. Deus nos deu recursos para superar muitos de nossos problemas; na verdade, muitas vezes é seu comando que resistamos com os métodos que ele ensina e fornece.

Desde que conhecemos a fé cristã, não importa o que enfrentemos na vida, sempre devemos lembrar que, em Jesus Cristo, já escapamos do pior tipo de problema - ou seja, a ira de Deus trabalhando na alma, a escuridão intelectual de uma mente incrédula e a depravação moral de um pecador que vive sem o poder do evangelho. Ao contrário dos não-cristãos, que estão sendo devorados pela morte por dentro, temos uma liberdade definitiva e crescente dela. Estamos sendo educados na verdade pela palavra de Deus e aumentando em coragem e autodomínio pelo poder do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário