quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Eu sou Ananias — Vincent Cheung

Então Ananias foi à casa e entrou nela. Colocando suas mãos sobre Saulo, ele disse: "Irmão Saulo, o Senhor - Jesus, que apareceu a você no caminho quando você estava vindo para cá - me enviou para que você possa ver novamente e seja cheio do Espírito Santo." (Atos 9:17)

Saulo, ou Paulo, estava indo em direção a Damasco para prender os cristãos. Mas antes de chegar, Jesus apareceu a ele em uma luz cegante do céu. Ele se identificou e confrontou Paulo sobre o que estava fazendo. Então disse a Paulo para esperar na cidade. Por três dias ele ficou cego, jejuou e orou, finalmente percebendo que os cristãos estavam certos sobre Jesus.

Homens não espirituais pensam em termos de épocas e títulos, que Deus faria certas coisas naquela época, mas não agora, que ele faria certas coisas através dos apóstolos, mas não outras. Por essa razão, eles se esforçam muito para ganhar reconhecimento humano. Eles se medem de acordo com os títulos que receberam de instituições humanas e se comparam a outros por meio deles. E é assim que eles pensam sobre você. Você poderia ser Jesus Cristo em pessoa, mas eles diriam: "Em qual seminário você estudou? Qual denominação o ordenou? Por qual autoridade você faz essas coisas?" Você poderia estar cheio de uma legião de demônios, mas se tiver as credenciais humanas que eles respeitam, farão reverências e o chamarão de "reverendo" e "doutor". É uma cultura mundana e patética.

Quem poderia estar qualificado para impor as mãos neste fariseu, um hebreu dos hebreus, e neste futuro apóstolo, missionário, defensor da fé e escritor das Escrituras? Se pensarmos como o homem carnal, quem poderia fazer isso, exceto Pedro, João ou Tiago? Talvez nem mesmo Mateus fosse bom o suficiente. Mas Jesus enviou um discípulo comum - um homem que não tinha nenhum título especial. Ele não era chamado de apóstolo, profeta, mestre, ancião, ou mesmo diácono. Não sabemos sobre sua origem e educação.

O que Simão tentou comprar de Pedro - a habilidade de impartir a plenitude do Espírito pela imposição de mãos - Ananias poderia fazer como um cristão comum. Ele era um "discípulo"! Ele era um aluno de Jesus Cristo. Não há necessidade de um título maior. Você não pode comprar essa habilidade. Você não pode estudar para obtê-la. Você não pode se graduar nela. Você deve ter um relacionamento real com Deus e uma comissão de Cristo para operar nesse tipo de ministério. Isso deixa algumas pessoas muito irritadas, irritadas o suficiente para matar, porque Jesus ousaria agir em torno de sua estrutura eclesiástica. Toda a sua educação e networking são inúteis se você negar que Jesus usaria qualquer discípulo para realizar suas obras maiores, porque você rejeitou a visão dele para o seu povo.

Paulo estava familiarizado com a mensagem cristã antes disso. Ele ouvira o poderoso testemunho de Estêvão e a visão de Cristo. Estêvão não era um apóstolo, mas estava cheio do Espírito e realizava sinais e maravilhas entre as pessoas. Sob interrogatório, ele expôs as obras de Deus e mostrou que elas levaram à vinda de Jesus Cristo, e declarou que os judeus sempre foram rebeldes, culminando em perjúrio e assassinato contra seu próprio Messias. Os judeus ficaram furiosos, mas ele olhou para cima e viu Jesus à direita de Deus. Paulo testemunhou tudo isso e aprovou quando os judeus apedrejaram Estêvão até a morte (Atos 7).

Então Paulo conhecia a mensagem cristã, e deve tê-la ouvido e examinado muitas vezes desde então, mas não acreditava. Mas agora ele tinha visto esse Jesus em uma luz cegante, e finalmente percebeu que Estêvão estava certo o tempo todo. A fé cristã era verdadeira todo esse tempo em que ele a estava combatendo. E por três dias ele jejuou e orou com isso em mente.

Ainda assim, existem teólogos que dirão que Paulo ainda não havia sido convertido. Por quê? Porque Ananias viria para que Paulo fosse cheio do Espírito, e apesar de toda a evidência bíblica em contrário, os teólogos insistem que a conversão a Cristo é o mesmo evento do enchimento do Espírito. Eles insistem que os dois são iguais para que não tenham que admitir que são deficientes em sua busca cristã. Assim, eles prontamente reconhecem que o criminoso crucificado com Cristo foi salvo por sua confissão do reino de Cristo, mas de alguma forma Paulo permaneceu não salvo por três dias após extensa exposição à mensagem cristã e vendo o Cristo ressuscitado em uma luz cegante, com jejum e oração depois.

É assim que alguns pregadores e estudiosos se rebaixarão para proteger seu orgulho e sua tradição. Esses hipócritas religiosos pressionam por suas agendas teológicas, independentemente do que a Bíblia realmente diz. Quando a Bíblia os contradiz, de alguma forma é uma "exceção" à sua doutrina. Oh, doces exceções! Que Deus nos conceda exceções neste dia de hipocrisia teológica. Que Deus, como sempre faz nos Atos, faça uma exceção toda vez sem exceção, para que ninguém que creia e tenha fome dele seja excluído de sua graça e poder. E que nos tornemos exceções às serpentes e escorpiões que ensinam nosso povo, para que possamos lidar com sua palavra com fé e integridade.

Os cristãos reverenciam a herança da Reforma. No entanto, quando as pessoas não se apegam a Jesus Cristo com uma fé simples, elas apenas passam do Catolicismo para o Farisaísmo. Mas é esse o ponto de tudo isso? Será que viramos de idolatria apenas para nos tornarmos assassinos? O que é então? Os hipócritas religiosos que buscam aprovação humana e autoridade humana em vez do Senhor Jesus vão me dizer: "Quem é você? De onde você veio? Qual homem te autorizou a fazer essas coisas? Qual instituição aprovou sua doutrina?" Eu responderei: "Eu sou Ananias. Eu sou Vincent Cheung, um discípulo de Jesus Cristo. Agora você e qual legião de demônios vão me impedir de seguir a visão celestial?"

Lute por sua identidade, liberdade e capacidade em Jesus Cristo. Não escape da escravidão à injustiça apenas para cair na escravidão à incredulidade e tradição. Sirva somente a Cristo com confiança e desafie todos aqueles que tentam enganá-lo de seu lugar nele. Que Deus nos encha com seu Espírito, um espírito de ousadia e poder, para que, um por um, possamos nos levantar contra um estabelecimento religioso impotente, sem fé e hipócrita - nossos pregadores e teólogos, nossas igrejas e seminários, nossas denominações e outras autoridades eclesiásticas que conspiram contra o poder de Deus e seu Espírito - e dizer: "Eu sou Ananias. Mas quem é você? Me diga! QUEM É VOCÊ?!"

Continuamos firmes na luta pela sua identidade e liberdade em Jesus Cristo, recusando a escravidão à tradição e à incredulidade. Serve somente a Ele com confiança e desafia todos aqueles que tentam te enganar. Que Deus nos capacite com Seu Espírito, um espírito de coragem e poder, para que, um por um, possamos confrontar um sistema religioso fraco, sem fé e hipócrita - nossos pregadores e teólogos, nossas igrejas e seminários, nossas denominações e outras autoridades eclesiásticas que conspiram contra o poder de Deus e Seu Espírito - e proclamar: "Eu sou Ananias. E você, quem é? Me diga! QUEM É VOCÊ?!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário