segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Sabedoria de Deus — Vincent Cheung

Se algum de vocês falta sabedoria, ele deve pedir a Deus, que dá generosamente a todos sem censura, e ela lhe será dada. Mas quando pedir, deve crer e não duvidar, porque aquele que duvida é como uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Aquele homem não deve pensar que receberá algo do Senhor; ele é um homem de mente dupla, instável em tudo o que faz. (Tiago 1:5-8)

Frequentemente se diz que a vida não se torna mais fácil quando nos tornamos seguidores de Jesus Cristo. Continuamos a experimentar muitos dos problemas compartilhados pelo resto da humanidade. Estes são produtos das imaginações e estilos de vida perversos dos não-cristãos, dos quais éramos antes de Deus nos salvar pelo evangelho. Também contribuímos para a triste condição do mundo, e na medida em que ainda pensamos e agimos como não-cristãos, continuamos a contribuir para isso. No entanto, agora que Jesus Cristo nos foi revelado, e nossa justificação e adoção nele se manifestaram, mesmo que permaneçamos no mundo, não somos mais do mundo. Por esse motivo, além dos problemas comuns à humanidade, agora também enfrentamos perseguição daqueles que odeiam nosso Mestre. Nossos pensamentos e ambições são redirecionados para promover a verdade e a honra de Deus, mas esta não é a agenda do mundo.

Ainda assim, a vida realmente se torna mais fácil quando acreditamos em Jesus Cristo. Talvez para aqueles que eram extraordinariamente jovens, estúpidos ou autodireitos como não-cristãos, a vida pareça se tornar mais difícil quando de repente acordam para a verdade sobre sua própria depravação, a condição caída do mundo e o estilo de vida contracultural dos discípulos de Cristo. Mas para aqueles de nós que receberam algum grau de consciência espiritual no caminho da conversão e que se deleitaram na miséria da vida sem Cristo por um tempo, não há nada mais feliz do que a vida cristã. Estávamos morrendo por dentro, mas Jesus Cristo nos apreendeu e injetou sua vida de ressurreição em nós. Éramos perdedores e criminosos espirituais, mas ele nos fez vencedores e conquistadores nele. Claro, agora o mundo nos odeia e nos trata como inimigos e agitadores, mas a glória eterna da vida em Jesus Cristo supera em muito o sofrimento momentâneo de viver como filhos de Deus em um mundo de demônios.

O mundo é hostil aos cristãos, mas Deus não nos deixa desamparados e sem recursos espirituais para superar. Mesmo que pareça que muitos problemas possam ser resolvidos com dinheiro e poder, e mesmo que Deus sempre possa libertar seu povo pela força miraculosa, no curso da providência ordinária ele nos faria enfrentar nossas dificuldades com inteligência. Deus deseja que entendamos sua mente, e assim é adequado possuirmos um desejo correspondente, para que, como Moisés, possamos dizer a ele: 'Ensina-nos os teus caminhos'. À medida que conhecemos a palavra de Deus e aprendemos a aplicá-la à nossa situação, mais e mais o entenderemos e concordaremos com ele. Aprenderemos a pensar como ele pensaria, a decidir como ele decidiria e a agir como ele agiria. Aprenderemos que o caminho de Deus é diferente do caminho dos homens, e que seu caminho é muito melhor e muito mais sábio. Na vida, muitas coisas parecem úteis e necessárias, mas o que mais precisamos é da sabedoria de Deus.

Deus nos concederá sabedoria quando orarmos por ela. Não há necessidade de uma explicação complicada. Apenas peça a ele, e ele lhe dará. Ainda assim, a Bíblia insiste que peçamos com fé. Realmente não há outra maneira de pedir, mas o ponto carrega uma lição importante, porque a fé implica uma postura definitiva para com Deus que não pode ser confundida com atitudes indignas em relação a ele. Se você deve pedir com fé, isso significa que não pode ser amargo e temeroso diante dos problemas. Você não pode ressentir-se de Deus e pedir-lhe ajuda ao mesmo tempo. A oração que agrada a Deus e é eficaz deve ser o resultado de uma teologia sólida ou doutrina, um entendimento inteligente da verdade sobre Deus. Aqui a Bíblia exige que a pessoa entenda e acredite em algo sobre Deus, ou seja, que ele é generoso com sua sabedoria para com seu próprio povo. Quando você precisa de sabedoria de Deus, você pode tê-la e pode ter muita. Mas você precisa vir e pedir, e quando vier, deve acreditar que Deus é o Deus generoso que a Bíblia diz que ele é.

Deus nunca comenda a dúvida, mas sempre a condena. No entanto, há autores e professores cristãos que nos dizem que a dúvida é natural e que a dúvida, em última análise, nos ajuda a crescer na fé. Esta não é a perspectiva da Bíblia. Claro, a dúvida é natural para a humanidade caída, mas nesse sentido o assassinato e o estupro também são naturais. Se não há motivo para sermos lenientes com o assassinato e o estupro, há ainda menos razão para sermos lenientes com a dúvida. E quando seus discípulos duvidaram dele, Jesus não disse: 'Olhe para essa dúvida. Entre nela. Vá mais longe com ela. Considere meu Pai e eu como mentirosos por um pouco mais de tempo. Isso ajudará você a crescer!' Não, ele os repreendeu por sua dúvida. Ele os repreendeu e os fez se sentirem mal com isso.

A tentativa de embelezar a dúvida é o modo pecaminoso dos homens de justificar suas falhas, de adiar a correção e até de recusar o arrependimento. Nunca diríamos a um assassino em série: 'Vá matar mais algumas pessoas e explore seu pensamento. Considere o que o tornou assim. Mate mais pessoas para entender suas motivações. Tire seu tempo para resolver isso e você se tornará uma pessoa melhor por causa disso. O assassinato o ajudará a crescer em santidade!' Não, exigiríamos que ele parasse imediatamente. Trataríamos ele como um criminoso, o prenderíamos e até o executaríamos. Mas algumas pessoas querem que acreditemos que a dúvida é saudável. Isso é uma decepção. A dúvida é um pecado que está ainda mais relacionado com nosso afastamento de Deus – ainda mais do que assassinato ou estupro. Qualquer um que a embeleza é um cúmplice, um criminoso espiritual. Você cresce em santidade parando com o assassinato. Você cresce na fé matando a dúvida.

Jesus Cristo nos ordenou a ensinar as nações. O mundo está procurando soluções para seus problemas. Podemos dizer que está procurando em todos os lugares errados, mas sua situação é na verdade pior do que isso. Eles nem mesmo estão lutando pelo lado certo, ou enfrentando a direção certa. Seu primeiro problema é sua rebelião contra Deus, e todos os seus outros problemas são apenas produtos dessa transgressão fundamental. Então ensinamos aos não-cristãos: 'Não importa quais problemas você enfrente hoje, você é miserável e está morrendo porque seu pecado o separou de Deus. Colocar um curativo sobre um câncer em decomposição não vai curá-lo. Você deve confessar seus pecados e voltar a Deus através de Jesus Cristo. Então, você pode se aproximar dele com fé inabalável, e pedir a ele para conceder sua sabedoria e ensinar seus caminhos. Esta é a única esperança para você e para a humanidade.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário