segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Triunfalismo e Derrotismo — Vincent Cheung

Mas graças a Deus, que sempre nos conduz em triunfo em Cristo e por meio de nós espalha por toda parte o aroma do conhecimento dele. (2 Coríntios 2:14)

A pregação cristã deve sempre carregar um som de triunfo. A mensagem do evangelho é uma declaração da vitória de Deus através de Jesus Cristo sobre todos os seus inimigos - demônios, incrédulos, pecado, decadência e morte.

Alguns estão preocupados com uma teologia do "triunfalismo". Existem vários usos para a palavra, então precisamos especificar o significado pretendido. Aqui nos referimos à visão de que, através da fé no trabalho de Cristo, um crente deve esperar viver sua vida livre de todas as dificuldades e oposições, ou se encontrar com elas, deve esperar vencê-las completamente em todas as ocasiões.

Tal visão é bastante rara - posso apenas presumir que ela existe, mas nunca a encontrei pessoalmente. Embora tenha sido atribuída a certas seitas carismáticas, pelo menos na minha própria exposição à controvérsia, tem sido sempre uma caricatura, mesmo que a caricatura não esteja totalmente desprovida de base. Os professores que mais sofreram ataques de círculos tradicionais e evangélicos nunca ensinaram o triunfalismo no sentido mencionado acima (embora, por serem imprecisos, descuidados e inconsistentes, às vezes pareçam ensiná-lo, e devem assumir parte da culpa por serem mal representados). Eles não ensinam que o cristão não enfrenta mais problemas nesta vida. Pelo contrário, ensinam que um cristão, com base no trabalho de Cristo, deve em princípio esperar conquistar todos os problemas que enfrenta. Alguns poderiam pensar que problemas persistentes sinalizam falta de fé, ou falta de amor ou santidade, embora alguns também atribuam isso à soberania divina. Aqueles que discordam podem se opor a eles nesse ponto, mas não devem atacar um espantalho.

Segundo seus críticos, o problema com o triunfalismo é que ele oferece aos crentes uma esperança falsa, e a falha em alcançar os resultados prometidos então leva a uma culpa falsa. Esse perigo é real quando uma teologia não observa a chamada distinção "já vs. ainda não" nas promessas de Deus. Para ilustrar, ele me prometeu um corpo de ressurreição com características e habilidades aprimoradas, e imune a danos e morte. A promessa é minha agora, mas o cumprimento vem depois, e independentemente da força da minha fé, não há nada que eu possa fazer para obtê-la imediatamente. Um ensinamento que insiste que eu deveria alcançar algo que não é destinado para esta era colocaria um fardo irracional sobre mim.

Dito isso, esse perigo muitas vezes é exagerado por causa da própria incredulidade dos críticos, e porque eles falam de uma posição que está no outro extremo - uma posição de derrotismo. Uma doutrina de vitória é assim interpretada como uma negação da realidade, quando o ensinamento pode simplesmente ser que o poder de Cristo nos capacita a superar o sofrimento, ou que se precisarmos suportá-lo, devemos fazê-lo com um sorriso ou até mesmo um grito de alegria. Muitos pensadores cristãos ficam perplexos com isso. Eles afirmam que esta vida é um tempo de provações, e a promessa de vitória pela fé constitui uma esperança falsa. A falha então parece refletir uma falta de fé, e assim produz uma culpa falsa. Mas Jesus repetidamente disse aos seus seguidores: "Onde está a tua fé?" A verdade é que mesmo que o sofrimento contínuo não indique uma falta de fé, um espírito deprimido e derrotado certamente indica. Tal pessoa deve sentir uma medida de culpa, e deve se arrepender e melhorar.

A vitória que pregamos é primeiro a vitória de Deus, não nosso sucesso pessoal. Deus cumpriu suas promessas e previsões, e Ele superou suas oposições através de Jesus Cristo. É impossível declarar isso com muito triunfo em nossa voz ou com muito prazer em nossa atitude. Não há tal perigo. Então, se estamos unidos a Cristo, Sua vitória deve ter aplicação em nossas vidas. Nós nos beneficiamos de Sua vitória. Desfrutamos de efeitos reais dela. Caso contrário, não estamos verdadeiramente unidos a Ele, e nossa fé é uma farsa. Muito mais difundido e arraigado do que o triunfalismo - é praticamente universal - a teologia do derrotismo presta homenagem à vitória do evangelho, mas em toda a sua pretensão de humildade e compaixão, tenta desesperadamente esconder um coração maligno de incredulidade.

O triunfalismo, com todos os seus defeitos, muitas vezes é uma reação a esse espírito de incredulidade, porque o derrotismo pinta um quadro tão diferente daquele que percebemos na Escritura. Não há necessidade de adotar qualquer um dos extremos. Os cristãos de fato continuam a enfrentar problemas e oposições neste mundo, e às vezes devemos continuar a suportá-los. E é de fato necessário distinguir entre o "já" e o "ainda não" das promessas do evangelho. No entanto, Deus já "colocou Seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir" (1:22). O próprio Espírito não é fraco, e o dom não é apenas um gesto simbólico. O evangelho nos dá um vislumbre da "bondade da palavra de Deus e dos poderes da era que há de vir" (Hebreus 6:5), mesmo no aqui e agora.

O pano de fundo do som triunfante de Paulo não é o conforto e a facilidade, mas a angústia muito além de sua própria capacidade de suportar (1:8-11). Ele não nega a realidade presente, mas ainda assim declara a vitória que Deus alcançou através de Jesus Cristo e que os crentes desfrutam agora. Em contraste, muitos proclamam a nota da derrota mesmo sem muito sofrimento. Eles deveriam se envergonhar. Deveriam carregar a culpa. Têm pouca esperança para criticar os outros por terem demais. Não é exagerado pensar que o Senhor lhes diria o que disse à sua geração: "Até quando deverei suportá-los? Até quando terei que aguentá-los? Homens, onde está a vossa fé?" O triunfalismo nos faz sonhadores ilusórios. O derrotismo nos faz perdedores patéticos. A verdadeira fé na vitória de Jesus Cristo nos torna vencedores esperançosos e realistas nesta vida e na vida por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário