sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Todas as Coisas São Suas — Vincent Cheung

Porque não quero que ignoreis, irmãos, que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. Todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram do mesmo alimento espiritual, e todos beberam da mesma bebida espiritual. Porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maioria deles, pois foram prostrados no deserto.

Estas coisas aconteceram como exemplos para nós, a fim de que não cobicemos coisas más, como eles cobiçaram. Não vos torneis idólatras, como alguns deles; como está escrito: “O povo se assentou para comer e beber e se levantou para se entregar à farra”. Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram, e num só dia caíram vinte e três mil. Não provoquemos o Senhor à ira, como alguns deles o fizeram, e pereceram pelas serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram, e foram destruídos pelo exterminador.

Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e foram escritas como advertência para nós, sobre quem os fins dos séculos têm chegado. (1 Coríntios 10:1-11)

O Mundo da Teologia Mágica

O que é chamado de "teologia bíblica" estrutura seu estudo de acordo com a cronologia ou história da redenção, enquanto a "teologia sistemática" estrutura seu estudo de acordo com uma ordem lógica ou tópica. Em conexão com a teologia bíblica, a abordagem redentivo-histórica considera a Escritura como o registro divino do desdobramento do plano redentor de Deus na história, com foco principal na revelação de Jesus Cristo. Entre outras coisas, essa abordagem deve impedir o leitor de reduzir a Bíblia a uma mera coleção de lições morais, semelhante ao uso das fábulas de Esopo. Os vários trechos bíblicos devem oferecer revelações de Jesus Cristo, em vez de lições morais como "seja humilde", "seja frugal", "seja positivo", "seja gentil" e assim por diante. Isso está correto em princípio e, quando feito corretamente, essa abordagem à Escritura pode fornecer insights maravilhosos. Mas, como de costume, nas mãos dos estudiosos, muitas vezes se torna uma ferramenta para pregar um evangelho e um Cristo diferentes daqueles apresentados na Bíblia.

Um pastor e professor conhecido estava ensinando um grupo de crianças algo sobre teologia bíblica. Eles se depararam com um trecho no qual Cristo realizou um milagre de cura. O pastor persistiu com uma das crianças até que a pobre finalmente se rendeu à interpretação de que o trecho não tratava do milagre de cura, mas de Jesus Cristo. No entanto, o trecho já era sobre Jesus. Por que o pastor proibiu a compreensão inicial da criança? Os defensores da teologia bíblica e da abordagem redentivo-histórica gostam de se gabar que encontram Jesus em cada página da Bíblia. O problema foi que essa página em particular revelava Jesus Cristo como o curador, e como alguém que curaria aqueles que pedissem por fé. Você vê, é isso que os teólogos ressentem. Esta é a coisa que o pastor e professor se recusaram a permitir. Ele teve que destruí-lo antes que a fé neste Jesus crescesse no coração da criança. Ele teve que assassinar este Jesus antes que ele pudesse criar raízes na próxima geração. E assim o fez. E depois escreveu um livro e se vangloriou disso. Mas Jesus disse que alguém assim deveria se matar (Mateus 18:6).

Ele alegou que um milagre é apenas um "sinal" que aponta para Jesus Cristo. Mas que Cristo? O que o sinal nos diz sobre esse Cristo? Será que o sinal "Cristo é um curador" aponta para um Cristo que não cura? Será que o sinal "Cristo cura aqueles que vêm com fé" aponta para um Cristo que não cura aqueles que vêm com fé? Como você consegue fazer isso? Mágica! O que um sinal teria que dizer para realmente te dizer que "Cristo é um curador" e "Cristo cura aqueles que vêm com fé"? Você simplesmente não vai deixar isso acontecer, vai? Você permitirá que Cristo seja apenas aquela coisa sobre Ele na qual ainda acredita e nada mais. Você permitirá que Cristo seja apenas tão grande quanto sua fé microscópica, em vez de aumentar sua fé para abraçar todo o Cristo. Quando a Bíblia revela um Cristo maior do que sua fé, você chora heresia. Isso é o que você entende por centrado em Cristo, mas você centraliza tudo, incluindo Jesus, no que você decide.

Vemos esse tipo de coisa feita repetidamente em nome da teologia bíblica, em nome da abordagem redentivo-histórica da Escritura. Ah, claro, nós não queremos "moralizar", certo? Isso seria terrível! Mas eles acabam alegorizando cada passagem em uma lição sobre Jesus Cristo, e apenas o Jesus que eles permitem. Eles já decidiram como é Jesus Cristo e o que Ele é permitido ser ou fazer antes de se envolverem com o texto. Eles já decidiram que tipo de Cristo permitirão em suas vidas e na sua. Se uma passagem revela Cristo como curador, eles permitirão que revele Cristo, mas ou não como curador, ou apenas como um curador espiritual, um curador para a sua alma. Independentemente do que Deus diz, o resultado é o mesmo. Tudo é forçado através do filtro deles para eliminar aspectos indesejáveis de Jesus Cristo. Não importa o que um texto diga, eles se recusam a deixá-lo significar qualquer coisa que não seja o que eles decidiram. A Bíblia chama isso de fortaleza demoníaca.

Eles estão sempre falando sobre "centrado em Cristo" isso e "centrado em Cristo" aquilo. Mas isso não é interpretação centrada em Cristo. Isso é vodu. Isso é um golpe. O teólogo primeiro mostra a você uma passagem e diz para você se concentrar nela. Ele faz você pensar que está prestes a receber um Cristo que vem da mesma passagem. Ele murmura algo sobre história, drama, revelação, desdobramento disso ou daquilo — às vezes adicionando um encantamento em grego ou hebraico, para dar mais peso — e então de tudo isso emerge um Cristo diferente daquele sobre o qual a passagem fala. Se uma passagem mostra que Jesus Cristo cura alguém por causa de sua fé, de alguma forma é uma interpretação errada pensar que Ele fará isso por nós também, mas que a interpretação correta é que Ele não fará isso por nós. O texto está transmitindo outro ponto, um ponto que aparentemente até contradiz as palavras do texto. Não importa o que o texto diga, eles o deixam revelar apenas o Cristo que eles decidiram, não o Cristo que está no texto. Essencialmente, é uma abordagem liberal à Escritura e uma abordagem que rejeita a inspiração divina. É uma abordagem dos cultos demoníacos. A diferença é que o viés não é — esperamos — tão extremo, de modo que o resultado ainda mantém parte do que a Bíblia revela sobre Cristo, mas nunca mais do que eles permitem que você veja. É mágica.

Uma abordagem centrada em Cristo não apenas vê Jesus Cristo em cada página, mas o vê conforme Ele é revelado na "aquela" página. Quem é o Cristo nesta passagem? Como lidamos com este Cristo, ou com este aspecto de Cristo? Se revela um Cristo que morre pelos pecadores, para que eles possam se tornar justos perante Deus, então é esse Cristo que vemos. Devemos acreditar nele e receber a justiça. Se revela um Cristo que cura os doentes, para que eles possam se aproximar dele com fé e receber cura para seus corpos, então é esse Cristo que vemos. Devemos ter fé nele e receber a cura. Se revela um Cristo que batiza seu povo com o Espírito Santo, para que eles se tornem suas testemunhas pregando o evangelho e curando os enfermos, então é esse Cristo que vemos. Se revela algum outro aspecto de Cristo, alguma outra perfeição que Ele possui, ou alguma outra bênção que Ele proporciona, então é esse Cristo em quem acreditamos e pregamos. Isso é interpretação centrada em Cristo. Isso é pregação centrada em Cristo. Uma abordagem centrada em Cristo da Bíblia ouvirá o que a Bíblia nos diz sobre Cristo.

O Princípio da Aplicação Direta

A abordagem redentivo-histórica da Escritura está correta, mas devemos ler o que o texto realmente diz e ver Cristo conforme Ele é revelado nos trechos. Há apenas um Jesus Cristo, mas a sabedoria e a graça de Deus são "multifárias" (Efésios 3:10, 1 Pedro 4:10), e você pode notar que um trecho lhe mostra um aspecto Dele que você não conhecia antes. Ótimo! Você acabou de aprender algo. O conhecimento pode demandar que você expanda sua percepção e aumente sua fé. Em vez de se retrair, e forçar cada passagem a revelar apenas coisas sobre Cristo que você já aceita, submeta-se ao texto e deixe-o dizer o que Cristo é realmente, o que este Cristo está lhe dizendo, o que este Cristo fará por você e o que este Cristo espera de você.

Se Deus se revela através da história, então uma interpretação correta envolve entender tanto as razões por trás da história quanto os fatos da história. Respeitar o motivo pelo qual Ele nos conta a história, bem como o que aconteceu na história. Assim, quando a Bíblia nos conta uma história na qual Jesus curou alguém, o motivo de contar a história sobre a cura é revelar Jesus Cristo, mas a história em si ainda trata da cura. Em seguida, embora o motivo da história seja revelar Jesus Cristo, um dos motivos para revelar Jesus Cristo é para que possamos acreditar Nele (João 20:31). E se a história revela Jesus, o curador, então um motivo para nos contar sobre Jesus, o curador, é que devemos ter fé Nele e receber a cura (Atos 14:9). Esta abordagem óbvia nos permite apreciar o aspecto redentivo do trecho, que nos fala sobre Cristo, e ao mesmo tempo faz uma aplicação direta a nós mesmos, nos dizendo o que este Cristo quer que saibamos e como Ele quer que vivamos.

Um uso adequado da Escritura inclui "moralizar" o texto. Podemos chamá-lo de algo como "aplicação direta", mas continuaremos a dizer "moralizar" apenas para fazer os estudiosos se contorcerem. Paulo se refere ao povo de Israel em 1 Coríntios 10. Ele, de fato, adota uma abordagem redentivo-histórica da Escritura. Deus lhes forneceu água de uma rocha, e eles beberam dela, e Paulo diz que a rocha era Cristo. Mas então ele aplica o mesmo incidente a nós como uma lição moral: "Estas coisas aconteceram como exemplos para nós, para que não desejemos coisas más, como eles desejaram" (v. 6). Pegamos a história deles ("estas coisas aconteceram como exemplos") e transformamos em lições morais ("para que não desejemos coisas más"). Então, o apóstolo faz várias aplicações diretas de suas vidas: "Não sejamos idólatras, como alguns deles foram; como está escrito: 'O povo se assentou para comer e beber e se levantou para se entregar à folia.' Não devemos cometer imoralidade sexual, como alguns deles fizeram — e em um só dia vinte e três mil deles morreram. Não devemos tentar o Senhor, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes. E não devemos murmurar, como alguns deles fizeram — e foram mortos pelo Anjo Destruidor" (v. 7-9). Em outras palavras, "Eles fizeram isso, e Deus os puniu. Então, não devemos fazer isso".

Esta é uma moralização direta e francamente simplista do texto, e Paulo não vê problema algum nisso. Ele realiza ambas as coisas com o mesmo texto — ele centraliza o texto em Cristo e, dentro deste contexto cristão, aplica o texto a nós. Este é o caminho para usar um texto. Se a aplicação moralizante é feita em um contexto cristão, ou sob a suposição de que estamos lidando com Escrituras cristãs, então ela se torna o que Cristo quer nos dizer através do texto. A moralização não seria um descuido com Cristo, mas um uso verdadeiramente centrado em Cristo do texto, ouvindo o que Ele quer nos dizer através do texto, como em o que Ele quer que acreditemos e como Ele quer que nos comportemos. Todo o conjunto é considerado Escritura cristã, não fábulas ou lições morais de homens, mas história, revelação e lições de Cristo.

Nesse sentido, devemos moralizar. Devemos considerar os eventos históricos como revelações de Cristo, como fontes de doutrinas e como exemplos e lições para a vida. Precisamos fazer tudo isso, e devemos fazer repetida e constantemente. Em vez de dizer que não devemos moralizar, devemos dizer que precisamos moralizar e fazê-lo corretamente. A maneira correta de moralizar é ler isso como Escritura cristã, não como uma coleção de eventos e histórias independentes. O que extraímos de cada texto deve concordar com o restante das Escrituras. Assim, destacamos a importância da teologia sistemática. Uma vez que você compreenda a Bíblia como um todo coerente, estará livre para aplicá-la a si mesmo e aos outros diretamente, e dificilmente cometerá um erro.

Outros escritores bíblicos fazem a mesma coisa. Tiago escreve: "Irmãos, como exemplo de paciência diante do sofrimento, considerem os profetas que falaram em nome do Senhor. Vocês sabem que perseveramos" (Tiago 5:10). As pessoas adoram isso. Embora Tiago aplique diretamente a experiência dos profetas divinamente inspirados a nós, ninguém reclama sobre moralização, pregação superficial ou algo do tipo. Por quê? Porque trata-se de sofrimento, não de cura. Trata-se de dor, não de alegria. Isso se encaixa no viés religioso deles sobre o que significa servir a Cristo, e assim suas inibições usuais vão por água abaixo. Então Tiago continua: "Vocês ouviram falar da perseverança de Jó e viram o que o Senhor finalmente fez. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia" (Tiago 5:10-11). Sempre podemos contar com Jó para nos dar uma desculpa para falar sobre nosso sofrimento. Isso é excelente, até olharmos para "o que o Senhor finalmente fez" — saúde e riqueza. Deus deu a Jó cura, longevidade e o dobro da riqueza. Tiago chama isso de "compaixão e misericórdia" de Deus. Ele diz isso imediatamente depois de condenar certas pessoas ricas — ele está contra o caráter delas, não contra o dinheiro delas. Então, não acaba do jeito que os religiosos querem, mas ilustra que Tiago pega os profetas e faz uma aplicação direta a nós.

Há mais. Várias versículos depois, Tiago escreve: "Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos" (Tiago 5:17-18). Agora ele está moralizando como se não houvesse amanhã. Elias? O contexto é, primeiramente, sobre orar pela cura. Tiago diz que quando oramos pelos doentes, Deus os curará. Depois, ele amplia a lição para a oração em geral. Ele diz que a oração de um homem justo é eficaz. Se você está confiando em sua própria justiça, nunca terá sucesso, e suas orações falharão. Eu não estou confiando na minha própria justiça, mas na justiça de Cristo. Sou justo porque Jesus é justo, e sou justo Nele. Então, quando oro em nome de Jesus, oro como um homem justo. Deus me ouve assim como ouve a Jesus, e minha oração é eficaz. De qualquer forma, Tiago considera apropriado aplicar diretamente o exemplo de Elias ao cristão. Ele não diz que nunca podemos ser como o profeta, mas diz que Elias já era "igual a nós". Ele compara as orações de Elias por milagres às orações do cristão por milagres. Elias também realizou milagres de cura, mas Tiago escolhe os milagres de natureza do profeta e os aplica diretamente a nós. Deus quer que ampliemos nosso pensamento e aumentemos nossa fé.

Agora, se os teólogos têm algum problema com o exposto acima, eles devem ser expulsos de cada igreja e seminário. Isso não é alguma teoria ou truque, mas uma observação direta de como a Bíblia se interpreta. Mas se os teólogos aceitarem o exposto acima, então nossa discordância termina, e significa que eles confessam que têm propagado absurdos todo esse tempo. A moralização cristã não é apenas aceitável, mas obrigatória, não apenas quando se trata de sofrimento e paciência, mas também de saúde e riqueza, milagres de cura e milagres da natureza, e não apenas quando se trata das bênçãos "espirituais" do Novo Testamento, mas também das bênçãos físicas, materiais e sobrenaturais do Antigo Testamento. Menciono esse último ponto porque alguns alegam que a ênfase mudou entre o Antigo e o Novo. Mas se Tiago aplica os profetas, Jó e Elias diretamente a nós, então podemos ter todo o Antigo e o Novo. Novamente, os teólogos inventam distinções para desculpar a falta de fé deles.

Assim, reinstauramos todas as instâncias de moralização que eles rejeitaram. Alguns cristãos, se considerando mais teologicamente informados, zombam de como pregadores populares usam a história de Davi e Golias para encorajar a fé. Enquanto todos os outros ficaram para trás com medo, Davi enfrentou o gigante em nome do Senhor e obteve a vitória. Depois, o povo de Deus foi encorajado e seguiu Davi para perseguir seus inimigos. Claro, isso é uma imagem de Cristo. Enquanto estávamos indefesos no pecado e encolhidos de medo diante do diabo, Jesus Cristo enfrentou-o e obteve a vitória por nós. Ele venceu o diabo. Ele é nosso campeão e nosso líder. Agora o seguimos para perseguir as forças das trevas. Mas os pregadores são zombados quando dizem que a história deveria inspirar nossa fé para enfrentar nossos problemas em nome do Senhor. Isso é moralizar. É centrado no homem, amigável aos buscadores, pregação motivacional. É uma má interpretação? Não, não é. É um excelente uso das Escrituras. É exatamente para isso que a Bíblia foi escrita. É apropriado moralizar o texto dessa maneira, desde que seja dada uma interpretação cristã. Em outras palavras, o texto não encoraja qualquer um — os não-cristãos estariam do lado de Golias. Para os cristãos, por outro lado, a história nos ensina a enfrentar a vida com fé e coragem em nome de Jesus.

Todas as coisas são suas

As histórias na Bíblia estão lá para você — para história, para doutrina, para te alertar e para te inspirar. Você pode chamá-las de moralistas, exemplares ou algo mais, não importa. A Bíblia é para você, e você pode aplicá-la diretamente a si mesmo. Há de fato uma maneira errada de fazer isso, então aprenda a maneira certa de fazê-lo. O princípio principal é lê-las como histórias cristãs, não apenas como histórias humanas. Como cristão, todos os personagens e exemplos na Bíblia pertencem a você. Todas as coisas são suas. Seja Moisés, Elias, Paulo ou Cristo, todos são seus. Eles são sua herança em Cristo.

A rocha de Moisés nos pertence. O sofrimento de Jó nos pertence. O poder de Elias nos pertence. A vitória de Davi nos pertence. Quanto mais devemos aplicar diretamente os exemplos bíblicos daqueles que receberam de Jesus pela fé? Jesus disse: 'Eu quero' ao leproso e o curou. Aplique isso a si mesmo. Jesus disse: 'Sua fé te curou'. Ele disse: 'Será feito de acordo com a sua fé'. Isso é para você também. Jesus disse: 'Tudo é possível para aquele que crê'. Quando você tem fé, tudo é possível para você. Claro, os milagres de cura são sinais que revelam Cristo. São sinais que revelam um Cristo que está disposto a nos curar e que cura quando acreditamos nele. São sinais que revelam um Cristo que pensa que todas as coisas são possíveis para nós quando temos fé.

Deixe a escola da teologia mágica. Se um sinal revela algo mais do que o que o sinal diz, pelo menos não pode revelar algo diferente ou até oposto ao que o sinal diz. Se um Cristo que cura revela um Cristo que salva, ainda assim revela um Cristo que cura. Não deixe o mágico te enganar. Não deixe ele te mostrar um texto e depois te dar algo diferente. Não deixe os teólogos e pregadores te enganarem e te convencerem de que é um abuso das Escrituras aplicar diretamente a si mesmo os exemplos de fé, cura, milagres e todos os tipos de bênçãos. Você estaria abusando das Escrituras se não os aplicasse a si mesmo. Aplique-os diretamente. Aplique-os com força. Aplique-os frequentemente. Aplique-os o dia todo e a noite toda. Aplique todos eles.

Assuma a responsabilidade pela sua fé. Não seja uma vítima. E se você deve ser uma vítima, pelo menos não reclame para a pessoa que lhe diz a verdade. Paulo diz aos coríntios: 'Pois, se alguém chega a vocês e prega um Jesus diferente do Jesus que pregamos, ou se vocês recebem um espírito diferente do Espírito que receberam, ou um evangelho diferente do evangelho que aceitaram, vocês o suportam de bom grado' (2 Coríntios 11:4). E quanto a você? Os teólogos ensinam um Jesus diferente. Os pregadores entregam um evangelho diferente. Você tolera isso? Você olha para isso com desapego acadêmico ou com mero interesse religioso? Me diga, você tolera isso? Se sim, então você compartilha do pecado deles. Você é culpado como eles.

Alguns de vocês amaldiçoam de cima a baixo, viram mesas e fazem passeatas — passeatas! — quando mexem com sua política. Mas quando alguém empurra outro Jesus pela sua garganta, você quer discutir isso como cavalheiros. Por que não há tumultos nas igrejas e seminários para protestar contra o cessacionismo, ou alguma outra religião satânica? Por que não há sentar-ins, saídas, pernoites, ou o que as pessoas fazem hoje em dia? Pelo menos você pode objetar com alguma força em vez de apenas falar sobre isso educadamente e sem fim. Você se envolve em discussões intermináveis para fingir que está fazendo algo a respeito, mas na realidade para evitar qualquer mudança enquanto continua a bajular os teólogos por suas contribuições apesar de sua falta de fé. Você é tão corrupto.

Há aqueles que pensam que sou muito duro com os teólogos e pregadores. Veja, se você pode refutar o que digo, então estou errado de qualquer maneira, e faz pouca diferença se sou ríspido, desde que eu comunique de uma forma que você realmente ENTENDA. Mas se estou certo, então não sou a pessoa com quem você deveria estar falando. É incrível que algumas pessoas admitam que estou certo sobre tudo isso e ainda assim eu seja o único a quem reclamam. Você deveria estar se unindo a mim, não me dando sermões para ser mais gentil. Mesmo se você não tiver fé, coragem, senso de justiça ou lealdade a Cristo, pelo menos tenha um pouco de vergonha. Até que você tenha feito a sua parte para combater a descrença, deveria ficar envergonhado de julgar como eu faço isso. Volte para a sua toca. A verdade é que preciso fazer isso mil vezes mais forte antes de compensar seu compromisso.

Eu vejo direito através de você. Se alguém prega outro Jesus ou outro evangelho para você, você tolera, e me culpa por falar porque você também é exposto. Você é esse tipo de pessoa. Finge ser amável ao falar sobre teologia, mesmo quando alguém crucifica Cristo de novo por sua tradição e falta de fé. Mas espere até alguém insultar a marca de smartphone que você usa! Agora você é o Leão de Judá! Agora você clama fogo sobre a cabeça dele! Qualquer um pode tirar o seu Jesus, e você assentirá e sorrirá, respondendo com 'gentileza e respeito'. Mas até Satanás tem medo de zombar do seu time de futebol, para que você se revista com toda a armadura de Deus e o golpeie com a força de mil anjos.

Ainda assim, mesmo quando você é assim, mesmo que seja tão repugnante e hipócrita, Deus permanece fiel a si mesmo, e se você puder aceitar a verdade, todas as coisas são suas. Ainda assim, elas são suas. Seja Moisés ou Elias, seja Paulo ou Cristo, seja cura ou profecia, tudo o que está na palavra de Deus, se você é cristão e tem fé, então são seus por meio de Jesus Cristo. São sua herança, e ninguém pode tirá-los de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário