segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Falsa Humildade e a Negação do Evangelho — Vincent Cheung

A graça nos salva, mas nos deixa inalterados, ou somos transformados pela graça que nos salvou?

D. A. Carson afirma: "Cristãos nunca têm o direito de dizer: 'Eu sou mais inteligente do que você', porque no fundo os cristãos sabem que nunca podem ser mais do que tolos que receberam perdão e graça."

Porém, a Bíblia diz: "Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo, se é que de fato o ouviram e foram instruídos nele, conforme a verdade está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." (Efésios 4:17-24)

Não preciso "ir fundo" para admitir que, sem Cristo, seria um tolo como qualquer não-cristão. Mas não estou sem Cristo. Ele não me salvou para me deixar um tolo; pelo contrário, por seu ato salvífico, me tornou mais sábio. Ele me deu conhecimento e uma mente crente para entender a verdade. Para um não-cristão, não tenho o direito de dizer: "Eu era mais inteligente que você", mas também não tenho o direito de dizer: "Ainda não sou mais inteligente que você". Devo dizer: "Agora sou infinitamente superior a você em sabedoria, porque a revelação de Deus é infinitamente superior a tudo que um não-cristão acredita. Mas Deus me fez assim como um presente, um presente concedido a todos aqueles que ele escolheu."

D. A. Carson afirma: "Nunca somos mais do que pobres mendigos indicando a outros pobres onde há pão."

Se isso for verdade, então Cristo não fez nada por nós. Mas a Bíblia diz: "Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos." (2 Coríntios 8:9)

O Filho Pródigo era pobre quando compartilhava com os porcos, mas dizer que permaneceu pobre depois de voltar para casa seria um insulto ao pai. Um cristão diz: "Eu era muito pobre, mas Jesus Cristo me tornou rico. Não me tornei assim por minha sabedoria ou força, mas unicamente por sua bondade. Mas o fato é que agora sou rico."

Certamente, se os cristãos são superiores aos não-cristãos, é por causa da graça de Deus através do evangelho de Jesus Cristo. Mas a graça e o evangelho provocam mudanças reais naqueles que creem, de modo que seu poder não pode ser sempre considerado externo. Uma graça que não é interiorizada é uma graça desprezada. Um evangelho que não é personalizado é um evangelho negado. Um cristão que não foi tornado mais sábio e mais santo do que um não-cristão, é um não-cristão. Uma humildade que nega isso é uma humildade preguiçosa e ingrata.

Vocês pregadores e teólogos, que a sua falsa humildade queime no inferno junto com o orgulho do diabo. Pare de envenenar as ovelhas de Cristo. Ensine uma humildade que honre o trabalho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário