quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

O Curador Indignado — Vincent Cheung

Quando chegaram à multidão, um homem se aproximou de Jesus e se ajoelhou diante dele. "Senhor, tem misericórdia do meu filho", ele disse. "Ele tem convulsões e sofre muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo."

"Ó geração incrédula e perversa", respondeu Jesus, "até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui para mim." Jesus repreendeu o demônio, e ele saiu do menino, que foi curado naquele momento.

Então os discípulos vieram a Jesus em particular e perguntaram: "Por que não pudemos expulsá-lo?" Ele respondeu: "Por causa da vossa pequena fé." (Mateus 17:14-20)

Jesus havia levado Pedro, Tiago e João a uma montanha alta, sozinhos. Lá ele foi transfigurado diante deles. Seu rosto brilhava como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz (17:1-2). Quando desceu, não foi recebido com fé, mas com incredulidade e fracasso, pois um homem disse a ele que os discípulos não foram capazes de expulsar um demônio de seu filho.

Séculos atrás, Moisés subiu uma montanha para encontrar-se com Deus, e quando desceu, viu que seu povo havia se voltado para a idolatria (Êxodo 32). Ele os chamou de geração infiel e perversa (Deuteronômio 32:20). Da mesma forma, Jesus respondeu: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los?" Anteriormente, ele havia chamado os fariseus, os saduceus e os escribas de "uma geração má e adúltera" (Mateus 12:39, 16:4), pois responderam suas mensagens e milagres com incredulidade. Agora, ele emite uma repreensão semelhante aos seus discípulos e, depois, disse-lhes que falharam por causa de sua fé fraca. No relato de Marcos, ele também exortou o pai a ter fé e disse: "Tudo é possível para quem crê" (Marcos 9:23).

Assim, a acusação se aplica a todos os tipos de incredulidade - àqueles que adoram ídolos, àqueles que resistem às mensagens e milagres de Cristo, àqueles que falham em realizar milagres em seu nome e àqueles que vacilam em sua confiança ao buscar milagres dele. Moisés e Jesus demonstraram que é inteiramente apropriado mostrar irritação e indignação contra tais pessoas. Assim como muitos de nossos líderes da igreja, pregadores e teólogos, os fariseus estavam mais ansiosos para defender seu status e tradição do que para ver Jesus curar os doentes e aliviar seu sofrimento.

Em um lugar, lemos: "Olhou ao redor para todos eles com ira, profundamente entristecido pela dureza dos seus corações, e disse ao homem: 'Estende a tua mão'. Ele a estendeu, e a mão foi completamente restaurada" (Marcos 3:5). Eles não estavam preocupados com o homem, mas queriam pegar Jesus violando suas doutrinas e políticas. Jesus olhou ao redor para eles, fervendo de raiva, e mesmo assim curou o homem. Meus irmãos e irmãs, o que devemos ensinar e como devemos agir quando o estabelecimento religioso proibiu a fé e o amor de Jesus? Devemos sempre encarar essa dureza de coração com raiva e ainda assim fazer as obras de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário