terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Conforme a Promessa de Deus — Vincent Cheung

'Nenhum lugar por onde vocês passarem deixará de ser de vocês; darei a vocês toda a terra que pisarem, como prometi a Moisés.'" (Josué 1:3)

A promessa de Deus é algo que Ele diz. É algo que Ele declara que causará acontecer, que Ele dará, ou que capacitará alguém a receber, obter ou realizar. Ele fez promessas a Abraão, mas como as próprias promessas indicavam, Abraão nunca foi destinado a viver plenamente essas promessas em sua vida. Deus ordenou que aqueles que seguissem Abraão herdariam essas promessas e continuariam seu cumprimento e realização. Assim, Abraão foi prometido a terra de Canaã por conquista, mas não seria ele a realizá-la. No entanto, ele iniciou o cumprimento das promessas feitas a ele ao deixar sua terra natal, gerar Isaque, e assim por diante. Depois, Jacó herdou as promessas e tornou-se Israel.

As promessas de Deus a Moisés se basearam nas promessas feitas a Abraão. O chamado de Moisés e a libertação de Israel foram fundamentados no pacto que Ele fez com Abraão (Êxodo 2:24). Ele ordenou a Moisés que liderasse Israel para a terra prometida a Abraão alguns séculos antes (Êxodo 6:8, 33:1). Deus também fez promessas a Moisés, mas ele próprio não viveu plenamente essas promessas em sua vida. Ao invés disso, Josué e o povo agora herdam essas promessas e continuam a vivenciar seu cumprimento.

Portanto, embora Deus tenha feito as promessas a Abraão, isso não significava que apenas Abraão poderia realizá-las. Na verdade, ele nunca estava destinado a vivê-las completamente e concluí-las. Então, embora Deus tenha feito as promessas a Moisés, isso não significava que apenas Moisés poderia realizá-las. Novamente, ele nunca estava destinado a vivê-las completamente e concluí-las. Deus havia ordenado que aqueles que o seguissem continuariam a obra.

Moisés está morto, mas Deus não está morto, e suas promessas não estão mortas. Josué e toda a nação agora devem viver a vida e travar guerras com base nessas promessas. Eles teriam tudo o que fosse necessário para serem bem-sucedidos - aparições divinas, assistência angelical, poder milagroso e sabedoria e coragem sobre-humanas. Eles realizariam obras maiores do que Moisés, não porque fossem maiores do que Moisés, mas porque Deus continua a cumprir suas promessas.

Todas as promessas relativas à posse da terra foram consideradas cumpridas ao final de Josué 21 (v. 43-45). Manter a posse dessa terra seria uma questão diferente. Deus prometeu que, se o povo o adorasse apenas e seguisse seus mandamentos, Ele os defenderia e prosperaria nesta terra (Deuteronômio 28:7-8). Mas Ele também disse que, se eles O abandonassem para adorar outros deuses, que deuses que não eram deuses de fato, e se desobedecessem aos Seus mandamentos, então Ele os expulsaria da terra (Deuteronômio 28:63-68).

Israel de fato se rebelou contra o Senhor. Mais de uma vez, Ele os exilou da terra, e mais de uma vez permitiu que retornassem. Essa história dolorosa não produziu um novo coração nem uma fé verdadeira neles; ao invés disso, eles se tornaram endurecidos em um sistema religioso autossuficiente, hipócrita e mortal. Então, quando Deus mesmo chegou na pessoa de Jesus Cristo, eles o assassinaram. Como resultado, Deus os expulsou permanentemente da terra. Ao rejeitarem o Filho de Deus, os judeus testemunharam serem os sucessores daqueles que assassinaram os profetas. Jesus disse que eles completaram a medida do pecado de seus antepassados, e todo o sangue dos profetas recairia sobre aquela geração (Mateus 23:32, 36).

Esse sistema político/religioso seria destruído e nunca mais estabelecido. Claro, os homens podem se unir para formar uma nação e chamá-la do que quiserem, mas não há mais promessa para a constituição de um Israel nacional e não há mais promessa para a posse da terra. Assim, o sistema estatal e de culto de Israel nunca poderá ser restaurado com base nas promessas de Deus a Abraão e Moisés. Essas promessas já foram cumpridas na época de Josué. Depois disso, Deus disse que a posse da terra pelo povo poderia ser revogada para sempre.

Jesus anunciou essa sentença de morte. Como ele disse, "Nunca mais coma alguém fruto de você" (Marcos 11:14), e a árvore secou desde as raízes. Então, conforme previsto, a nação foi dispersada e o templo destruído naquela mesma geração, no ano 70 d.C. Ainda assim, Deus sempre preservou para si um remanescente de pessoas fiéis dentro de Israel - o Israel da fé e não do sangue - e esse mesmo remanescente agora continuaria na forma da igreja e se expandiria para todas as nações, incorporando ainda mais agressivamente indivíduos de todas as raças e classes.

Embora as promessas de Deus quanto à terra tenham sido cumpridas, algumas das promessas a Abraão continuam válidas. Por exemplo, Abraão foi informado de que seus descendentes seriam numerosos como as estrelas. Com isso, Deus não se referia principalmente aos descendentes naturais, pois Ele pretendia dar a Abraão verdadeiros filhos, ou pessoas que se assemelhariam a ele no sentido mais verdadeiro, ou seja, em sua fé. Assim, a promessa se torna uma base para o nosso trabalho cristão - para a divulgação do evangelho e a conversão das nações.

Muitos séculos após Abraão, Jesus curou milagrosamente uma mulher com base nas promessas de Deus a Abraão (Lucas 13:16). Abraão era amigo da aliança de Deus, e era apropriado para o seu descendente receber libertação no dia de descanso. Mais tarde, Paulo diria: "Saiam, então, que os que são da fé são filhos de Abraão" (Gálatas 3:7). As promessas de Deus a Abraão constituíram uma base para a cura milagrosa, e essas promessas foram transmitidas a todos aqueles que têm fé como a de Abraão. Mas há aqueles que se recusam a entender.

Em outro lugar, Paulo explica que a bênção a Abraão vem até nós por meio de Jesus Cristo, e essa é a promessa do Espírito (Gálatas 3:14). Este era o desejo de Moisés quando disse: "Está com ciúmes por mim? Quem dera que todos os do Senhor fossem profetas e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!" (Números 11:29). Quando Moisés disse isso, o efeito da vinda do Espírito era a profecia. Apoiando-se em Abraão e Moisés, Joel anunciou que Deus derramaria seu Espírito sobre todo seu povo, e os efeitos incluiriam profecias, visões e sonhos, e sinais e maravilhas (Joel 2:28-32).

Então, em Atos 2, Pedro faz referência a Joel e declara que Deus agora cumpriria a promessa. E ele diz: "Esta promessa" - a mesma promessa cujos efeitos incluem profecias, visões, sonhos e sinais e maravilhas - "é para vocês, seus filhos e para todos os que estão longe - para todos aqueles a quem o Senhor nosso Deus chamar" (v. 39). Pedro não engana o povo com uma falsa promessa. A mesma promessa, descrita nas palavras de Joel, continuaria tão longe e tanto tempo quanto se estendesse o chamado do evangelho.

Jesus ordenou aos apóstolos e aos primeiros crentes que pregassem o evangelho (Mateus 28:19-20), mas ele não quis dizer que eles sobreviveriam e pregariam para cada indivíduo que ouvisse o evangelho antes de sua segunda vinda, e nem quis dizer que o evangelho seria pregado apenas em suas vidas, de forma que todos que vivessem após os apóstolos seriam condenados ao inferno. Pelo contrário, como aqueles que seguem a fé de Abraão, a fé de Cristo e a fé dos apóstolos, herdamos o comando de pregar o evangelho a todos os homens e fazer discípulos de todas as nações.

Jesus fez promessas aos apóstolos e aos primeiros crentes, mas não quis dizer que eles exauririam essas promessas em suas vidas. Ele disse: "Estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mateus 28:20). Ele não pretendia que aqueles que viessem depois herdassem o comando de pregar, mas não a promessa de sua presença! Pelo contrário, como aqueles que seguem a fé de Abraão, a fé de Cristo e a fé dos apóstolos, também herdamos as promessas feitas a Abraão, a Cristo e aos apóstolos.

Que ninguém te roube as promessas que Deus fez a todos os crentes. Os apóstolos estão mortos, mas Deus e suas promessas não morreram com eles. Seja fortalecido pelas promessas que Jesus deu aos apóstolos e aos primeiros crentes, e que eles transmitiram a outros em sua geração. Possuímos essas mesmas promessas, e agora acreditamos, trabalhamos e temos sucesso com base nas mesmas promessas que eles receberam. Eles estão mortos, mas nós não estamos; portanto, faça a obra dos vivos e declare a fé cristã à nossa geração com a mesma ousadia e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário