sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Começando no Ministério de Cura — Vincent Cheung

~ do email ~

Existem muitas maneiras de ministrar e receber cura. Desde que não seja contra princípios bíblicos, qualquer método é aceitável. Ungir com óleo é uma abordagem, mas não é necessário. Mesmo aqui, Tiago diz que é a oração da fé que cura os doentes, e é o Senhor quem o levanta (Tiago 5:15). As pessoas têm preferências diferentes e, embora haja apenas um Deus, há diferentes operações (1 Coríntios 12:4-6). Em todos os aspectos do ministério, eu minimizo o uso de meios, ferramentas e rituais, então, sempre que depende de mim, eu não uso óleo.

Quando comecei, costumava sempre impor as mãos sobre os doentes. Jesus parecia preferir esse método também (Lucas 4:40). Tanto Jesus quanto Paulo provavelmente consideraram essa a abordagem mais confiável (Marcos 6:5, Atos 28:8). No entanto, quando as pessoas começaram a receber cura em seus assentos enquanto eu falava, e quando começaram a receber cura enquanto estavam perto de mim, enquanto eu as entrevistava sobre suas condições antes de impor as mãos sobre elas (Atos 5:15), parei de tocá-las com tanta frequência. Se a cura começar enquanto falo com elas, então eu recuo e digo às pessoas que Deus está curando, ou eu repreendo a doença e comando o corpo a ser curado. Isso é mais comum em reuniões públicas. Ao orar pelos enfermos em particular, meu principal método ainda seria impor as mãos sobre eles.

Deus pode curar de maneiras incomuns. Eliseu disse a Naamã para se banhar sete vezes no Jordão (2 Reis 5:10). Mais tarde, um homem morto foi revivido quando foi jogado na sepultura de Eliseu e tocou nos ossos do profeta (2 Reis 13:21). Paulo podia enviar panos que tinham tocado seu corpo, e os doentes eram curados (Atos 19:11-12). Jesus usava saliva nos enfermos, e eles eram curados (Marcos 7:33, Marcos 8:23, João 9:6), mas Ele não fazia isso o tempo todo.

A Bíblia inclui esses exemplos, mas Deus pode curar de muitas maneiras. Um homem com câncer no estômago, acompanhado por seu médico, foi levado em uma maca a um evangelista. O pregador o socou no estômago com tanta força que o homem saltou um pouco da cama. O médico pensou que o homem havia morrido, mas um minuto depois, ele foi curado, levantou-se e louvou a Deus. O mesmo evangelista jogou uma criança aleijada de um palco, e a criança pousou de pé, curada, e caminhou sozinha. Às vezes, as pessoas vêm com partes de seus corpos dobradas de maneira anormal, incapazes de movê-las ou endireitá-las (Lucas 13:11), talvez devido a artrite, lesão ou algo mais. Em alguns casos, apenas pegávamos os membros e os endireitávamos para as posições corretas, e eles eram curados. Isso, na verdade, não é raro, e eu mesmo fiz isso.

No entanto, alguns métodos são padrão, e não há necessidade de correr atrás do dramático. A menos que haja uma direção especial para um caso específico, selecione um que a Bíblia ensine como uma abordagem padrão (imposição de mãos, unção com óleo, uma oração de petição, falar à doença e ao corpo), e que seja mais consistente com sua personalidade e nível de fé. Se a pessoa enferma especificar um método, então use esse método a menos que haja um motivo para recusar. Por exemplo, eu poderia evitar tocar em uma mulher ou em uma criança quando não há testemunhas, mesmo que seja pedido. Embora eu prefira orar sem meios, se a pessoa enferma me pedir para ungi-la com óleo com base em Tiago 5, então eu o faria.

Isso segue o padrão de Jesus. Quando os doentes pediram para Ele impor as mãos sobre eles, Ele fez (Marcos 5:23, Marcos 7:32). Quando pediram para Ele ir às suas casas, Ele foi (Marcos 5:23-24). Quando disseram a Ele para não ir às suas casas, mas apenas falar a palavra, Ele o fez (Mateus 8:5-13). No caminho, quando uma mulher decidiu que receberia cura tocando em suas vestes, ela foi em frente e fez isso. Ela recebeu a cura dele sem perguntar (Marcos 5:25-29). Ela não precisava de permissão - a fé é permissão (Hebreus 11:1). Quando Jesus percebeu o que aconteceu, ela já estava curada, e Ele olhou ao redor para encontrá-la (Marcos 5:30-34). Quando uma mulher pediu para Ele curar sua filha, e Ele disse que não foi enviado para pessoas como ela, ela disse para Ele fazer mesmo assim, e Ele fez (Mateus 15:22-28).

Deus é soberano - esta é uma premissa inegociável em nossa reflexão teológica. No entanto, embora a Bíblia ensine uma doutrina da transcendência divina, e este seja o contexto metafísico para tudo mais, geralmente fala na linguagem da imanência divina quando se refere aos tratos de Deus com as pessoas - Ele interage e até mesmo responde a nós no tempo e na história - e assim também devemos geralmente falar neste nível. Claro, a natureza divina forma a base de nossa reflexão e sempre é pressuposta, mas seria estranho e desnecessário sempre tentar falar na linguagem ou a partir da perspectiva da eternidade e da atemporalidade. Deus se inclina para interagir conosco no tempo e na história onde vivemos.

Então eu oro, e Ele responde. Eu ajo, e Ele responde. Abraão, Moisés, Ezequias e outros negociaram com Ele. Não há nada de errado nisso. A Bíblia não é apenas um decreto eterno o tempo todo, como se fosse escrita para Deus mesmo ler. Uma vez que certas verdades são assumidas, podemos falar livremente como criaturas que vivem no tempo e na história sem comprometer essas verdades. Por exemplo, embora nada aconteça fora da vontade e do poder de Deus, não é errado dizer que a doença vem do diabo, e que devemos combatê-la pela fé e oração (Atos 10:38). Na verdade, a Bíblia exigiria que pensássemos e falássemos dessa maneira.

Deus é soberano, mas Jesus não atribuiu a cura à vontade soberana de Deus. Ele fez questão de creditar a fé das pessoas (Mateus 9:22 e 29, Marcos 5:34 e 10:52, Lucas 8:48, 17:19, 18:42). O mesmo é verdadeiro com Lucas, Paulo e Tiago (Atos 14:9, Gálatas 3:5, Tiago 5:15). E em muitas ocasiões, Ele foi praticamente ditado pelo que a fé das pessoas queria que Ele fizesse. Isso é o oposto do que muitas pessoas acreditam. Refiro-me àqueles que não estão familiarizados com operações espirituais (1 Coríntios 12:1). Se acreditam que a cura acontece, tendem a atribuir tudo à soberania de Deus e raramente à fé. Isso é o oposto de como a Bíblia representa a situação.

Deus é soberano, e há muitas pessoas que exploram a doutrina para desculpar sua incredulidade e justificar uma mentalidade de vítima. Como Deus é soberano, eles pensam que significa que nunca sabemos o que Ele fará, ou que terrível tragédia Ele enviará sobre nós a seguir - para Sua glória e prazer, é claro, e por algum motivo Ele parece extrair tanta glória e prazer de nosso sofrimento. Por outro lado, a Bíblia usa a doutrina da soberania divina para nos assegurar que os propósitos de Deus sempre se cumprirão e que Ele sempre cumprirá Suas promessas, não apenas quando se trata do grande plano das coisas, mas também em nossas vidas individuais. A soberania de Deus é a base para saber o que Ele fará e acreditar que receberemos coisas boas dEle.

Uma vez que Deus promete fazer algo, Ele não faz "soberanamente" outra coisa. Se Ele fosse fazer outra coisa, Ele teria dito soberanamente outra coisa. No entanto, parece que a maioria das pessoas que abraça a doutrina da soberania divina acredita que, na prática, Deus quebra soberanamente Suas promessas, e que o faz regularmente. A doutrina desculpa Sua arbitrariedade e desculpa nossa falta de fé. Se isso é como uma pessoa aplica a doutrina, então seria melhor para ela não tê-la aprendido em primeiro lugar. Deus fará exatamente o que disse que fará. Uma vez que Ele é soberano, ninguém O forçou a dizer isso. E, como Ele é soberano, ninguém pode impedi-Lo de fazer o que disse.

A Bíblia nos ensina a assumir a responsabilidade por nossa fé e nossas vidas. Isso é verdade para a santidade. Tiago diz, quando você é tentado, não diga que Deus está tentando você, mas considere seus desejos (Tiago 1:13-15). Ele também diz, submetam-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês (Tiago 4:7). Resistam a ele. Você faz isso, não Deus. E Satanás fugirá de vocês, não de Deus. A Bíblia adota a mesma postura quando se trata de cura. Não jogue a soberania de Deus de volta em Seu rosto e finja que é humildade. Muitas pessoas se entregam às circunstâncias, pensando que, assim, estão se submetendo à vontade de Deus. Mas a Bíblia nos diz para lutar! E porque Deus é soberano, nós venceremos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário