sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Avançando no Ministério de Cura — Vincent Cheung

~ do email ~

A primeira vez que preguei foi também a primeira vez que orei pelos doentes. Eu tinha dezesseis anos, era aluno do ensino médio. Alguém conseguiu reservar o porão de um banco para que eu pregasse para um grupo de adultos todos os domingos. A maioria das pessoas era de meia-idade, provavelmente mais velhas do que eu sou agora. Se alguém olhou para baixo para mim por causa da minha idade, não o fizeram mais depois da primeira noite.

No sermão, declarei que Deus ainda realizava milagres e que Ele ordenava a todos os crentes que curassem os doentes. Depois de terminar, convidei qualquer pessoa doente a se aproximar, e eu oraria pela cura na frente de todos. Antes disso, embora tivesse ouvido falar sobre isso, nunca havia orado pelos doentes, nunca tinha visto alguém orar pelos doentes e nunca havia presenciado nenhum milagre de cura. Eu segui em frente pela fé, porque Deus me disse para orar pelos doentes na Bíblia.

Apenas uma pessoa se aproximou, embora depois que ela foi curada, outras se aproximaram. Ela tinha uma curvatura anormal na coluna há alguns anos e frequentemente sentia dor. Pedi para ela nomear sua condição, se tinha ido ao médico, e para nos contar o que o médico disse sobre isso. Pedi para ela descrever o que precisaria mudar fisicamente para que ela fosse curada. E confirmei que ela sentia dor naquele momento.

Então coloquei minha mão em suas costas e ia ordenar que sua coluna se endireitasse em nome de Jesus. Mal comecei a dizer "Em nome de Jesu...", quando senti uma explosão descer do teto (Isaías 65:24, Mateus 6:8). Digo que eu "senti", mas não foi a mesma coisa que uma sensação no corpo. Uma sensação no corpo ocorre quando algo interage com nosso corpo, então algo que ocorre além do espaço que nosso corpo ocupa não produziria tal sensação. Mas eu pude sentir definitivamente isso. Era tão parecido com uma sensação física que eu teria confundido se não fosse pelo fato de que começou muito longe do meu corpo, até mesmo do nível acima de nós. A Bíblia pode estar se referindo a algo semelhante quando diz, "Imediatamente Jesus percebeu que dele tinha saído poder" (Marcos 5:30).

Essa explosão de poder ou energia tomou a forma de uma esfera, com cerca de quatro a cinco pés de diâmetro. Ela desceu pelo teto em um ângulo, atingiu a mulher na cabeça e percorreu sua coluna até minha mão. Ela caiu no chão. Quando a levantamos, ela não sentia mais dor, e conseguia se inclinar para tocar os dedos dos pés, algo que não conseguia fazer antes.

Quando aconteceu, embora todo o lugar tenha ficado surpreso, eu não estava surpreso, porque realmente acreditava. Disse às pessoas para agradecerem a Deus e perguntei se havia outras pessoas doentes presentes, e as convidei a se aproximarem. Agora, estou apenas contando o que aconteceu, mas sensações especiais são, na verdade, desnecessárias para a cura, e casos mais poderosos ocorreram quando não senti nada.

Então, tive sucesso na primeira vez em que orei pelos doentes. Por outro lado, houve uma pessoa que orou por mais de cem pessoas antes da primeira cura acontecer. Ele continuou, porque a Bíblia dizia para orar pelos doentes. Depois, uma vez que os milagres começaram, nunca pararam. Ele teve um ministério mundial de cura por décadas. Outra pessoa orou por muitas pessoas por um ano e meio antes da primeira cura acontecer, e ele tem sido um forte defensor do ministério de cura desde então em uma escala internacional. Não posso especular sobre o porquê disso acontecer para eles, especialmente porque não os conhecia pessoalmente, embora talvez pudesse oferecer algumas teorias se conhecesse mais sobre suas personalidades e circunstâncias.

Meu ponto é que você deve orar pelos doentes porque a Bíblia ensina isso, e não desista se as pessoas não receberem a cura imediatamente. Mesmo que não tenha sucesso na primeira vez, ou nas primeiras cinquenta vezes, não significa que nunca terá um ministério de cura. Não acontece da mesma maneira com todo mundo. Não pense que você não tem o "dom" de cura. Esqueça sobre os dons - relativamente falando, a Bíblia quase nunca fala sobre operações espirituais nesses termos. Tudo o que você precisa é de fé em Deus e compaixão pelas pessoas. Deus tem todos os dons.

Um evangelista disse: "Não coloque a pressão em mim só porque alguém trouxe uma cadeira de rodas para dentro." Ele estava destacando que é Deus quem cura, então não importa quando alguém traz um caso aparentemente difícil para a reunião. Ele, por si só, não podia curar ninguém, independentemente do tipo de doença que uma pessoa tivesse. Ele disse: "Se eu sou aquele que cura, então melhor eu receber o crédito por isso. Mas se Deus é quem cura, então ele pode receber o crédito por isso!" Ele estava exatamente certo. Não deixe as pessoas colocarem pressão sobre você, porque é Deus quem cura. E não coloque pressão sobre si mesmo, como se você pudesse fazer algo por si próprio. Coloque sua fé em Deus.

Se estiver tendo dificuldades com a fé, recorra a uma oração de petição. Você não precisa estar o tempo todo comandando que as coisas aconteçam. Não há nada de errado em pedir a Deus para realizar a cura. Apenas não a torne fraca, como "Deus, ajude esta pessoa a permanecer paciente nesta terrível doença que você infligiu sobre ele," ou "Deus, se for tua vontade, cure-o, mas se não, então deixe-o sofrer e morrer uma morte horrível e se decompor em uma bagunça fedorenta para tua glória." Isso é lixo. Diga, "Deus, cure este homem e remova o câncer." Se não acontecer, o homem não perdeu nada. E não precisa ser o fim disso. Você pode orar por ele novamente, ou deixar que outra pessoa ore.

A possível desvantagem de uma oração de petição é que pode soar menos definitiva e, assim, pode ser usada para mascarar a dúvida. No entanto, é uma forma legítima de oração (Gênesis 20:17, Números 12:13), e não há desvantagem quando é oferecida com fé, de modo que você realmente espera que Deus aja, e realmente espera que algo aconteça. Uma vantagem de uma oração de petição é que ela se integra mais facilmente a um caso de cura gradual, em que a cura não acontece imediatamente, ou não é concluída imediatamente. Às vezes, a cura é gradual, mas se um caso de cegueira ou câncer terminal é curado ao longo de uma semana ou mais, dificilmente devemos desprezá-lo como um milagre de segunda categoria. Usando uma oração de petição, também é mais fácil mostrar às pessoas que é Deus quem cura, já que você menciona e o invoca explicitamente. Dito isso, não quero exagerar nesta abordagem. Quando a fé está presente e vem naturalmente, é certo ordenar que a cura aconteça (Mateus 21:21-22, Marcos 11:22-24). Deus se agrada quando seu povo avança com fé e autoridade em nome de Jesus (Êxodo 14:15).

Estive em uma igreja em Hong Kong, e o guitarrista habitual não pôde tocar porque suas mãos estavam feridas. A igreja havia ouvido falar sobre algumas das coisas que estavam acontecendo em minhas reuniões nos Estados Unidos, então, depois que o pastor terminou seu sermão, ele me pediu para orar pelo guitarrista. Esses cristãos sabiam como fazer por si mesmos, mas ele queria que eu fizesse. Quando o guitarrista ficou na minha frente, seu corpo começou a tremer. Então perguntei se a dor estava passando, e ele disse que sim. Percebi que Deus já havia começado, então, em vez de tocá-lo, apontei para suas mãos e disse em voz alta: "Você tem que ser curado. Você não tem escolha!" E ele foi curado.

Meu método preferido era a imposição de mãos. Quando as pessoas começaram a receber cura antes que eu pudesse tocá-las ou orar por elas, ajustei minha abordagem. Reduzi o contato físico, para aproveitar esse fenômeno, dizendo às pessoas que é Deus quem cura, que Ele está curando sem minha intervenção, antes que eu pudesse começar a orar, ou mesmo antes de perceber que está acontecendo.

É interessante como isso começou. Eu era muito jovem, provavelmente nem tinha dezoito anos. Alguém em Hong Kong que ouviu falar das coisas que Deus estava fazendo nas minhas reuniões profetizou para mim e disse que eu não estava dando glória a Deus. Olhando para trás, percebo que ele estava errado, e disse isso por inveja. Foi uma falsa profecia. Na verdade, eu sabia o suficiente sobre essas coisas para perceber isso, mas tentei ser "humilde" e forcei-me a ouvir. Assim, o que ele disse me incomodou por dias. Eu estava pensando nisso o tempo todo. Eu achava que estava fazendo tudo o que podia para dar glória a Deus. Eu dizia às pessoas que Deus era quem curava, e que elas podiam fazer o mesmo que eu estava fazendo. E eu falava sério. Não afirmava ter algum dom especial, mas as remetia às Escrituras. Dizia a elas para terem fé em Deus, não em mim. Eu não conseguia entender o que estava fazendo de errado, ou o que mais poderia ter feito.

 

O que o homem pretendia como mal, Deus pretendia para o bem. Pedi a Deus que me ensinasse e me ajudasse a dar a ele o crédito pelos milagres de cura. Quando retornei aos Estados Unidos, algumas pessoas começaram a receber cura em seus assentos e quando se aproximavam de mim. Na primeira vez que aconteceu, uma mulher testemunhou que um crescimento anormal em seu ombro desapareceu enquanto eu pregava, e eu nem sequer estava falando sobre cura. Então agarrei isso e disse às pessoas: "Veja! Veja! Essa pessoa foi curada e eu nem sabia. Essa outra pessoa foi curada, e eu nem terminei de perguntar sobre sua doença. Eu nem estava pronto. Deus é quem cura, não eu." Isso não acontece com todos, mas acontece com frequência suficiente para eu usar como indicações de que não sou eu quem comanda as coisas.

 

Este foi um dos episódios na minha caminhada com Deus que me ensinou que, se meu coração está direcionado a Deus, então, quando tenho um problema, mesmo que estivesse fazendo algo errado ou não fazendo algo bem o suficiente, Ele me daria algo para resolver isso, e não me tiraria nada (Lucas 19:26). E o que Ele me dá, permanece comigo (Romanos 11:29). Assim, isso se tornou um aspecto permanente do meu ministério. Quando pedi a Deus para receber toda a glória, em vez de retirar o poder de cura, Ele o aumentou a ponto de ser mais fácil mostrar que não sou eu quem está curando as pessoas. Ele é um Deus de graça. "Ele, porém, dá graça maior. Portanto, diz: 'Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes'" (Tiago 4:6).

 

Há alguns que pensam que me falta graça ao lidar com as pessoas, mas não percebem que sou duro principalmente com aqueles que são incrédulos, de coração duro e cruéis. Se sentem hostilidade, é provável que sejam um deles. Eles acreditam em uma graça que fala uma palavra suave em um tom gentil. Mas eu acredito em uma graça que cura câncer e cura aleijados. Acredito em uma graça que, por um ato de violento poder divino, arranca as pessoas do abismo do terror decapitante e da depressão. Acredito em uma graça que liberta pessoas de todos os tipos de vícios, às vezes em um instante. Acredito em uma graça que restaura casamentos e resgata órfãos. E acredito em uma graça que enfrenta hipócritas religiosos e líderes opressores.

 

O que você chama de amor adoça suas conversas, de modo que até seus inimigos se maravilham com sua discrição. Excelente. Mas o que eu chamo de amor ressuscita os mortos. Sua abordagem faz as pessoas quererem falar com você. A minha abordagem faz as pessoas quererem falar com Deus. Quando eu já quebrei um junco rachado? Quando eu já extingui uma mecha que fumegava? Vocês foram aqueles que racharam o junco em primeiro lugar, e foram vocês que quase apagaram a mecha (Isaías 42:3, Mateus 12:20). Deixe-me abandonar a poesia -- hipócritas, vocês são os que quebram as costas das pessoas com o fardo da sua incredulidade e tradição.

 

Como vocês se atrevem a me acusar de alguma coisa? Eles vêm até mim, para que eu possa falar sobre Jesus a eles, e ele os liberta de pessoas como vocês (Mateus 11:28-30, 12:20, 23:23-24). Estou deficiente em graça, ou amor, ou humildade, e sou realmente um grande problema, ou vocês estão apenas tentando distrair suas próprias consciências? Graça? Amor? Vamos lá, vocês não sabem nada sobre isso. Duvido até que se importem. O que vocês têm não passa de etiqueta. Vocês são sepulcros caiados. Se têm tanto amor assim, suas pessoas não estariam meio mortas quando vêm até mim, suplicando para serem libertadas da sua opressão. "Eu não perturbei Israel; mas tu e a casa de teu pai, por terem deixado os mandamentos do Senhor, e por terdes seguido os baalins" (1 Reis 18:18). Estive consertando o estrago que vocês causaram.

Mas Deus dá mais graça. Assim que isso começou a acontecer na cura, também começou a acontecer na pregação. Eu tinha uma amiga cuja irmã frequentava minha escola secundária. Ela me apresentou a um dos dois orientadores do grupo cristão dela. Depois de conversar com ele, fui convidado para pregar na minha escola secundária pela primeira vez. Eu estava sob muita pressão porque sempre havia atuado fora da escola. Antes disso, eu havia pregado apenas para adultos, provavelmente duas a quatro vezes mais velhos que eu. Agora eu tinha que pregar para pessoas da minha idade, e eram estudantes que eu veria todos os dias. Além disso, havia certas questões internas acontecendo com os orientadores. Aquele com quem conversei disse que estava arriscando ao me convidar, já que poderia ter agravado a situação. Eu também sabia que diria coisas que ofenderiam o outro orientador e alguns dos líderes estudantis.

Mas Deus dá mais graça. No momento em que abri minha boca, senti a mesma energia que senti quando orei pela primeira vez pelos doentes. Desta vez, preencheu toda a sala. O ambiente ficou denso. Enquanto caminhava pela plataforma, parecia que eu estava andando por uma nuvem. Havia uma garota Wiccan na plateia que frequentava suas reuniões há um tempo, até cantando suas músicas sobre Jesus. Aparentemente, a abordagem acolhedora deles significava que ela nunca se sentiu ameaçada ou contraditada. Isso acabou naquela noite. Enquanto eu falava, ela sentiu um poder estranho sobre ela. Isso a dominou e a sacudiu fisicamente. Isso continuou durante toda a noite até a manhã. Ela estava aterrorizada. Quando foi ao orientador e lhe contou sobre isso, ele conseguiu aproveitar a oportunidade para dar a ela uma explicação mais séria sobre Jesus Cristo. Eu não sabia de nada disso até ele me contar na próxima vez que nos vimos.

Deus pode convencer alguém do pecado com cura e prosperidade tão facilmente quanto com sofrimento e condenação. Por mais apropriado que seja pregar o arrependimento, e algumas pessoas precisam fazer muito mais disso, o ingrediente ausente muitas vezes não é esse, mas é o Espírito de Deus. O problema não está apenas na mensagem, mas muitas vezes no pregador, que está tão cheio de tradição que não tem espaço para a fé. Quando Jesus deu aos pescadores uma grande quantidade de peixes, a ponto de encher dois barcos e começarem a afundar, Pedro não gritou "Jogo ganho!" e de repente começou a ver Deus como uma máquina de dinheiro. Ele foi convencido de seu pecado e disse: "Aparta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador" (Lucas 5:8).

Que tipo de pessoas seriam arruinadas - arruinadas! - pela cura e prosperidade que vêm de Deus, em vez de serem movidas para uma vida de serviço? Pessoas que sugerem isso não estão fazendo uma afirmação teológica correta, mas uma confissão autobiográfica velada. Quando a pregação vem no poder do Espírito, uma mensagem de cura, ou dez mil mensagens sobre cura, não farão as pessoas esquecerem de Deus. Elas serão convencidas de seus pecados, de como caíram aquém da graça dele, e ficarão absorvidas pela bondade de Deus e pela redenção em Jesus Cristo. Entre outras coisas, contei aos estudantes sobre a realidade da criação, a verdade das Escrituras e o ministério dos milagres. Não foi uma mensagem de condenação, mas uma mensagem de fé, mas eles ficaram cheios de um senso de reverência, porque Deus é real e Deus é bom, e a pagã foi abalada até o cerne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário