domingo, 31 de dezembro de 2023

Estude Para Fé — Vincent Cheung


Eu não decido deliberadamente quanto tempo estudo, mas quando estudo sempre que quero ou sempre que tenho algum tempo, acabo fazendo muito disso. Cheguei a ler até 12 horas por dia, mas isso aconteceu durante as férias, quando estava no ensino médio e na faculdade. Agora, não leio 12 horas por dia.

Minha biblioteca pessoal preenchia um depósito comercial, não em prateleiras, mas em caixas empilhadas em colunas. Foram necessárias várias viagens de dois caminhões de construção para movê-las. Por diversas vezes, levei mais de uma semana para encontrar um livro que queria. Isso acontecia porque as colunas enchiam completamente a área de armazenamento, com apenas quatro a vinte polegadas entre cada uma. Então, mesmo se lembrasse a localização exata de um livro, demoraria muito para mover as outras caixas para pegar aquele que precisava. Era uma busca tão complicada por um livro que às vezes eu tinha que levar comida e água, e ocasionalmente ligava para minha esposa para informar que estava seguro.

Então, tive muitos livros e li muito, e vou te dar uma opinião sincera. A maioria dos livros de teologia é tão ruim, tão tediosa, tão pretensiosa e tão cheia de erros e descrença que, se pudesse fazer novamente, passaria muito desse tempo dormindo ou lendo mais obras "devocionais" e livros pentecostais. Claro, estes também contêm erros, mas são muito menos irritantes. Em média, eu diria que encontro 4 erros de teologia ou raciocínio em cada página de um livro de teologia reformada. Às vezes, encontrei até 20 erros em uma página. Suponho que seja o máximo que pudessem colocar em uma página. Eu anotava todos esses erros para referência, com comentários. Era muito doloroso e entediante.

A leitura era meu hábito favorito desde criança, mas a leitura da teologia reformada quase destruiu meu interesse em ler. Quase me fez odiar livros, porque muitos dos livros que li eram dessas pessoas. Na realidade, odiava seus erros, descrença e forma pretensiosa de escrever. No entanto, esse tempo de fato me ajudou a construir uma boa base e me familiarizar com a situação teológica ao longo da história da igreja. Mas recebi uma boa base não porque aceitei passivamente o que diziam, mas porque os enfrentei com uma mente ativa.

Quando comecei meus estudos sérios, às vezes tinha que parar para descansar minha mente. Mas, em vez de assistir TV ou fazer algo assim, descansava minha mente lendo livros de programação de computadores. Ler código de computador era relaxante para mim, porque ler teologia era uma batalha, já que os argumentos e o raciocínio dos teólogos geralmente eram muito fracos. Às vezes, seus argumentos eram muito estúpidos mesmo quando suas doutrinas estavam corretas. Eu tinha que preencher as lacunas ou corrigi-las em minha mente. Mas um computador não perdoa erros e não preenche lacunas lógicas, então o código de programação precisa ser preciso e completo, e todas as suposições devem ser declaradas. Depois de um tempo, não precisei mais fazer pausas, e parei de ler códigos de computador para relaxar.

Como um ponto extra, apesar de ter lido milhares de páginas de livros de programação, nunca programei nada. Não fiz os exercícios dos livros. Apenas li o código como se estivesse lendo um romance. Eu imaginava o código e os resultados em minha mente. E fiquei bom o suficiente para receber várias certificações básicas de programação. Não precisei delas, mas fiz os testes apenas para me divertir. Você não precisa de experiência ou prática para aprender muitas coisas. Esse é o meu ponto. Mas você precisa pensar.

Enfim, estou te contando isso para que não se sinta culpado se achar que os livros de teologia que precisa estudar parecem muito chatos, muito errados, muito inúteis e a prosa parece muito pobre, muito confusa, muito pretensiosa. São mesmo. Na verdade, se você não tiver essa impressão, então não os está entendendo. No entanto, como está no seminário, precisará lê-los de qualquer maneira, então será obrigado a estudá-los. Isso é bom, então não precisa se esforçar para obter o mínimo benefício que puder deles. E é bom se familiarizar com parte da literatura. Não é necessário se familiarizar com todos.

Estudar é bom, muito bom. Mas certifique-se de que seu estudo aumente sua fé. Muitos livros tendem a atrapalhar a fé, semear dúvidas e destruir o zelo, então terá que lutar com eles e superá-los. Supere os teólogos. Quando vencer com argumentos superiores, talvez tenha aumentado na fé, porque terá refutado a incredulidade deles. Além disso, leia literatura de outras perspectivas teológicas. Não quero dizer que deva ler livros mórmons ou budistas, mas apenas livros cristãos que vão além de sua denominação ou círculo estreito. Por exemplo, se já está convencido sobre a doutrina da eleição, depravação total, etc., não faria mal ler alguns livros arminianos e pentecostais. Seus erros não vão te afetar, mas eles dirão algumas coisas que os reformados deixaram passar - os reformados estão errados em muitas coisas. Não se apaixone por uma tradição humana. Se estiver apaixonado por uma tradição humana, seu zelo espiritual é uma ilusão. Pode parecer um amor por Cristo, mas é falso.

Essa sugestão se aplica àqueles que estão relativamente estabelecidos. Algumas pessoas são influenciadas pela posição mais recente à qual são expostas. São levadas para lá e para cá por toda doutrina. Então mudam de semana a semana. Às vezes são calvinistas, às vezes arminianos. Às vezes são carismáticos, às vezes cessacionistas. Às vezes acreditam no inferno, às vezes não. Eles deslizam do dispensacionalismo para o pré-tribulacionismo e depois voltam, dependendo do site que estão lendo naquela semana. Para alguém assim, eu recomendaria ficar com um teólogo confiável ou, no máximo, vários professores por um tempo até se estabelecer nos fundamentos. Mas comece com um professor que tenha alguma fé.

O tempo gasto nos estudos não é o fator mais importante. Não leia por orgulho. Leia pela fé, amor e conhecimento. Vejo muitas pessoas que passam muito tempo lendo, mas são muito ruins em teologia. A inteligência espiritual é mais importante. E mais importante ainda é a fé. Mesmo uma boa teologia será inútil se você não acreditar em nada. A maioria dos teólogos não acredita na Bíblia. Eles acreditam neles mesmos, e parecem acreditar na Bíblia apenas porque parte dela concorda com eles. Há uma grande diferença.

É uma ideia muito boa estudar inglês. Nos estudos cristãos, acho que é geralmente mais útil do que grego, hebraico, latim, alemão, etc. Certifique-se de ser muito bom nisso. Isso ajudará nos seus estudos e também aumentará seu público ministerial no futuro. Garanta que fique muito bom em inglês. A leitura será mais fácil, mas tente ser bom também em escrever e falar. Escrever e falar são mais difíceis porque não há muito espaço para erros. Não basta estar geralmente correto, mas você precisa ser preciso. Escrever provavelmente é mais fácil, já que pode revisar o que escreveu e corrigir os erros antes de enviar para alguém. Então, pelo menos, se torne bom em ler e escrever em inglês.

Entre estudos sérios, leia coisas menos pretensiosas, leia coisas cheias de fé. Não posso enfatizar o suficiente. Leia coisas cheias de fé. Fé não significa apenas ter uma boa atitude na derrota. A fé vence. A fé triunfa.

Por: email
Fonte: https://www.vincentcheung.com/2016/10/25/study-for-faith/

Nenhum comentário:

Postar um comentário