sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Fé e Ministério — Vincent Cheung

Quanto à sua pergunta, em relação à própria tomada de decisão, a Bíblia nos ensina a obedecer aos nossos pais, mas apenas "no Senhor" (Efésios 6:1). Se seus pais não forem excelentes cristãos, cheios de conhecimento e confiança em Deus, então é errado ouvi-los quando se trata de decisões sobre fé e vida. Se eles não são cristãos, ou se se denominam cristãos, mas são ignorantes ou ímpios, então não podem ensinar um cristão. Você é quem deve ensiná-los, pois seria a voz de Deus para eles. Se você quer estar no ministério, enfrentará problemas muito maiores do que seus pais. Se você não consegue lidar nem mesmo com seus pais, então não é forte o suficiente para o ministério. Você deve ser capaz de lidar facilmente com cem pares de pais ao mesmo tempo. Um conjunto de pais não é nada. Fortaleça seu interior para ser forte no Senhor, cheio do poder e força Dele.

Todos os cristãos estão no ministério de certa forma, mas estamos nos referindo ao ministério como uma vocação, ganhando a vida com isso. Você só precisa do chamado e ordenação de Deus. Respeite apenas os conselhos de cristãos que conhecem e acreditam na palavra de Deus. Nunca confie em "cristãos" que não confiam em Deus. Nunca aceite conselhos de cessacionistas. Eles são os piores charlatães religiosos, porque renegaram a palavra de Deus, mas se apresentam como os mais zelosos pela palavra de Deus. Eles não podem oferecer conselhos sólidos, pois rejeitaram uma categoria inteira de possibilidades sobre como Deus pode interagir, abençoar, libertar e se comunicar com você. Eles rejeitaram a própria natureza de Deus, ou seja, Deus mesmo.

Seus maiores inimigos no ministério provavelmente serão "cristãos" como esses. Se Deus te chamou e ordenou, então a discordância deles não significa nada. Sinta-se à vontade para desprezá-los. Mas se Deus não te chamou e ordenou, então você não deve entrar no ministério, mesmo que essas pessoas te arrastem para isso. Até mesmo aqueles que parecem ser pais cristãos às vezes hesitam, porque estão preocupados que você não será capaz de ganhar a vida como ministro. Eu entendo essa preocupação, mas se eles são pessoas piedosas, então deveriam ter fé em Deus e te encorajar a ter fé também. Sua maior preocupação deveria ser ajudá-lo a determinar se Deus realmente te chamou e ordenou.

Há pais que não querem que você entre no ministério não porque estão preocupados com você, mas porque estão preocupados consigo mesmos. Eles não querem que você os envergonhe, ou por algum motivo assim. Eles não são bons cristãos ou bons pais. Não preste atenção ao que eles pensam. Existe a falsa suposição de que devemos nos submeter aos nossos pais, não importa o quê. Isso é confucionismo, não cristianismo. Muito do que é chamado de "gentileza e respeito" cristãos é realmente ética pagã. Jogue fora. Você pode ser educado com eles, mas se eles estiverem errados, você não precisa ouvi-los. Às vezes, você até precisa repreendê-los para o próprio bem deles. Certifique-se, no entanto, de que você realmente sabe mais do que eles nesses casos. Não seja hostil apenas porque discorda, mas seja tão duro quanto necessário se estiver certo, e eles estiverem errados e teimosos.

Se os pais são um problema porque podem negar o suporte financeiro para o treinamento no ministério, então você pode tentar persuadi-los. Se não conseguir, terá que seguir sem nenhum estudo ou terá que estudar algo que eles aprovem. É o dinheiro deles. Quando você for velho o suficiente ou financeiramente independente para sair da autoridade deles, poderá fazer o que quiser ou estudar o que quiser. Algumas pessoas trabalham em um emprego secular por um tempo antes de ganhar o suficiente para pagar pelo treinamento no ministério. Claro, não é necessário seguir o caminho do seminário em primeiro lugar. Muitas pessoas estão melhores sem isso, já que os seminários tendem a destruir a fé e a vida. O intelectualismo não é destrutivo, mas o ambiente do seminário é destrutivo quando promove a incredulidade e a tradição. Este é o caso da maioria dos seminários.

Certamente, uma grande parte disso depende do indivíduo. Se o seminário promove a descrença e a tradição em vez de Cristo, como é muito provável, então treine-se fazendo dele seu inimigo em vez de seu professor. Assim, você crescerá em conhecimento e força apesar do mal que permeia a instituição. O seminário deve mantê-lo seguro antes de enviar você para o mundo, mas, na maioria das vezes, o seminário é o mundo e, de muitas maneiras, mais perigoso do que o mundo não cristão. Então, faça de Deus seu professor e o seminário o campo de treinamento, tornando-o o campo de batalha. O pior erro que você pode cometer é assumir que está seguro em um seminário, relaxar e esperar que os professores o tornem um homem de Deus. Esse tipo de pensamento só o tornará vulnerável a eles.

A fé em Deus é a coisa mais importante. Se você vai ser um ministro, terá que concordar com o que Jesus disse. Ele disse que se buscar primeiro o reino de Deus, então coisas que estão sob o Mamom (riqueza ou prosperidade) - comida, roupas e abrigo - serão acrescentadas a você também. Ele disse que se tiver fé em Deus, pode ordenar que uma montanha seja jogada no mar, e tudo o que pedir lhe será dado. Ele disse que se impuser as mãos sobre os doentes, eles se recuperarão. Ele disse que se acreditar, realizará as mesmas obras que ele fez, e até obras maiores. Se cada cristão realizar até mesmo as mesmas obras que Jesus fez, haverá um fluxo interminável de milagres.

Todas essas coisas são integrais ao evangelho - fé, cura, prosperidade e obras de poder miraculoso. No entanto, muitos charlatães religiosos pregam um evangelho diferente - os seminários o atacarão se você acreditar no que Jesus disse - mas então eles não deveriam ser cristãos, muito menos ministros e teólogos. Paulo escreveu que Deus suprirá tudo o que você precisa, não segundo sua necessidade, que é pequena, mas segundo as riquezas gloriosas de Deus - de acordo com o que ele tem, que é muito. Se você não quer ser um pregador ou estudioso insignificante, então aceite o que a Bíblia ensina sobre fé, cura, prosperidade, milagres, o Espírito Santo e assim por diante.

Homens simples nunca devem ter o privilégio - e o fardo - de possuir seu futuro em Deus. Se você tiver fé, é provável que muitos dos "cristãos" mais educados e respeitáveis venham contra você. Eles são os zelotes ortodoxos, e algumas das pessoas mais viscerais e não espirituais do mundo. Despreze-os! Cospe neles! Pise neles como vermes! Não deixe que eles tomem seu futuro. Não deixe que eles entorpeçam seu espírito. Assuma o controle de sua vida em Cristo. Busque conselho daqueles que possuem fé e sabedoria - especialmente fé - mas no final você é quem deve decidir como proceder. Não pense mais de si mesmo do que deveria, mas pense com sobriedade de acordo com sua medida de fé. E se de fato tiver a fé, então tem a autorização para avançar no ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário