quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

A Visão Espiritual de Cristo — Vincent Cheung

Então, quando estavam juntos, eles lhe perguntaram: 'Senhor, é agora que você restaurará o reino a Israel?'

Ele lhes disse: 'Não cabe a vocês saber os tempos ou datas que o Pai estabeleceu por sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês; e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.' (Atos 1:6-8)

A palavra de Deus é o padrão absoluto e público da verdade; portanto, é a única base sólida para políticas governamentais. No entanto, isso não significa que a visão cristã seja política, e não significa que a causa cristã seja bem-servida pelo profundo envolvimento no processo político. A doutrina de que os cristãos têm um mandato para se envolver na sociedade e desenvolver a cultura é frequentemente usada como desculpa para carnalizar a espiritualidade.

Uma quantidade tremenda de recursos foi dedicada a discutir como a teologia cristã se aplica à política, como poderíamos garantir nossos direitos e impor nossos ideais pelo processo político, e como votar contra os não-cristãos e eleger nossos próprios representantes. De fato, a fé cristã tem um lugar na política, e, quando possível, os apóstolos se valeram das leis existentes para facilitar seu trabalho. Na verdade, seria tolice não aproveitar os direitos que já possuímos para manter um certo nível de segurança e conveniência no ministério do evangelho.

Dito isso, muitos perderam de vista a verdadeira visão e poder de Jesus Cristo. Seus objetivos e meios se tornaram pesadamente políticos. No entanto, confiar na política é confiar nos homens, e os homens sempre decepcionarão. A realidade é que, a menos que estejamos nos referindo a uma insurreição, avançar a causa cristã pela política só funciona até onde os não-cristãos toleram. As leis de uma democracia não são executadas pelo poder miraculoso imediato de Deus, mas pela providência ordinária trabalhando através da cooperação e compromisso dos homens, e os homens nem sempre cooperam ou comprometem.

Suponhamos que membros de um grupo mais fraco protestem por seus direitos, e membros do grupo mais poderoso se comprometam. Os membros mais fracos então declaram vitória - o movimento venceu! Mas eles não venceram de fato; em vez disso, por qualquer razão, aqueles com maior poder mostraram generosidade. Claro, é provável que aqueles com mais poder tenham sentido pressão e se comprometido por interesse próprio, mas eles não precisavam ceder e poderiam ter suprimido todo o movimento e enfrentado as consequências.

Então, um grande grupo de jovens pode ocupar uma enorme praça e protestar pela democracia. O governo pode tolerar, mas depois de um tempo, também poderia enviar tanques e soldados para massacrar as pessoas e encerrar toda a situação. Em outra parte do mundo, um grupo pode protestar por seus direitos e por mudanças políticas. Nenhum dano lhes é causado, não porque são poderosos e assustadores, mas porque o governo os tolera. Estão iludidos se acham que realmente têm o poder. Ainda assim, o movimento pode ser valioso, porque as pessoas estão aproveitando a tolerância existente das autoridades para fazer demandas adicionais.

O poder de Jesus Cristo em ação através do evangelho é o único poder que não depende, por um lado, da violência e insurreição, ou, por outro lado, da tolerância daqueles no poder. Um interesse desmedido na política indica a perda de visão e poder espiritual. Muitos discordariam disso e apresentariam todo tipo de argumentos para justificar seu foco, precisamente porque essa crítica se aplica a eles. Eles perderam o verdadeiro poder e agora se agarram a um substituto humano. Em certo sentido, abandonaram a fonte de água viva e cavaram cisternas quebradas que não podem reter água. É uma forma de idolatria.

O cessacionismo é um dos principais culpados. É mais prejudicial do que muitas outras heresias e se destaca como um dos maiores males na história da humanidade. Em diferentes graus, nega ou reduz o poder espiritual que se acredita estar disponível para o povo de Deus. O vazio é então preenchido por falsificações humanas e demoníacas. Por outro lado, 'As armas com as quais lutamos não são do mundo. Ao contrário, têm poder divino para demolir fortalezas' (2 Coríntios 10:4). Na medida em que os cristãos abandonaram as armas divinas, eles agarram freneticamente substitutos para autopreservação. Depois, isso se torna uma doutrina. Depois, se torna um modo de vida.

A cura é uma consciência renovada e reativação do poder de Deus em nossas vidas através do arrependimento, oração e ensino. A visão de Jesus é a disseminação do evangelho pelo poder espiritual. Sua estratégia é eficaz em qualquer geração e sob qualquer sistema político. Você nem mesmo precisa ser cidadão da nação. Se é cidadão do céu, então tem o direito e a habilidade de causar mudanças em qualquer nação.

O mundo não será salvo contendendo com os não-cristãos em seus próprios termos e operando sob os direitos que eles nos oferecem em primeiro lugar. E também não será salvo pela violência e insurreição. Pelo contrário, o evangelho é o poder de Deus que salvará todos os que creem. E a Bíblia não conhece outra forma de pregar o evangelho senão pelo poder do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário