terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Cura para a Glória de Deus — Vincent Cheung

"Ele não pecou nem seus pais", disse Jesus, "mas isso aconteceu para que a obra de Deus pudesse ser exibida em sua vida." (João 9:3)

Toda doença e sofrimento vêm por causa do pecado no sentido geral, ou seja, através da transgressão de Adão. Jesus Cristo veio para salvar seu povo, para que para eles não haja mais sofrimento no céu, mas felicidade eterna e comunhão com Deus. Mas para aqueles que não confiam nele, as dores e agonias desta vida são apenas prenúncios fracos do tormento interminável que experimentarão no inferno.

Aqui estamos interessados em casos particulares de doença e sofrimento. Às vezes, a doença e o sofrimento vêm sobre um homem por causa de sua ação pecaminosa ou estilo de vida. Jesus curou um homem em João 5 e disse a ele: "Pare de pecar, para que algo pior não aconteça com você" (v. 14). Não podemos descartar a possibilidade de um homem sofrer porque pecou. Por outro lado, Jó sofreu não por causa de pecados específicos que cometeu, mas Deus o ordenou como um exemplo de fé e paciência.

Jó honrou a Deus em seu sofrimento. Embora não tenha mantido um espírito perfeito no processo, em seu sofrimento relativamente inocente e resistência fiel, ele foi um tipo de Cristo, que manteria um espírito perfeito diante de Deus mesmo quando os homens o acusassem falsamente, o torturassem e o pregassem em uma cruz. O sofrimento de Jó não salvou a alma de ninguém, nem mesmo a dele, mas prenunciou o Cristo cujo sofrimento verdadeiramente inocente e redentor resgataria as almas de seu povo escolhido.

No entanto, o sofrimento não teve a palavra final na história de Jó. Deus o restaurou e deu a ele o dobro do que tinha antes (Jó 42:10), juntamente com parentes e amigos, filhos e filhas. Jó deixou de honrar a Deus quando seus problemas cessaram? Não, Deus também se honrou por meio de Jó em sua saúde e prosperidade. Da mesma forma, Jesus Cristo honrou a Deus em seu sofrimento e morte. Mas a morte não teve a palavra final. Ele também honrou a Deus e o honrou cada vez mais quando ressuscitou dos mortos e ascendeu ao lado do Pai.

Deus é honrado não apenas quando seu povo suporta pacientemente contratempos e problemas. Ele também é honrado quando eles superam problemas e alcançam vitórias pela fé. Ele é honrado não apenas quando seu povo permanece grato na doença, mas ele também é honrado quando ele exibe seu poder e compaixão curando-os, aliviando seu sofrimento. Esses dois aspectos da vida cristã refletem diferentes facetas do caráter de Cristo. Qualquer teologia que mina qualquer um é um insulto a ele.

Para alguém manter uma visão seletiva de Deus e de seus tratos com os homens por causa da tradição e do preconceito significa que essa pessoa não adora o verdadeiro Deus, mas um ídolo que ele inventou. Deus é como ele se apresenta, e não como homens pecadores desejam que ele seja. Você nega que, em qualquer época e em qualquer lugar, Deus traz o mal sobre os homens para seu próprio propósito e glória? Você está errado, porque a Bíblia se refere ao sofrimento de Jó como "todos os problemas que o SENHOR havia trazido sobre ele" (Jó 42:11). Satanás mesmo agiu sob o comando direto e poder de Deus. Você nega que, em qualquer época e em qualquer lugar, Deus remove o sofrimento dos homens, mesmo o que eles consideram incurável, para mostrar seu poder e compaixão? Então, seu Deus é um filho bastardo da incredulidade e da tradição.

Já que Deus controla todas as coisas, o fato de este homem ter nascido cego significa que Deus fez isso acontecer, que ele ordenou e causou que este homem fosse cego desde o nascimento. Mas a cegueira não teve a palavra final. Deus planejou isso não porque queria que o homem demonstrasse confiança e gratidão ao longo da vida como um homem cego, mas ele preparou isso para que seu Filho tivesse essa ocasião de mostrar o poder de cura de Deus. Longe de diminuir a cura como algo desejado por uma espiritualidade inferior - ao contrário de alguns teólogos, os apóstolos não eram idiotas espirituais - isso é uma parte, uma parte significativa, de uma redenção ampla que Deus estava trabalhando neste homem.

O milagre da cura despertou qualidades nobres nele. O homem se tornou uma testemunha ousada para Cristo do tipo que espero ver todos os dias nesta geração. Em contraste com o homem em João 5, ele rejeitou a incredulidade do estabelecimento religioso com sarcasmo derisivo e contrapôs seus desafios com uma lealdade obstinada àquele que o curou. Este o ajudou. Este o curou! O que os fariseus tinham feito por ele? E agora eles não celebraram com ele, mas o interrogaram. Mas eles não puderam abatê-lo. Ele enfrentou-os até que o expulsaram. E então Jesus o encontrou, e a gratidão e reverência do homem transbordaram em adoração, dizendo: "Senhor, eu creio".

A vontade de Deus era que Adão pecasse e mergulhasse todos os homens na ruína, embora sua vontade não fosse que toda a humanidade permanecesse lá, mas era enviar Jesus Cristo para redimir os escolhidos. Sua vontade era que José fosse vendido como escravo. Mesmo que ele se comportasse admiravelmente, foi falsamente acusado e lançado na prisão. Lá, ele continuou a honrar a Deus com sua sabedoria e conduta. Mas a prisão não teve a última palavra. A vontade de Deus era a libertação e a exaltação, fazendo dele o governante de todo o Egito sob o Faraó. A vontade de Deus era que Jesus Cristo morresse uma morte injusta e terrível, mas Sua vontade não terminou na morte. Ele ressuscitou Jesus dos mortos para que ele pudesse se tornar o sumo sacerdote de todos que se aproximam de Deus através da fé.

Deus ordenou seu sofrimento ou não poderia ter acontecido. Portanto, você deve honrá-lo em seu sofrimento e imitar a paciência de Cristo. Mas também deve seguir os preceitos de Deus que ensinam a lutar e superar. O sofrimento não precisa ser a palavra final. Avive sua fé e ore sem cessar, para que você também possa honrar a Deus em sua libertação e vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário