terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Senhor, Contemple Suas Ameaças — Vincent Cheung

Quando foram soltos, eles foram para seus amigos e relataram o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes disseram. E quando ouviram isso, levantaram suas vozes juntas a Deus e disseram:

"Sovereign Lord, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há, que, pela boca do nosso pai Davi, teu servo, disse pelo Espírito Santo: 'Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os governantes se juntam contra o Senhor e contra o seu Ungido' - pois, verdadeiramente, nesta cidade se reuniram contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste, tanto Herodes quanto Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu plano predestinaram que acontecesse. E agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que proclamem a tua palavra com toda a coragem, enquanto estendes a tua mão para curar, e sinais e maravilhas são realizados pelo nome do teu santo servo Jesus."

E quando terminaram de orar, o lugar onde estavam reunidos foi sacudido, e todos foram cheios do Espírito Santo e continuaram a falar a palavra de Deus com coragem. (Atos 4:23-31, ESV)

Deus havia curado um homem em nome de Jesus Cristo. Pedro e João então testemunharam que o milagre aconteceu com base na fé em Jesus Cristo. Ele era o Filho de Deus que veio como homem para redimir pecadores por meio de sua morte. Os judeus o rejeitaram e trabalharam com os gentios para assassiná-lo. Mas eles não o derrotaram, porque este era o plano de Deus desde o início. Depois disso, Jesus ressuscitou dos mortos e se mostrou a centenas de pessoas. Agora, ele continuava a testemunhar sobre si mesmo por meio de seus discípulos e de seus milagres.

Jesus declarou que sua mensagem não uniria famílias e sociedades, mas as dividiria até o ponto de separá-las completamente (Mateus 10:34-36). A fé cristã afirma que Jesus Cristo é o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores - ele é o poder absoluto, maior do que todas as nações, estados e leis, e todas as culturas, padrões e suposições. E ele é o único caminho para a salvação - todas as religiões não cristãs, filosofias e sistemas científicos são fraudes.

As autoridades políticas e religiosas foram intimidadas por isso. Tal doutrina limita seu controle e desloca a lealdade dos homens de seus governantes e nações para o Senhor Jesus Cristo. Os milagres são especialmente perturbadores para as autoridades religiosas, porque expõem sua falta de fé e poder, suas doutrinas falsas e seus rituais e tradições feitos pelo homem. Mostra que eles não são divinamente dotados e iluminados como gostariam que as pessoas acreditassem.

Os cristãos enfrentam circunstâncias semelhantes hoje em dia. Nossa doutrina é criticada porque é exclusiva e divisiva, às vezes até considerada criminosa ou discurso de ódio. Os ensinamentos e testemunhos sobre milagres continuam envergonhando o estabelecimento religioso, incluindo muitos líderes de igreja e professores de seminário que estão completamente afastados do poder de Deus por causa de sua falta de fé e doutrinas falsas. E, assim como os judeus que mataram Jesus, esses líderes religiosos e membros da igreja continuam a perseguir aqueles que creem e operam nas manifestações do Espírito Santo.

Pedro e João voltaram para seus amigos e contaram o que aconteceu. A resposta deles foi um modelo de verdadeira fé e visão. Eles não recorreram à política. Eles não tentaram fazer com que Jesus Cristo fosse aceito por meio de votação. (Às vezes, eles aproveitavam as leis existentes em prol da auto-preservação e da pregação do evangelho.) E certamente não recorreram à violência e à insurreição. Os apóstolos insistiam que os crentes deviam se submeter às autoridades.

Eles se voltaram para Deus em oração unida. Primeiro, eles viram a situação da perspectiva correta. Estavam certos ao dizer que os líderes políticos e religiosos, tanto judeus quanto gentios, se uniram para conspirar contra Jesus Cristo. Essas pessoas estavam cooperando para criar regulamentos e ameaças na tentativa de silenciar os ensinamentos dos cristãos e proibir seus milagres. Isso continuou até hoje, porque a natureza pecaminosa não mudou. Não há necessidade de investigar teorias da conspiração, porque desde o Jardim do Éden sempre houve uma conspiração contra Cristo, e como sempre, muitos de seus maiores inimigos são membros e líderes da igreja. Os detalhes da conspiração são irrelevantes, porque não respondemos ao mesmo nível ou através do processo político.

Eles entenderam a perspectiva de Deus sobre o assunto. Sua oração cita o Salmo 2. Lá é dito que as nações, os povos, os reis e os governantes conspiram contra Deus e o Ungido (v. 1-2). Fazem isso porque desejam se libertar da autoridade de Deus: "Rompamos os seus laços, livremo-nos das suas correntes" (v. 3). Esse é o mesmo motivo para a oposição política e religiosa à fé cristã. Mas Deus está assentado em seu trono, e ele ri e zomba deles (v. 4). Ele não está interessado em um diálogo suave com a incredulidade - ele zomba dela. Em seguida, ele repreende e aterroriza essas pessoas (v. 5). Ele não está interessado em compromisso - ele pune a discordância. O Salmo continua dizendo que Deus estabeleceu seu Filho, que governa com um cetro de ferro que poderia destruir as nações. A conclusão é que as autoridades devem servir ao Senhor e aplacar o Filho.

Os discípulos adotaram essa perspectiva e oraram a Deus sobre a oposição. Eles não pediram a intervenção de Deus no nível político e eclesiástico, embora isso não fosse proibido, mas pediram capacitação para continuar no mesmo trabalho espiritual que estavam fazendo: "E agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que continuem a falar tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes tua mão para curar, e sinais e maravilhas são realizados pelo nome de teu santo servo Jesus." A resposta foi a pregação da mensagem cristã com sinais, maravilhas e milagres de cura.

Assim como a conspiração contra Jesus Cristo continua em nossa geração, devemos enfrentá-la com a mesma perspectiva e a mesma oração: "Pai, contemple suas ameaças. As pessoas continuam conspirando contra o Senhor Jesus. Portanto, nos capacite com ousadia para continuar pregando esta mensagem, e estenda tua mão para realizar sinais, maravilhas e milagres de cura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário