quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Certificado por Deus — Vincent Cheung

Homens de Israel, escutem isto: Jesus de Nazaré foi um homem certificado por Deus para vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, os quais Deus realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem. Esse homem foi entregue a vocês por determinação divina e pelo conhecimento prévio de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o crucificaram e o mataram. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, livrando-o da agonia da morte, porque era impossível a morte mantê-lo em seu poder. (Atos 2:22-24)

Uma função importante dos milagres é confirmar os mensageiros de Deus e seus ministérios. Mas, ao contrário da descrença e da tradição, a Bíblia nunca sugere que Deus realize milagres apenas para autenticar novas revelações e que, mesmo após o Pentecostes, ele os realizaria apenas através de alguns crentes especiais. Na verdade, mesmo antes do Pentecostes, Jesus permitiu que um homem realizasse milagres por conta própria, sem associação direta com seu ministério ou com o dos apóstolos (Marcos 9:38-41).

Se você deseja ajudar as pessoas em nome de Jesus, mesmo que seja por meio de um milagre, não precisa de permissão dos pregadores e teólogos, nem dos seminários e denominações. Simplesmente siga em frente e faça. Jesus endossou isso. Ele disse: "Quem não é contra nós está a nosso favor." Mas o que Ele diria sobre aqueles que se opõem a você? Nunca permita que simples mortais substituam a autoridade de Jesus em sua vida. Amaldiçoe todos ao inferno antes de permitir que isso aconteça.

A Bíblia nunca sugere que Deus não realizaria milagres para autenticar uma antiga revelação. Além disso, uma antiga revelação poderia exigir milagres contínuos em todas as futuras gerações. Suponha que o patriarca Johnson declare: "Prometo que membros da família Johnson emprestarão dinheiro aos membros da família Harrison em todas as futuras gerações." Essa promessa implicaria em emprestar dinheiro a alguém da família Harrison mais de uma vez e em mais de uma geração. Emitir um empréstimo, ou cinco, ou dez e por apenas um século ou dois não cumpriria a promessa. A promessa é tão ampla que poderia envolver emprestar dinheiro a milhares de membros da família Harrison por centenas de gerações, até a extinção da família Harrison ou o fim da história humana.

Consequentemente, Jesus disse que curou uma mulher com base no fato de ela ser descendente de Abraão (Lucas 13:16). Mesmo que a autenticação de Seu ministério estivesse incluída na imagem mais ampla, Sua razão explícita era cumprir uma antiga revelação e não confirmar uma nova. E a base para o milagre não foi que Deus fez uma promessa de curar essa mulher específica, mas que Ele fez uma promessa muito mais ampla de abençoar os filhos de Abraão. Assim, como essa era uma base válida para curar essa mulher específica, e como a promessa de Deus a Abraão permanece para sempre, era e é uma base para a cura de todos que estão incluídos na mesma categoria.

Agora, a promessa não se restringe aos descendentes naturais de Israel. Na verdade, não é principalmente destinada aos descendentes naturais de Israel. Como Paulo escreve: "Porque nem todos os que são descendentes de Israel são israelitas." (Romanos 9:6). Ao contrário, "Saibam, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. E a Escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, preanunciou o evangelho a Abraão, dizendo: 'Em ti, todas as nações serão abençoadas.' De modo que os que são da fé são abençoados juntamente com o crente Abraão." (Gálatas 3:7-9, NVI).

Portanto, todo aquele que tem fé em Jesus Cristo está sobre a mesma base que esta mulher que recebeu cura e tem o direito do pacto de possuir a mesma bênção sem alteração. Qualquer um que negue isso rejeita o alicerce da fé cristã e deve ser condenado como herege. A Bíblia é completa e suficiente. Isso significa que é a palavra definitiva sobre o assunto, e como Deus é fiel à sua palavra, as bênçãos a Abraão que recebemos por meio de Jesus Cristo, pela fé, nunca poderiam ser anuladas. Como a Bíblia é completa e suficiente, não há desculpa para negar que a cura pela fé em Jesus Cristo não deva ser uma ocorrência regular na igreja.

É fútil espiritualizar essa cura. Tanto a cura física quanto a espiritual eram necessárias como bênçãos diferentes e foram concedidas como bênçãos diferentes ao longo da história da humanidade. Não é como se aqueles que viveram antes de Cristo tenham recebido cura física, mas todos foram para o inferno. A cura física e espiritual é discutida como bênçãos relacionadas, mas distintas, ao longo da história da revelação - em toda a Bíblia. A cura física não pode ser espiritualizada a ponto de se tornar apenas o perdão do pecado.

Alguns fazem a objeção: "Se a cura é prometida à fé, então por que nem todos são curados?" Esta é uma objeção estúpida e hipócrita. Jesus Cristo comprou com seu próprio sangue uma santidade completa para aqueles que creem, então por que os crentes ainda pecam? As mesmas pessoas que fazem a objeção contra a cura física apresentariam extensas exposições sobre a aplicação progressiva dos benefícios da redenção, mas quando se trata de cura física, de alguma forma a doutrina deve estar equivocada se todos não forem completamente curados agora. Que ninho de víboras. Que bando de hipócritas religiosos e sepulcros caiados.

Há várias razões para Deus realizar milagres além de autenticar antigas e novas revelações. Uma das mais significativas é que ele tem compaixão para suprir nossas necessidades práticas e desejos.

Um homem rico poderia doar cem milhões de dólares a um orfanato para mostrar que ele é rico, e que tal quantia não significa nada para ele. O homem é apenas um servo, e não é para ele se gabar de suas riquezas ou buscar a aprovação dos outros. Mas para Deus se demonstrar é totalmente apropriado, porque ele é intrinsecamente digno de louvor e adoração. É correto que um ser que deve ser adorado exija adoração. Assim, é bom Deus mostrar sua glória, embora não seja bom para um homem fazer isso. O homem rico é apenas uma analogia.

Dito isso, poderia ser que o homem ofereça tanto dinheiro porque tem compaixão pelos órfãos. Para aqueles que não têm conceito de compaixão, essa possibilidade não seria considerada ao teorizarem sobre seus motivos. Por outro lado, para aqueles que estão em sintonia com o coração de Deus e que têm compaixão pelo sofrimento dos outros, esta é uma razão mais óbvia e duradoura que sustenta a fé deles. A Bíblia ensina que Jesus curou as pessoas porque tinha compaixão delas. Se não conseguimos ver isso, ou se, em nosso zelo assassino para suprimir milagres modernos, nos tornamos cegos para o fato de que Ele ainda tem compaixão pelas pessoas, é porque nós não temos compaixão alguma. É porque não o conhecemos. É porque não somos nada parecidos com Ele.

Sempre mantenha uma suspeita elevada e desprezo em relação àqueles que apresentam os milagres de Cristo como se fossem apenas para confirmar seu ministério. Sua concepção estreita do ministério de milagres é muito provavelmente uma indicação de sua vida espiritual limitada e de seus motivos para servir a Deus. Sua cegueira espiritual é então refletida em sua interpretação de Cristo, e eles inventam restrições sobre o ministério de milagres, impondo períodos e razões não bíblicas sobre ele, para se justificarem e explicarem suas falhas.

No entanto, a incredulidade reclama: "Por que ele precisa realizar milagres? Por que ele não nos encontra sempre através da providência ordinária? E se ele realiza milagres, por que tantas vezes o faz dando dons sobrenaturais ao seu povo?" Essas perguntas são irrelevantes para se Deus realiza ou não milagres, mas apenas relevantes quando o assunto é aceito e se deseja um entendimento mais profundo. Poderíamos facilmente perguntar o oposto: "Por que Deus não nos ajuda sempre por meio de milagres? E quando ele realiza milagres, por que muitas vezes o faz sem envolvimento humano, e sem usar os dons sobrenaturais que deu a eles?" Assim, quanto à questão de se Deus realiza milagres e se ele os faz através de dons sobrenaturais, essas perguntas são distrações e desculpas.

Deus pode escolher realizar milagres em certos momentos porque deseja demonstrar de maneira mais evidente seu poder, presença e compaixão, ou quando são milagres de julgamento, sua santidade e severidade. Ele pode optar por realizar milagres por meio de seus servos para garantir respeito pela igreja e unidade entre seu povo. Mas às vezes pode optar por realizar milagres sem instrumentos humanos para nos lembrar que todos os milagres vêm apenas de Deus, e que ele não precisa de nossa ajuda e cooperação. Existem muitas explicações que podemos fornecer, mas, mais uma vez, são irrelevantes para a questão de se Deus realiza ou não milagres hoje e se ele os realiza através de seu povo.

Deus fará o que quiser em qualquer época, da maneira que quiser. Exigir respostas nesse contexto denota incredulidade e rebeldia. Você faz essas perguntas como se desafiasse a teologia de outra pessoa, mas constituem um ataque à soberania de Deus. Se deseja destituir Deus e ocupar o lugar dele - e sei que é isso que você quer porque fala assim - então discuta isso com ele. Desafie-o você mesmo e assuma o trono dele. Até lá, sua desaprovação não significa nada.

Dito tudo isso, permanece que uma função dos milagres é confirmar o mensageiro de Deus, e ele credenciou Jesus Cristo com poderosos milagres, sinais e maravilhas. Jesus curou os doentes, expulsou demônios, ressuscitou os mortos, multiplicou alimentos, andou sobre as águas, acalmou a tempestade, amaldiçoou uma figueira até a morte e realizou outros milagres, muitos demais para serem completamente registrados. Além disso, Deus o endossou enviando seu Espírito sobre ele na forma de uma pomba, enviou Moisés e Elias para falar com ele, e trovejou do céu: "Este é meu Filho, a quem amo. Ouçam-no!"

Pedro disse que os judeus sabiam sobre esses milagres, mas ainda conspiraram contra ele. Na verdade, o ódio deles por Cristo era ainda mais forte do que seu desprezo pelos gentios, a ponto de usarem os romanos para assassiná-lo. Eles conspiraram contra Jesus e acharam que tinham conseguido. Mas eles apenas seguiram o plano de Deus, já que Jesus estava destinado a sofrer a morte de um criminoso para fazer expiação por nós. Eles não puderam derrotá-lo, pois Deus o ressuscitou dos mortos, e agora, ao acreditar nele, somos salvos de nossos pecados e da corrupção deste mundo.

Hoje, pessoas religiosas continuam a conspirar contra Jesus Cristo, mesmo enquanto ele continua a se justificar através de seu Espírito e enquanto seu povo continua a testemunhar sobre seu poder e compaixão. Mas eles apenas seguem o plano de Deus, pois, pela oposição à verdade, sua incredulidade é revelada. Não conseguem deixar de expressar sua insatisfação com Cristo e sua condenação ao contínuo poder de seu Espírito. Seu próprio testemunho revela a insatisfação de Deus com eles e sua condenação à incredulidade e tradição deles. Jesus Cristo não pode ser derrotado. Ele fará o que desejar e realizará suas poderosas obras através de quem ele quiser, em qualquer geração em que deseje fazê-las.

Portanto, pregamos Jesus Cristo - o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele ainda tem misericórdia daqueles que precisam de perdão. Ele ainda tem compaixão daqueles que precisam de cura. E ele está aqui para realizar uma obra poderosa mesmo quando os homens são incapazes e relutantes. Há sempre esperança em Jesus. Nunca permita que as pessoas lhe digam que é inútil buscar o mesmo Jesus que você vê na Bíblia. Eles não são amigos dele, e não são seus. Olhe para as Escrituras e testemunhe por si mesmo o verdadeiro e único Jesus Cristo. Confie nele e diga aos outros para fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário