segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

A Oração da Fé — Vincent Cheung

Alguém de vocês está em dificuldade? Ele deveria orar. Alguém está feliz? Deixe-o cantar músicas de louvor. Alguém de vocês está doente? Ele deveria chamar os anciãos da igreja para orar por ele e ungi-lo com óleo em nome do Senhor. E a oração feita com fé fará o doente ficar bem; o Senhor o levantará. Se ele pecou, ele será perdoado. Portanto, confesse seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que sejam curados. (Tiago 5:13-16a)

Devemos viver toda a vida em relação a Deus e reconhecê-lo em todas as coisas. Se alguém está sofrendo ou em dificuldade, ele não deve se afundar no medo e na autopiedade, ou confiar apenas nos recursos humanos para resgatá-lo, mas deve voltar sua mente para Deus e orar por ajuda e libertação. E não devemos esquecê-lo quando estamos felizes e confortáveis; pelo contrário, devemos oferecer-lhe ações de graças e músicas de louvor.

Então, se alguém está doente, ele deve chamar imediatamente um médico. O quê? Não é isso que Tiago diz? Oh, ele diz para chamar os anciãos da igreja para que orem. É para orar para que o homem suporte a doença "para a glória de Deus"? Oh, ele diz para que orem para que o homem receba cura e para que o Senhor o levante. Sua seminário ensina isso? Sua igreja sequer permite?

Se alguém discorda de Tiago, ou se ele inventa desculpas para ensinar algo diferente - até mesmo o oposto exato - é porque Tiago está defeituoso e desatualizado, ou é porque esse homem está ensinando rebeldia contra o Senhor? E se eu não posso orar por cura quando estou doente, por que ainda posso orar quando estou sofrendo ou em dificuldade, e quando estou feliz, por que devo ainda oferecer músicas de louvor? Tiago não faz distinção dispensacional no meio de seu discurso.

O fundador de um movimento de aconselhamento bíblico reclama que os cristãos são inconsistentes ao resolver questões espirituais ou psicológicas. Eles afirmam acreditar na suficiência de Cristo e da Escritura, e de fato tentam ser consistentes com isso quando se trata de nossa justificação perante Deus, e assim afirmamos que somos tornados justos por Jesus Cristo através do dom da fé, à parte de nossas próprias obras e méritos. Mas então esses mesmos cristãos buscarão ajuda de terapeutas e psicólogos que aconselham com base em teorias e métodos anti-bíblicos, para resolver problemas como medo, raiva, depressão, vícios, pecados e hábitos destrutivos e conflitos matrimoniais. Ele insiste corretamente que a Escritura é suficiente para orientar nessas áreas.

No entanto, quando se trata de doenças físicas, ou até mesmo problemas psicológicos decorrentes de defeitos físicos, como um desequilíbrio químico, de repente parece que o poder de Cristo é suficiente apenas enquanto a questão não toca o reino físico. No momento em que se suspeita que há alguma base física no sintoma psicológico, a questão é encaminhada a um profissional médico. O quê, Jesus Cristo é bom para a alma, mas inútil para o corpo? Qual é mais fácil: dizer "Seus pecados estão perdoados" ou dizer "Levante-se e ande"? Mas o Filho do Homem tem poder para fazer ambos.

Para adicionar hipocrisia à incredulidade, este teólogo, este acadêmico, este defensor da suficiência bíblica e do aconselhamento bíblico, escreveu a partir de uma tradição teológica que enfatiza o domínio de Deus sobre toda a vida. Devemos considerar o corpo como sagrado, até mesmo integrado à pessoa humana como a alma; no entanto, Deus regenerará o espírito e o carregará com poder divino, e deixará o corpo para os médicos não cristãos. Confiamos em Deus para o perdão e para o nosso bem-estar psicológico, mas confiar nele para a saúde é o auge da imprudência, e ensinar sobre a oração pela cura física é dar às pessoas uma falsa esperança. Que doutrina estranha é essa? Tiago não sabe nada sobre isso. Não vem da fé, mas da incredulidade, e do diabo.

Há argumentos que dizem respeito à situação daquela época. Os cuidados médicos eram ruins, caros e perigosos, e frequentemente associados ao paganismo. Mas isso não é fundamentalmente diferente do cenário contemporâneo. Quantas pessoas recebem bons cuidados médicos, mesmo em nações ocidentais avançadas? E mesmo se você acreditar que seus médicos possuem os próprios poderes de Deus, e os milhões de pessoas que residem em outros países? A verdade é que, mesmo em sua nação, os cuidados médicos são frequentemente caros e perigosos, e os médicos são evolucionistas. A situação não mudou tanto quanto os teólogos desejam acreditar. Mas suponha que tenha melhorado muito, a implicação mais perturbadora permanece, e é que esses teólogos desejam convencê-lo de que Deus é sempre o último recurso, mesmo diante de um ensinamento bíblico explícito para buscá-lo primeiro. O que explica esse modo de pensar desconcertante? Incredulidade.

Tudo isso não é um argumento ou proibição contra a medicina. Já fiz uma declaração sobre isso em outro lugar (não há condenação - chame um médico, ou chame cinquenta se quiser, mas não se faça de herói da fé quando o fizer, e não chame sua recuperação de milagre), não repetirei tudo aqui, exceto para observar que também refutei a visão de que pela unção com "óleo Tiago pretende combinar medicina e oração (se alguém insiste em combiná-los com base nesta passagem, então ele pode fazer os anciãos da igreja realizarem as cirurgias, ou então abandonar a pretensão e admitir que deseja afirmar uma visão alternativa, mudando apenas o que quer mudar, enquanto reivindica suporte bíblico). Pelo contrário, estou insistindo que, a menos que haja um argumento infalível e bíblico para fazer o contrário, não há motivo para anular um comando explícito na Escritura, e aqui isso significa que os líderes da igreja devem orar com fé pela cura de seu povo. Nenhuma manobra histórico-redentora pode fazer este texto significar o oposto do que ele diz. Você acredita e obedece, ou não.

Quanto ao método, embora Tiago diga que os anciãos devem ungir os doentes com óleo, entende-se que este não é o único caminho. Certamente é um caminho e um caminho aceitável, e deve ser seguido quando a atenção está focada neste texto. Mas a Escritura mostra que a cura é realizada pela imposição de mãos, e pela oração ou uma palavra de comando sem qualquer contato físico. Há muita liberdade e poder em Jesus Cristo.

A coisa essencial é a fé. É fácil proferir uma oração de dúvida e incredulidade onde não se acredita em nada, não se espera nada, não se pede nada e não se recebe nada. Mas não nos contentemos com aquilo que é natural para o homem velho e pecaminoso. Não sejamos apenas ouvintes da palavra, enganando a nós mesmos, mas sejamos também praticantes da palavra. Vamos realmente viver toda a vida em relação a Deus e reconhecê-lo em todas as coisas, mesmo quando se trata da saúde de nossos corpos. E quer chamemos ou não os médicos, quando não conseguirmos orar com fé ou quando nossa oração não trouxer cura, vamos admitir nossa falha e pedir graça em vez de continuar em um estado de ilusão. Claro que reconhecemos a soberania de Deus, mas a Bíblia nunca usa isso para desculpar a incredulidade. A pior coisa que podemos fazer é nos justificar condenando Tiago à irrelevância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário