sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A Heresia do Mentiroso Soberano — Vincent Cheung

~

O princípio geral é que devemos respeitar o gênero literário do texto ao interpretar as Escrituras. Isso está correto. Mesmo que eu diga isso, não estou do lado dos calvinistas e cristãos reformados quando se trata de como lidam com as Escrituras. Em muitas questões, são os inimigos mais zelosos da fé cristã, contradizendo a palavra de Deus e perseguindo aqueles que acreditam nela.

Na prática, não consideram nenhuma promessa na Bíblia que fale desta vida como uma promessa real, mas apenas uma sugestão vaga de um resultado possível. Para eles, a doutrina da soberania divina significa que Deus frequentemente quebra suas promessas, de modo que nenhuma promessa na Bíblia seja uma garantia. Mas se uma promessa é uma promessa, então é de fato uma garantia, e Deus sempre cumpre uma promessa. Uma razão para essa perversão da soberania divina é esconder a falta de fé deles. Quando falham em receber algo de Deus, em vez de admitir sua falta de fé e dureza de coração, culpam a soberania de Deus. Independentemente do que a Bíblia prometa, isso e aquilo não aconteceram porque "Deus é soberano".

Deus soberanamente faz suas promessas, e ele sempre cumpre soberanamente suas promessas. O Mentiroso Soberano calvinista-reformado não é o Deus cristão. Qualquer arminiano que acredite que Deus sempre cumpre suas promessas, incluindo suas promessas relacionadas à cura, prosperidade, libertação e bênçãos materiais, é de longe mais ortodoxo do que qualquer calvinista ou cristão reformado que afirme a soberania de Deus, mas depois explore a doutrina para justificar sua própria falta de fé. Nenhum pentecostal deveria ser intimidado pela Heresia do Mentiroso Soberano. Na verdade, se os carismáticos da Palavra da Fé excomungassem os Reformados por isso, eu não levantaria um dedo em protesto. Não posso, já que não teria base bíblica para defender os Reformados.

Outro princípio popular de interpretação bíblica que eles adotaram é que não devemos derivar doutrina das porções narrativas das Escrituras, mas apenas das porções didáticas das Escrituras. Isso é uma mentira flagrante e está contra o próprio uso das narrativas na Escritura. Isso cria um cânon dentro do cânon e, na prática, nega a inspiração divina e a inerrância bíblica, o que por sua vez significa que são hereges anticristãos. Como de costume, parece que um motivo para esse erro é evitar algumas das doutrinas mais explícitas na Bíblia. Um exemplo é a doutrina bíblica de que o batismo do Espírito Santo é uma experiência diferente e subsequente da regeneração ou conversão.

Sua abordagem das Escrituras está correta em várias questões, mas em muitas outras são os hipócritas mais sinistros e charlatães religiosos. Não importa o que acertem, uma vez que façam de Deus um mentiroso, perdem tudo. São alguns dos piores hereges e ao mesmo tempo os perseguidores mais zelosos do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário