domingo, 31 de dezembro de 2023

O Simeão Sem Surpresa — Vincent Cheung

Havia um homem em Jerusalém chamado Simeão, que era justo e piedoso. Ele aguardava o consolo de Israel, e o Espírito Santo estava sobre ele. Pelo Espírito Santo, fora revelado a ele que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram a criança Jesus para fazer por ele conforme o costume da Lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 'Soberano Senhor, agora podes despedir teu servo em paz, conforme prometeste. Pois meus olhos viram tua salvação, que preparaste diante de todos os povos, luz para revelação aos gentios e glória para teu povo Israel.'

O pai e a mãe da criança maravilharam-se com o que foi dito sobre ele. Então Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: 'Este menino está destinado a causar a queda e o levantamento de muitos em Israel, e a ser um sinal que será contestado, para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados. E uma espada atravessará a tua própria alma também.' (Lucas 2:25-35)

Ao se referir às promessas de Deus, os cristãos frequentemente dizem que são 'incríveis', 'surpreendentes', 'difíceis de acreditar' e 'muito bons para serem verdadeiros'. Embora a intenção seja enfatizar a excelente grandeza das coisas prometidas, essas expressões oferecem um louvor desleixado e insultante a Deus. Usadas por pregadores e teólogos de várias tradições, essas expressões implicam que a mentalidade cristã permanece no reino do natural, do humano e do incrédulo. Deus não é incompetente nem mentiroso, mas sim um Deus de verdade e poder, e podemos esperar Dele exatamente o que Ele nos diz para esperar. Todas as Suas promessas e seu cumprimento são críveis, não surpreendentes, fáceis de acreditar e inegavelmente bons e verdadeiros.

A encarnação de Jesus Cristo é uma daquelas doutrinas que têm incitado muita teologia preguiçosa. Maria disse: 'Faça-se em mim segundo a tua palavra'. Mas depois de ter acontecido por dois mil anos, pregadores e teólogos ainda estão dizendo que é 'muito bom para ser verdade'. Lamentável? Certamente. Ela não foi reduzida ao silêncio, mas proferiu um louvor longo e substancial (Lucas 1:46-55). Ela não disse que era surpreendente, mas disse que 'Sua misericórdia se estende aos que O temem, de geração em geração.' Ela não pensou que era incrível, mas que 'Ele realizou obras poderosas com Seus braços.' Ela não cantou que era 'difícil de acreditar' que Deus fizesse ou cumprisse Suas promessas, mas que 'Ele ajudou Seu servo Israel, lembrando-se de ser misericordioso com Abraão e seus descendentes para sempre, como disse aos nossos pais.' Qual é aquela última parte? 'Como disse aos nossos pais.'

O louvor consiste em uma afirmação da bondade e fidelidade de Deus, e não em uma expressão de choque que Ele faria promessas maravilhosas e depois as cumpriria. A encarnação não foi incrível, não foi surpreendente, não foi difícil de acreditar e não foi bom demais para ser verdade. Foi exatamente o que esperávamos. E devemos dizer o mesmo sobre a ressurreição, a ascensão e a segunda vinda.

Recitar uma teologia sólida tem valor limitado se for amarrada pela incredulidade. Para deixar sua teologia voar, você tem que acreditar nela, completamente, sem hesitação ou reserva. Se a tradição tentar te deter, desafie-a. Se os crentes tentarem te sedar, afaste-os como moscas. Se os pecadores tentarem te opor, passe por cima deles. A palavra de Deus é como fogo e como um martelo. É destrutiva para o coração endurecido pela incredulidade. Se você se firmar em Sua palavra, ela será sua base segura; nada te abalará nesta vida ou na vida por vir. Mas se você se opuser à Sua palavra, ela te destruirá e te punirá, nesta vida e especialmente na vida por vir.

Simeão era grato, mas não surpreso. Ele afirmou a excelência do que Deus havia feito, sem as exclamações infantis e incrédulas que passam por louvor hoje. Ele disse ao Senhor que o que havia acontecido era 'conforme você prometeu.' Além disso, seu louvor carregava substância e discernimento. O Espírito de Deus lhe deu entendimento sobre a pessoa e obra de Jesus Cristo, e sobre o que Sua encarnação significaria para o mundo. Aqui vamos selecionar vários itens para discutir:

Ele é salvação. Nosso tempo é curto e enfrentamos muitas dificuldades neste mundo. Mesmo assim, a vida pode ser bela em Cristo. Uma pessoa é sem valor se não servir a Cristo. Se ele morre agora ou depois, se é rico ou pobre, feliz ou infeliz, influente ou obscuro, nada disso realmente importa. Ele serve ao propósito de Deus, que o usa como um display para justiça e ira divina, para declarar Sua honra e educar os eleitos, e então ele é descartado, lançado no inferno para ser torturado pelas chamas. Mas em Cristo há vida e amor eternos, comunhão, trabalho significativo e adoração gloriosa. Em Cristo há verdadeiro entendimento e realização.

Nossos problemas, e portanto as soluções, não se relacionam diretamente com política, economia, educação, ou como as ciências são aplicadas ao meio ambiente, para curar doenças, e assim por diante. Os não-cristãos são os problemas. Você diz, 'Pensei que nossos pecados são nossos problemas.' Sim, certamente. "Pensei que nossos pecados são nossos problemas." Sim, mas você não vê os pecados assaltando bancos, traindo esposas ou lutando pela diversidade religiosa. São os não-cristãos, incluindo falsos cristãos, que fazem essas coisas. Jesus Cristo não veio para salvar as pessoas dos romanos, pelo menos não diretamente. Ele veio para libertar as pessoas do fardo da autodireção e das tradições religiosas humanas, do poder escravizante de nossa própria natureza pecaminosa, dos poderes demoníacos e, por decreto do Pai, para nos libertar da força mais poderosa de todas, que é a ira de Deus. Jesus Cristo nos salvou dos não-cristãos e de sermos não-cristãos. E Ele continua nos salvando das forças não-cristãs que permanecem dentro de nós. Esta é a verdadeira salvação. Não há outra resposta para os problemas do mundo.

Ele é revelação. Simeão sabia que Jesus seria a salvação para "todos os povos". Ele não queria dizer que a salvação era para cada pessoa humana, já que a distinção entre os eleitos e os não-eleitos seria fundamental em seu pensamento. Ao invés disso, através de Jesus Cristo, a salvação seria estendida a todos os tipos de pessoas, independentemente de sua raça, gênero, status social ou econômico.

Aqui é feito um contraste entre os gentios e Israel. Os judeus já possuíam uma medida da luz da revelação, mas quando Jesus chegou, Ele percebeu que a maioria deles estava cega. Os gentios, por outro lado, não tinham essa luz. Quem é Deus? Qual é a verdade sobre este universo? O que somos como seres humanos? O que é certo e errado? Os judeus possuíam as respostas convenientemente em forma escrita. Os gentios tinham apenas suas especulações selvagens. Então, a luz de Cristo veio ao mundo e começou a se espalhar, alcançando todas as nações, penetrando em todos os níveis da sociedade, refutando todas as religiões e filosofias que os homens inventaram na ausência dessa revelação.

Ele é glória. Simeão considerava Jesus como a glória de Israel. Certamente ele deveria ter sido percebido dessa maneira pela nação, embora muitos dos judeus não o vissem assim. Portanto, é necessária uma distinção. Simeão falou do ponto de vista de Deus e daqueles que O amavam, e não do ponto de vista dos homens ímpios. Se falarmos a partir da perspectiva dos ímpios, muitas coisas não seriam chamadas do que são nas Escrituras. A mensagem de Jesus Cristo é chamada de boas novas, mas Paulo afirma que aqueles que não creem a percebem como o fedor da morte.

Jesus disse que a salvação veio dos judeus. Claro, isso não significa que os judeus nos salvaram. Em vez disso, Deus usou a linhagem de Abraão como portadora de Sua promessa de salvação, de modo que o próprio Messias nasceu nela. Em si mesmo, não havia nada de especial no sangue de Abraão, já que, como João Batista disse, Deus poderia criar filhos de Abraão até mesmo de pedras. Eles eram vasos naturais para uma promessa espiritual. Nesse sentido, a salvação veio dos judeus, mas não devemos dar a eles uma honra indevida, já que a salvação também se afastou rapidamente deles. Eles logo rejeitaram Cristo e o assassinaram, de modo que Deus destruiu sua nação e arrasou o templo. No entanto, para os judeus que seguem a fé de Abraão, eles compartilham de nossa crença de que Cristo é realmente a glória de Israel, ou seja, o verdadeiro Israel, ou a Igreja.

Ele é um sinal. Simeão disse que Jesus seria um sinal que seria contestado, ou falado contra, 'para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados'. Freqüentemente se diz que não podemos conhecer os corações dos homens, e segue-se que não devemos julgá-los. No entanto, embora não sejamos capazes de perceber diretamente e infalivelmente os pensamentos e motivos dos homens, não somos completamente ignorantes. Podemos conhecer o que está no coração de um homem se Deus nos disser. E se Ele nos disser, então devemos admitir que sabemos, e devemos afirmar o mesmo julgamento que Ele pronunciou sobre o indivíduo.

Ele não precisa nos dizer por revelações especiais e específicas. Ele nos deu um sinal em Jesus Cristo, para que possamos julgar todos os homens por sua reação a Ele. Um homem diz que Jesus é o Filho de Deus, nele habita toda a plenitude de Deus, e quem confia nele será salvo. Nós o aceitamos como irmão. Outro homem nega o que a Bíblia diz sobre Cristo, e o considera apenas um homem ou professor excelente, se tanto. Sabemos que este incrédulo é um demônio do inferno. Seu coração foi revelado por sua atitude para com Jesus Cristo.

Jesus disse: 'Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada' (Mateus 10:34), e para introduzir dissensão e animosidade até entre membros da família. Ele também disse: 'Quem não está comigo está contra mim, e quem não ajunta comigo espalha' (Mateus 12:30). Perceba que "comigo" corresponde a "ajuntar-se comigo". Em outras palavras, a linha divisória é muito explícita e não há terreno neutro. Ninguém pode ser um não-cristão que não seja contra Cristo. Para estar com Ele, uma pessoa deve ser um cristão e desejar que outras pessoas se tornem cristãs.

Assim, Ele separa a humanidade em dois grupos - cristãos e não-cristãos. Quando falamos de Jesus Cristo para alguém, apresentamos um sinal que exige uma resposta. Até o silêncio é uma resposta e representa uma rejeição da mensagem cristã, já que "quem não ajunta comigo espalha". A única resposta que coloca uma pessoa no lado da retidão é um abraço entusiástico e total de Jesus Cristo. E a pessoa que abraça a Cristo inevitavelmente pensa que todos os outros deveriam fazer o mesmo; caso contrário, não há verdadeira fé nele.

Fonte: https://www.vincentcheung.com/2010/10/25/the-unsurprised-simeon/

Nenhum comentário:

Postar um comentário