terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Onde está o Senhor? — Vincent Cheung

Assim como estive com Moisés, estarei com você. (Josué 1:5)

O poder de Deus não está limitado aos tempos e títulos dos homens, mas é alcançado pela fé. Moisés está morto, mas Deus não diz: "Ai! Agora ninguém pode fazer as obras que ele fez." Josué avançou e realizou obras ainda maiores. Quando Josué se deparou com o rio Jordão, não disse: "Mas Moisés não está aqui para erguer seu cajado." Não, ele disse: "Levem a arca da aliança" (3:6), e o rio se abriu. Na batalha contra os amorreus, não disse: "Mas Moisés não está aqui para erguer a mão." Não, ele disse: "Sol, detém-te sobre Gibeão; ó lua, sobre o vale de Aijalom", e os céus se detiveram até ele obter a vitória.

Compare isso com a espiritualidade pagã que pensa que os astros ditam nossas vidas. Homens e mulheres sem valor seguem essa sabedoria falsa, esse ensinamento de superstição e rendição. Mas o Senhor disse por meio de Jeremias: "Não aprendam os caminhos das nações, nem se assustem com os sinais no céu, embora as nações se assustem com eles" (Jeremias 10:2). Contemple a superioridade avassaladora da religião de Jesus Cristo, onde a fé em Deus pode mover montanhas e comandar os planetas. Essa é a nossa sabedoria. Essa é a nossa espiritualidade.

Você diz: "Mas isso foi Josué!" Isso é conversa de perdedor. As pessoas não disseram: "Mas isso foi Moisés!" quando o velho começou. Por anos depois, continuaram a enfrentá-lo e a reclamar dele em sua face. Deus o fez um grande homem, mas aqueles que estavam fora de sintonia com Deus demoraram a perceber. Josué seguiu Moisés para ser como ele. E quando Moisés partiu, ele não teve que dizer: "Mas isso foi Moisés!" Seus pregadores e teólogos querem que você diga: "Mas isso foi Jesus! Mas isso foi Pedro! Mas isso foi Paulo!" E é por isso que não são nada parecidos com eles. A fé nos ensina a dizer: "Sim, serei como Jesus. Sim, serei como Pedro. Sim, serei como Paulo."

Quando Deus levou Elias para o céu num redemoinho, os pequenos profetas disseram: "Onde está Elias? Vamos procurar por Elias!" Mas Eliseu disse: "Onde está o SENHOR, o Deus de Elias?" Ele pegou o manto, golpeou as águas, e o Jordão se abriu para ele, assim como para Elias. Aqueles que procuravam por Elias depois que ele partiu não podiam continuar seu trabalho, e aquele que seguiu Elias de maneira mais próxima estava, na verdade, seguindo o Senhor, o Deus de Elias. Ele foi o verdadeiro sucessor. Ele foi quem herdou o poder e o ministério.

A vida é muito importante para ser moldada por aqueles que não têm poder espiritual e sempre arrumam desculpas. A morte dos apóstolos não marcou o fim de nenhuma era, porque eles não definiram nenhuma era. Mas Jesus Cristo define, e ele ainda está vivo. Pedro não disse: "É por meio do nosso apostolado que esse homem foi curado." Mas disse: "Por que vocês nos olham como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?... Pela fé no nome de Jesus, este homem que vocês veem e conhecem foi curado. Foi o nome de Jesus e a fé que vem por meio dele que deram a este homem a completa cura, como todos vocês podem ver" (Atos 3:12, 16). Se tudo se resumia à fé no nome de Jesus naquele tempo, por que agora tudo se resume ao apostolado? Mais tarde, Pedro não entrou no quarto de um homem gritando: "Eu sou um apóstolo!!!" Mas disse: "Jesus Cristo o cura" (Atos 9:34). Se nunca foi sobre Pedro enquanto ele estava vivo, por que seria sobre Pedro agora que ele morreu? Pedro está morto, mas que diferença isso faz?

Onde está Jesus, o Cristo dos apóstolos? Não preciso que Moisés esteja comigo. Não preciso que Elias retorne do céu. E não preciso que os apóstolos voltem dos mortos. Deus está comigo como esteve com Moisés e Elias. Jesus Cristo está presente com sua graça e poder como esteve com Pedro e Paulo. Deus sempre elogiou a ousadia da fé quando os homens se aproximam dele, não com base na confiança em si mesmos, mas na confiança em Jesus Cristo. Ele está descontente com aqueles que hesitam por causa da incredulidade, tradição e falsa humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário